Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nat?lia Alves Pena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970
Resumo: A Educa??o Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exce??es, t?m o direito ? Educa??o e devem ser inseridas de forma efetiva no ?mbito escolar. No que tange ao ensino de Qu?mica, ainda h? certa car?ncia de recursos did?ticos com caracter?sticas inclusivas e que permitam alunos com defici?ncia visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material did?tico faz refer?ncia. O presente trabalho tem como objetivo a confec??o de materiais did?ticos sobre o tema propriedades peri?dicas dos elementos qu?micos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais did?tico-pedag?gicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades peri?dicas se comportam ao longo da tabela peri?dica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em qu?mica DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos did?ticos apresentam caracter?sticas inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percep??o t?til, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Qu?mica por qualquer indiv?duo.
id IFPB_01ef2258bb67cd5126ce6e8d019b8361
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2970
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Nat?lia Alves Pena2023-06-19T12:35:23Z2023-06-19T12:35:23Z2020-10-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970A Educa??o Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exce??es, t?m o direito ? Educa??o e devem ser inseridas de forma efetiva no ?mbito escolar. No que tange ao ensino de Qu?mica, ainda h? certa car?ncia de recursos did?ticos com caracter?sticas inclusivas e que permitam alunos com defici?ncia visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material did?tico faz refer?ncia. O presente trabalho tem como objetivo a confec??o de materiais did?ticos sobre o tema propriedades peri?dicas dos elementos qu?micos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais did?tico-pedag?gicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades peri?dicas se comportam ao longo da tabela peri?dica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em qu?mica DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos did?ticos apresentam caracter?sticas inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percep??o t?til, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Qu?mica por qualquer indiv?duo.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-19T12:35:23Z No. of bitstreams: 2 Nat?lia Pena - TCC.pdf: 4167303 bytes, checksum: d7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911 (MD5) Nat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdf: 257810 bytes, checksum: b48629603ec31402d663122589338b41 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T12:35:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Nat?lia Pena - TCC.pdf: 4167303 bytes, checksum: d7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911 (MD5) Nat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdf: 257810 bytes, checksum: b48629603ec31402d663122589338b41 (MD5) Previous issue date: 2020-10-08Educa??o inclusivaDefici?ncia visualPropriedades peri?dicasConfec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALNat?lia Pena - TCC.pdfNat?lia Pena - TCC.pdfapplication/pdf4167303http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/1/Nat%C3%A1lia+Pena+-+TCC.pdfd7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911MD51Nat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdfNat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf257810http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/2/Nat%C3%A1lia+Pena+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfb48629603ec31402d663122589338b41MD52177683/29702023-06-19 09:35:23.707oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-19T12:35:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
spellingShingle Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
Silva, Nat?lia Alves Pena
Educa??o inclusiva
Defici?ncia visual
Propriedades peri?dicas
title_short Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_full Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_fullStr Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_full_unstemmed Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_sort Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
author Silva, Nat?lia Alves Pena
author_facet Silva, Nat?lia Alves Pena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nat?lia Alves Pena
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o inclusiva
Defici?ncia visual
Propriedades peri?dicas
topic Educa??o inclusiva
Defici?ncia visual
Propriedades peri?dicas
description A Educa??o Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exce??es, t?m o direito ? Educa??o e devem ser inseridas de forma efetiva no ?mbito escolar. No que tange ao ensino de Qu?mica, ainda h? certa car?ncia de recursos did?ticos com caracter?sticas inclusivas e que permitam alunos com defici?ncia visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material did?tico faz refer?ncia. O presente trabalho tem como objetivo a confec??o de materiais did?ticos sobre o tema propriedades peri?dicas dos elementos qu?micos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais did?tico-pedag?gicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades peri?dicas se comportam ao longo da tabela peri?dica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em qu?mica DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos did?ticos apresentam caracter?sticas inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percep??o t?til, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Qu?mica por qualquer indiv?duo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T12:35:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T12:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/1/Nat%C3%A1lia+Pena+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/2/Nat%C3%A1lia+Pena+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911
b48629603ec31402d663122589338b41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448639025152