O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle Mantovani Lucena da
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Almeida, Elisângela da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
Texto Completo: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/438
Resumo: Considerando a tendência de crescimento das franquias em um país onde a taxa de mortalidade das pequenas empresas independentes é expressivamente alta, este estudo busca analisar o marketing mix de uma franquia de perfumes e cosméticos para tentar identificar quais seriam suas vantagens sobre as demais empresas independentes. Assim, é apresentado neste artigo, os conceitos e contribuições de alguns dos principais autores da área de marketing varejista, além de uma breve explicação sobre como funciona o sistema de franchising. A análise aponta que a franquia tem trabalhado bem seu marketing mix, embora existam alguns pontos a ser melhorados em suas táticas de preço e formas de pagamento. Conclui-se que a principal vantagem competitiva das franquias frente ás empresas independentes é o planejamento e a assessoria prestada pelo franqueador..
id FACECLA-1_622cedc7c8a34d5d7a427638f6a0ad1a
oai_identifier_str oai:periodicosibepes.org.br:article/438
network_acronym_str FACECLA-1
network_name_str Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
repository_id_str
spelling O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIOmarketing mix; franquias; O Boticário; pequenas empresasConsiderando a tendência de crescimento das franquias em um país onde a taxa de mortalidade das pequenas empresas independentes é expressivamente alta, este estudo busca analisar o marketing mix de uma franquia de perfumes e cosméticos para tentar identificar quais seriam suas vantagens sobre as demais empresas independentes. Assim, é apresentado neste artigo, os conceitos e contribuições de alguns dos principais autores da área de marketing varejista, além de uma breve explicação sobre como funciona o sistema de franchising. A análise aponta que a franquia tem trabalhado bem seu marketing mix, embora existam alguns pontos a ser melhorados em suas táticas de preço e formas de pagamento. Conclui-se que a principal vantagem competitiva das franquias frente ás empresas independentes é o planejamento e a assessoria prestada pelo franqueador.. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPESSilva, Danielle Mantovani Lucena daAlmeida, Elisângela da Costa2003-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/43810.21529/RECADM.20030202010Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-12Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-12Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-121677-738710.21529/RECADM.20030202reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativainstname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)instacron:FACECLAporhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/438/336Direitos autorais 2003 Danielle Mantovani Lucena da Silva, Elisângela da Costa Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-06T18:43:14Zoai:periodicosibepes.org.br:article/438Revistahttp://www.periodicosibepes.org.br/recadmONGhttp://www.periodicosibepes.org.br/recadm/oairecadm.editor@ibepes.org.br1677-73871677-7387opendoar:2019-05-06T18:43:14Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
title O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
spellingShingle O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
Silva, Danielle Mantovani Lucena da
marketing mix; franquias; O Boticário; pequenas empresas
title_short O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
title_full O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
title_fullStr O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
title_full_unstemmed O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
title_sort O MARKETING MIX EM FRANQUIAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NA FRANQUIA DE PERFUMES O BOTICÁRIO
author Silva, Danielle Mantovani Lucena da
author_facet Silva, Danielle Mantovani Lucena da
Almeida, Elisângela da Costa
author_role author
author2 Almeida, Elisângela da Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danielle Mantovani Lucena da
Almeida, Elisângela da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv marketing mix; franquias; O Boticário; pequenas empresas
topic marketing mix; franquias; O Boticário; pequenas empresas
description Considerando a tendência de crescimento das franquias em um país onde a taxa de mortalidade das pequenas empresas independentes é expressivamente alta, este estudo busca analisar o marketing mix de uma franquia de perfumes e cosméticos para tentar identificar quais seriam suas vantagens sobre as demais empresas independentes. Assim, é apresentado neste artigo, os conceitos e contribuições de alguns dos principais autores da área de marketing varejista, além de uma breve explicação sobre como funciona o sistema de franchising. A análise aponta que a franquia tem trabalhado bem seu marketing mix, embora existam alguns pontos a ser melhorados em suas táticas de preço e formas de pagamento. Conclui-se que a principal vantagem competitiva das franquias frente ás empresas independentes é o planejamento e a assessoria prestada pelo franqueador..
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/438
10.21529/RECADM.20030202010
url http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/438
identifier_str_mv 10.21529/RECADM.20030202010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/438/336
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2003 Danielle Mantovani Lucena da Silva, Elisângela da Costa Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2003 Danielle Mantovani Lucena da Silva, Elisângela da Costa Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-12
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-12
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-12
1677-7387
10.21529/RECADM.20030202
reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
instname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)
instacron:FACECLA
instname_str Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)
instacron_str FACECLA
institution FACECLA
reponame_str Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
collection Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)
repository.mail.fl_str_mv recadm.editor@ibepes.org.br
_version_ 1797042422827450368