Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Miranilde Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328
Resumo: O presente artigo objetiva relatar uma experiência que ocorreu no IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, com alunos selecionados entre as turmas do 1º ao 4° ano de Saneamento Ambiental, Informática e Eletrotécnica, todas pertencentes ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Esta experiência ocorreu no período de agosto de 2009 a junho de 2011 e pretende-se aqui descrever o processo de produção textual dos alunos envolvidos nas oficinas de texto ofertadas no Instituto e também avaliar as estratégias de leitura e de produção textual – sempre com o apoio de educadores de geografia, história, sociologia, filosofia, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Por fim, baseado nos resultados, estabelece-se aqui uma proposta de oficina dinâmica e interativa, que desperta o educando para a leitura de bons e diferentes livros, o que contribui para melhor desenvolver a argumentação. Este foi um projeto que também fez uso da legislação vigente em nosso país, pois o que se pretende a partir dele é formar cidadãos críticos, conscientes do importante papel que desempenham na sociedade e, portanto, conhecedores de seus direitos e deveres. O método de trabalho combina leitura crítica de textos informativos (retirados de jornais, revistas, Internet e livros) e literários para formar um leitor autêntico, sendo bastante explorados também exercícios de produção oral e escrita. A fundamentação teórica para as oficinas ancora-se em Ângela Kleiman, Mariza Lajolo e Delia Lerner. Os resultados confirmam o sucesso das propostas apresentadas nos livros aqui utilizados e por elas escritos.
id IFPA-1_3bf5b90088c33fc8c567a66920bbb22a
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/328
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textualEstratégiaLeituraLegislaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente artigo objetiva relatar uma experiência que ocorreu no IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, com alunos selecionados entre as turmas do 1º ao 4° ano de Saneamento Ambiental, Informática e Eletrotécnica, todas pertencentes ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Esta experiência ocorreu no período de agosto de 2009 a junho de 2011 e pretende-se aqui descrever o processo de produção textual dos alunos envolvidos nas oficinas de texto ofertadas no Instituto e também avaliar as estratégias de leitura e de produção textual – sempre com o apoio de educadores de geografia, história, sociologia, filosofia, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Por fim, baseado nos resultados, estabelece-se aqui uma proposta de oficina dinâmica e interativa, que desperta o educando para a leitura de bons e diferentes livros, o que contribui para melhor desenvolver a argumentação. Este foi um projeto que também fez uso da legislação vigente em nosso país, pois o que se pretende a partir dele é formar cidadãos críticos, conscientes do importante papel que desempenham na sociedade e, portanto, conhecedores de seus direitos e deveres. O método de trabalho combina leitura crítica de textos informativos (retirados de jornais, revistas, Internet e livros) e literários para formar um leitor autêntico, sendo bastante explorados também exercícios de produção oral e escrita. A fundamentação teórica para as oficinas ancora-se em Ângela Kleiman, Mariza Lajolo e Delia Lerner. Os resultados confirmam o sucesso das propostas apresentadas nos livros aqui utilizados e por elas escritos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáUniversidade de Santa Cruz do SulBrasilUNISC2022-10-14T14:48:38Z2022-10-14T14:48:38Z2012-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNEVES, Miranilde Oliveira. Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual. Signo, Santa Cruz do Sul, v.37, n.62, p.335-347, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328. Acesso em:.https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.23141982-2014https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2314reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporSIGNONEVES, Miranilde Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:50:02Zoai:10.0.2.15:prefix/328Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T20:50:02Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
title Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
spellingShingle Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
NEVES, Miranilde Oliveira
Estratégia
Leitura
Legislação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
title_full Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
title_fullStr Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
title_full_unstemmed Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
title_sort Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual
author NEVES, Miranilde Oliveira
author_facet NEVES, Miranilde Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Leitura
Legislação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Estratégia
Leitura
Legislação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente artigo objetiva relatar uma experiência que ocorreu no IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, com alunos selecionados entre as turmas do 1º ao 4° ano de Saneamento Ambiental, Informática e Eletrotécnica, todas pertencentes ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Esta experiência ocorreu no período de agosto de 2009 a junho de 2011 e pretende-se aqui descrever o processo de produção textual dos alunos envolvidos nas oficinas de texto ofertadas no Instituto e também avaliar as estratégias de leitura e de produção textual – sempre com o apoio de educadores de geografia, história, sociologia, filosofia, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Por fim, baseado nos resultados, estabelece-se aqui uma proposta de oficina dinâmica e interativa, que desperta o educando para a leitura de bons e diferentes livros, o que contribui para melhor desenvolver a argumentação. Este foi um projeto que também fez uso da legislação vigente em nosso país, pois o que se pretende a partir dele é formar cidadãos críticos, conscientes do importante papel que desempenham na sociedade e, portanto, conhecedores de seus direitos e deveres. O método de trabalho combina leitura crítica de textos informativos (retirados de jornais, revistas, Internet e livros) e literários para formar um leitor autêntico, sendo bastante explorados também exercícios de produção oral e escrita. A fundamentação teórica para as oficinas ancora-se em Ângela Kleiman, Mariza Lajolo e Delia Lerner. Os resultados confirmam o sucesso das propostas apresentadas nos livros aqui utilizados e por elas escritos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-04
2022-10-14T14:48:38Z
2022-10-14T14:48:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira. Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual. Signo, Santa Cruz do Sul, v.37, n.62, p.335-347, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328. Acesso em:.
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314
1982-2014
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328
identifier_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira. Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual. Signo, Santa Cruz do Sul, v.37, n.62, p.335-347, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328. Acesso em:.
1982-2014
url https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SIGNO
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
Brasil
UNISC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
Brasil
UNISC
dc.source.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2314
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688247431168