Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Elena da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
id UEM-10_3dca93b4885d82debc1c39c53f71a6a8
oai_identifier_str oai:localhost:1/6081
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textosEstratégias de leituraCrônicasContos418.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez MincoffDissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida ano de 2018, no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), disponibilizado em rede nacional a professores de Língua Portuguesa da rede pública de Ensino Fundamental, com 25 alunos, de idade 14 a 17 anos, do nono ano do Ensino Fundamental, do período matutino, de uma escola estadual de Maringá. A pesquisa teve como foco as práticas de leitura e de oralidade, tomando por base Documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares da Educação Básica que ressaltam a importância do ensino de leitura para a formação de um leitor proficiente, crítico e que consiga compreender o texto, fazendo relações dialógicas, de causa e consequência e que possa posicionar-se diante do texto lido (DCEs, 2008). Para o desenvolvimento da pesquisa, na base teórica que embasou o trabalho, destacamos as produções de Solé (1998), Menegassi (2005), Marcuschi (2010), Fávero (2002). Dados observados em avaliações oficiais como Prova Brasil 2017 desta escola demonstraram resultados insuficientes, com um nível de proficiência em leitura considerado básico. Pensando nesta realidade é que nos propusemos a pesquisar a respeito das estratégias de leitura, como forma norteadora para compreensão dos diversos gêneros discursivos e também a pesquisar a respeito da oralização de textos escritos, como recurso de sensibilização para os aspectos sonoros do texto, os efeitos de sentido produzidos pela ação de oralizar o texto e no que isso pode contribuir para melhorar a compreensão e a interpretação textual. Através de atividades de leitura, enfocando algumas estratégias de leitura, e da leitura oralizada, fornecemos aos alunos uma possibilidade de leitura crítica e de um olhar significativo sobre os diversos usos da língua, por meio dos gêneros discursivos crônica e conto. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação. O objetivo principal foi elaborar e implementar uma proposta de oficinas de leitura silenciosa, leitura oralizada e estratégias de leitura, como recursos possíveis para desenvolver e ampliar a capacidade leitora de alunos do nono ano do ensino fundamental. Por meio deste estudo, esperamos que os alunos tenham desenvolvido mais sua competência leitora e sua produção oral, na medida em que utilizaram algumas estratégias de leitura nas atividades de leitura, que tenham identificado os efeitos de sentido produzidos nos momentos em oralizaram os textos escritos propostos nas oficinas e que tenham percebido a intencionalidade desses recursos nos gêneros estudados.ABSTRACT: Current research wasdeveloped in 2018 during the Professional Master's Program in Literature (PROFLETRAS), made available on network to teachers of the Portuguese Language of a state elementary school, with 25 students, aged 14 to 17 years old, or the ninth year of elementary school, morning period, in Maringá. Research focused on reading and oral practices, based on official documents such as the Basic Education Curriculum Guidelines, which emphasize the importance of reading instructions for the formation of proficient and critical readers who understand texts, dialogues, causes and consequences, and who may position themselves critically to the text (DCEs,2008). Research by Solé (1998), Menegassi (2005), Marcuschi (2010) and Fávero (2002) is highlighted for the theoretical basis within the development of current research.Data observed in official evaluations, such as ProvaBrasil 2017 of theschoolunder analysis showed insufficient results, with average level of proficiency in reading. Due to such a situation, we researched reading strategies as a guide for the understanding of the various discursive genres andthe oralization of written texts, to explore the text's sound aspects, the effects of meaning produced by text oralizing and its contribution towards the improvement in understanding and in textual interpretation. Through reading activities, focusing on several reading strategies, coupled to oralized reading, students are providedwith a possibility of critical reading and a meaningful look at the different uses of the language, through chronicle and short storydiscursive genres. Activity-research constituted the methodology employed. The main objective was the preparation and implementation of three workshops involving silent reading, oralized reading and reading strategies as possible resources for the development and broadening of the 9-year-students' reading capacity. We expect that students develop more their reading competence and oral production as they employ several reading strategies in reading activities which they identified the meaning effects produced when they oralized the written texts proposed during the workshops and when they perceived the intentionality of the resources in the studied genres.297 f. : il. color., figs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesMincoff, Luciane Braz PerezGreco, Eliana AlvesGuedes, Ana PaulaSilva, Maria Elena da2021-02-22T18:03:19Z2021-02-22T18:03:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria Elena da. Leitura silenciosa e leitura oralizada: recursos para construção de sentidos em textos. 2020. 297 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081. Acesso em: 22 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-22T18:09:41Zoai:localhost:1/6081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:10.510392Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
title Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
spellingShingle Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
Silva, Maria Elena da
Estratégias de leitura
Crônicas
Contos
418.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
title_full Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
title_fullStr Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
title_full_unstemmed Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
title_sort Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
author Silva, Maria Elena da
author_facet Silva, Maria Elena da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mincoff, Luciane Braz Perez
Greco, Eliana Alves
Guedes, Ana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Elena da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
Crônicas
Contos
418.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Estratégias de leitura
Crônicas
Contos
418.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-22T18:03:19Z
2021-02-22T18:03:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Elena da. Leitura silenciosa e leitura oralizada: recursos para construção de sentidos em textos. 2020. 297 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081. Acesso em: 22 fev. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081
identifier_str_mv SILVA, Maria Elena da. Leitura silenciosa e leitura oralizada: recursos para construção de sentidos em textos. 2020. 297 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081. Acesso em: 22 fev. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841435539931136