Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970 |
Resumo: | A Educa??o Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exce??es, t?m o direito ? Educa??o e devem ser inseridas de forma efetiva no ?mbito escolar. No que tange ao ensino de Qu?mica, ainda h? certa car?ncia de recursos did?ticos com caracter?sticas inclusivas e que permitam alunos com defici?ncia visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material did?tico faz refer?ncia. O presente trabalho tem como objetivo a confec??o de materiais did?ticos sobre o tema propriedades peri?dicas dos elementos qu?micos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais did?tico-pedag?gicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades peri?dicas se comportam ao longo da tabela peri?dica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em qu?mica DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos did?ticos apresentam caracter?sticas inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percep??o t?til, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Qu?mica por qualquer indiv?duo. |
id |
IFPB_01ef2258bb67cd5126ce6e8d019b8361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2970 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Nat?lia Alves Pena2023-06-19T12:35:23Z2023-06-19T12:35:23Z2020-10-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970A Educa??o Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exce??es, t?m o direito ? Educa??o e devem ser inseridas de forma efetiva no ?mbito escolar. No que tange ao ensino de Qu?mica, ainda h? certa car?ncia de recursos did?ticos com caracter?sticas inclusivas e que permitam alunos com defici?ncia visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material did?tico faz refer?ncia. O presente trabalho tem como objetivo a confec??o de materiais did?ticos sobre o tema propriedades peri?dicas dos elementos qu?micos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais did?tico-pedag?gicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades peri?dicas se comportam ao longo da tabela peri?dica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em qu?mica DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos did?ticos apresentam caracter?sticas inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percep??o t?til, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Qu?mica por qualquer indiv?duo.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-19T12:35:23Z No. of bitstreams: 2 Nat?lia Pena - TCC.pdf: 4167303 bytes, checksum: d7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911 (MD5) Nat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdf: 257810 bytes, checksum: b48629603ec31402d663122589338b41 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T12:35:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Nat?lia Pena - TCC.pdf: 4167303 bytes, checksum: d7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911 (MD5) Nat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdf: 257810 bytes, checksum: b48629603ec31402d663122589338b41 (MD5) Previous issue date: 2020-10-08Educa??o inclusivaDefici?ncia visualPropriedades peri?dicasConfec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALNat?lia Pena - TCC.pdfNat?lia Pena - TCC.pdfapplication/pdf4167303http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/1/Nat%C3%A1lia+Pena+-+TCC.pdfd7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911MD51Nat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdfNat?lia Pena - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf257810http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/2/Nat%C3%A1lia+Pena+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfb48629603ec31402d663122589338b41MD52177683/29702023-06-19 09:35:23.707oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-19T12:35:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
title |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
spellingShingle |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual Silva, Nat?lia Alves Pena Educa??o inclusiva Defici?ncia visual Propriedades peri?dicas |
title_short |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
title_full |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
title_fullStr |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
title_full_unstemmed |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
title_sort |
Confec??o de recursos did?ticos sobre propriedades peri?dicas como estrat?gia inclusiva para o ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual |
author |
Silva, Nat?lia Alves Pena |
author_facet |
Silva, Nat?lia Alves Pena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nat?lia Alves Pena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o inclusiva Defici?ncia visual Propriedades peri?dicas |
topic |
Educa??o inclusiva Defici?ncia visual Propriedades peri?dicas |
description |
A Educa??o Inclusiva parte do pressuposto de que todas as pessoas, sem exce??es, t?m o direito ? Educa??o e devem ser inseridas de forma efetiva no ?mbito escolar. No que tange ao ensino de Qu?mica, ainda h? certa car?ncia de recursos did?ticos com caracter?sticas inclusivas e que permitam alunos com defici?ncia visual (DV) terem acesso ao conhecimento ao qual o material did?tico faz refer?ncia. O presente trabalho tem como objetivo a confec??o de materiais did?ticos sobre o tema propriedades peri?dicas dos elementos qu?micos, fazendo uso de materiais alternativos e de baixo custo. Foram confeccionados sete materiais did?tico-pedag?gicos bidimensionais em alto relevo sobre placas de MDF, com a finalidade de demonstrar como as propriedades peri?dicas se comportam ao longo da tabela peri?dica. Os recursos foram confeccionados tendo como instrumento norteador os requisitos de acessibilidade dispostos no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Os materiais foram avaliados por um licenciado em qu?mica DV e uma transcritora/revisora braille. Segundo estes avaliadores, os recursos did?ticos apresentam caracter?sticas inclusivas e permitem que alunos DV tenham acesso ao conhecimento pela percep??o t?til, podendo, portanto, serem utilizados nas aulas de Qu?mica por qualquer indiv?duo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-19T12:35:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-19T12:35:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/1/Nat%C3%A1lia+Pena+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2970/2/Nat%C3%A1lia+Pena+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7e616de2d5ef828279a5d9fc2527911 b48629603ec31402d663122589338b41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448639025152 |