Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700 |
Resumo: | Ao longo dos anos um n?mero cada vez maior de trabalhos envolvendo o l?dico no ensino de Qu?mica tem sido publicado em anais/resumos de eventos acad?micos e em peri?dicos cient?ficos da ?rea de Qu?mica e ensino de Qu?mica/Ci?ncias. As atividades l?dicas s?o consideradas mecanismos estrat?gicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropria??o significativa do conhecimento. Neste contexto, a utiliza??o de jogos did?ticos no ensino de Qu?mica tem se tornado uma ?tima alternativa metodol?gica para as aulas da referida Ci?ncia na Educa??o B?sica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreens?o de conceitos qu?micos relacionados ? Tabela Peri?dica dos Elementos Qu?micos, a partir da adapta??o de jogos j? conhecidos, a saber, o jogo de cartas ?UNO?. Para a elabora??o do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW? 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cart?o couch? 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resist?ncia e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo did?tico foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento qu?mico era essencial para o desenvolvimento da atividade l?dica. Espera-se que o baralho ?QuiUNO? exer?a uma grande influ?ncia na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organiza??o da Tabela Peri?dica; 2) grupos e per?odos da Tabela Peri?dica; e 3) classifica??es dos elementos qu?micos. |
id |
IFPB_087d3cea425cbe63d5618efbbd66957f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2700 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, Williams dos Santos2023-01-06T11:39:16Z2023-01-06T11:39:16Z2021-04-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700Ao longo dos anos um n?mero cada vez maior de trabalhos envolvendo o l?dico no ensino de Qu?mica tem sido publicado em anais/resumos de eventos acad?micos e em peri?dicos cient?ficos da ?rea de Qu?mica e ensino de Qu?mica/Ci?ncias. As atividades l?dicas s?o consideradas mecanismos estrat?gicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropria??o significativa do conhecimento. Neste contexto, a utiliza??o de jogos did?ticos no ensino de Qu?mica tem se tornado uma ?tima alternativa metodol?gica para as aulas da referida Ci?ncia na Educa??o B?sica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreens?o de conceitos qu?micos relacionados ? Tabela Peri?dica dos Elementos Qu?micos, a partir da adapta??o de jogos j? conhecidos, a saber, o jogo de cartas ?UNO?. Para a elabora??o do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW? 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cart?o couch? 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resist?ncia e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo did?tico foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento qu?mico era essencial para o desenvolvimento da atividade l?dica. Espera-se que o baralho ?QuiUNO? exer?a uma grande influ?ncia na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organiza??o da Tabela Peri?dica; 2) grupos e per?odos da Tabela Peri?dica; e 3) classifica??es dos elementos qu?micos.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T11:39:16Z No. of bitstreams: 2 Williams - TCC.pdf: 1493051 bytes, checksum: ee49afec6b413981d17a3f806dae5e69 (MD5) Williams - Termo de Autoriza??o.pdf: 480613 bytes, checksum: 3e941557aba058963aa513c64afbb825 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T11:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Williams - TCC.pdf: 1493051 bytes, checksum: ee49afec6b413981d17a3f806dae5e69 (MD5) Williams - Termo de Autoriza??o.pdf: 480613 bytes, checksum: 3e941557aba058963aa513c64afbb825 (MD5) Previous issue date: 2021-04-05Ensino de qu?micaL?dicoTabela peri?dicaDesenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALWilliams - TCC.pdfWilliams - TCC.pdfapplication/pdf1493051http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/1/Williams+-+TCC.pdfee49afec6b413981d17a3f806dae5e69MD51Williams - Termo de Autoriza??o.pdfWilliams - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf480613http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/2/Williams+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf3e941557aba058963aa513c64afbb825MD52177683/27002023-01-06 08:39:16.269oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T11:39:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
title |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? LIMA, Williams dos Santos Ensino de qu?mica L?dico Tabela peri?dica |
title_short |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
title_full |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
title_sort |
Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO? |
author |
LIMA, Williams dos Santos |
author_facet |
LIMA, Williams dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Williams dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de qu?mica L?dico Tabela peri?dica |
topic |
Ensino de qu?mica L?dico Tabela peri?dica |
description |
Ao longo dos anos um n?mero cada vez maior de trabalhos envolvendo o l?dico no ensino de Qu?mica tem sido publicado em anais/resumos de eventos acad?micos e em peri?dicos cient?ficos da ?rea de Qu?mica e ensino de Qu?mica/Ci?ncias. As atividades l?dicas s?o consideradas mecanismos estrat?gicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropria??o significativa do conhecimento. Neste contexto, a utiliza??o de jogos did?ticos no ensino de Qu?mica tem se tornado uma ?tima alternativa metodol?gica para as aulas da referida Ci?ncia na Educa??o B?sica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreens?o de conceitos qu?micos relacionados ? Tabela Peri?dica dos Elementos Qu?micos, a partir da adapta??o de jogos j? conhecidos, a saber, o jogo de cartas ?UNO?. Para a elabora??o do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW? 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cart?o couch? 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resist?ncia e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo did?tico foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento qu?mico era essencial para o desenvolvimento da atividade l?dica. Espera-se que o baralho ?QuiUNO? exer?a uma grande influ?ncia na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organiza??o da Tabela Peri?dica; 2) grupos e per?odos da Tabela Peri?dica; e 3) classifica??es dos elementos qu?micos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T11:39:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T11:39:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/1/Williams+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/2/Williams+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee49afec6b413981d17a3f806dae5e69 3e941557aba058963aa513c64afbb825 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447042043904 |