Fatores de satisfação em uma franquia de cosméticos e perfumaria
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7846 |
Resumo: | Satisfação do cliente é um fator importante a ser analisado para o alcance de objetivos da empresa. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a satisfação e fidelização dos clientes de uma franquia de cosméticos e perfumaria. A abordagem desse estudo caracteriza-se como quantitativa e a pesquisa é do tipo descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas e aplicado em uma amostra de 76 clientes. As análises foram realizadas em três partes, sendo: (i) a estatística de confiabilidade do questionário por meio do Alfa de Cronbach; (ii) análise de frequência referente ao perfil dos respondentes e à satisfação em relação aos produtos e serviços; (iii) e análise fatorial para as dimensões da qualidade do produto e do serviço. A partir da análise fatorial, foram extraídos três fatores para a qualidade dos produtos, sendo eles: valor percebido, imagem da marca e confiança; e dois fatores para a satisfação relacionada aos serviços, sendo eles: (i) o conhecimento e (ii) tangíveis. |
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Fatores de satisfação em uma franquia de cosméticos e perfumariaAdministração de empresas; MarketingSatisfação; Dimensões da qualidade; Analise FatorialSatisfação do cliente é um fator importante a ser analisado para o alcance de objetivos da empresa. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a satisfação e fidelização dos clientes de uma franquia de cosméticos e perfumaria. A abordagem desse estudo caracteriza-se como quantitativa e a pesquisa é do tipo descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas e aplicado em uma amostra de 76 clientes. As análises foram realizadas em três partes, sendo: (i) a estatística de confiabilidade do questionário por meio do Alfa de Cronbach; (ii) análise de frequência referente ao perfil dos respondentes e à satisfação em relação aos produtos e serviços; (iii) e análise fatorial para as dimensões da qualidade do produto e do serviço. A partir da análise fatorial, foram extraídos três fatores para a qualidade dos produtos, sendo eles: valor percebido, imagem da marca e confiança; e dois fatores para a satisfação relacionada aos serviços, sendo eles: (i) o conhecimento e (ii) tangíveis.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Palavecini, Andressa Carla; Universidade Estadual de Maringá (UEM)Bataglin, Jaiarys Capa; Instituto Federal do Paraná (IFPR)Miecoanski, Flávia Regina; Universidade Estadual de Maringá (UEM)2024-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/784610.18265/2526-2289v8n4p40-62Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 4 (2023); 40-622526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7846/2526https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7846/5271Direitos autorais 2024 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T11:54:57Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7846Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2024-04-18T11:54:57Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
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