Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Williams dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700
Resumo: Ao longo dos anos um n?mero cada vez maior de trabalhos envolvendo o l?dico no ensino de Qu?mica tem sido publicado em anais/resumos de eventos acad?micos e em peri?dicos cient?ficos da ?rea de Qu?mica e ensino de Qu?mica/Ci?ncias. As atividades l?dicas s?o consideradas mecanismos estrat?gicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropria??o significativa do conhecimento. Neste contexto, a utiliza??o de jogos did?ticos no ensino de Qu?mica tem se tornado uma ?tima alternativa metodol?gica para as aulas da referida Ci?ncia na Educa??o B?sica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreens?o de conceitos qu?micos relacionados ? Tabela Peri?dica dos Elementos Qu?micos, a partir da adapta??o de jogos j? conhecidos, a saber, o jogo de cartas ?UNO?. Para a elabora??o do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW? 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cart?o couch? 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resist?ncia e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo did?tico foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento qu?mico era essencial para o desenvolvimento da atividade l?dica. Espera-se que o baralho ?QuiUNO? exer?a uma grande influ?ncia na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organiza??o da Tabela Peri?dica; 2) grupos e per?odos da Tabela Peri?dica; e 3) classifica??es dos elementos qu?micos.
id IFPB_087d3cea425cbe63d5618efbbd66957f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2700
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LIMA, Williams dos Santos2023-01-06T11:39:16Z2023-01-06T11:39:16Z2021-04-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700Ao longo dos anos um n?mero cada vez maior de trabalhos envolvendo o l?dico no ensino de Qu?mica tem sido publicado em anais/resumos de eventos acad?micos e em peri?dicos cient?ficos da ?rea de Qu?mica e ensino de Qu?mica/Ci?ncias. As atividades l?dicas s?o consideradas mecanismos estrat?gicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropria??o significativa do conhecimento. Neste contexto, a utiliza??o de jogos did?ticos no ensino de Qu?mica tem se tornado uma ?tima alternativa metodol?gica para as aulas da referida Ci?ncia na Educa??o B?sica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreens?o de conceitos qu?micos relacionados ? Tabela Peri?dica dos Elementos Qu?micos, a partir da adapta??o de jogos j? conhecidos, a saber, o jogo de cartas ?UNO?. Para a elabora??o do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW? 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cart?o couch? 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resist?ncia e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo did?tico foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento qu?mico era essencial para o desenvolvimento da atividade l?dica. Espera-se que o baralho ?QuiUNO? exer?a uma grande influ?ncia na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organiza??o da Tabela Peri?dica; 2) grupos e per?odos da Tabela Peri?dica; e 3) classifica??es dos elementos qu?micos.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T11:39:16Z No. of bitstreams: 2 Williams - TCC.pdf: 1493051 bytes, checksum: ee49afec6b413981d17a3f806dae5e69 (MD5) Williams - Termo de Autoriza??o.pdf: 480613 bytes, checksum: 3e941557aba058963aa513c64afbb825 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T11:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Williams - TCC.pdf: 1493051 bytes, checksum: ee49afec6b413981d17a3f806dae5e69 (MD5) Williams - Termo de Autoriza??o.pdf: 480613 bytes, checksum: 3e941557aba058963aa513c64afbb825 (MD5) Previous issue date: 2021-04-05Ensino de qu?micaL?dicoTabela peri?dicaDesenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALWilliams - TCC.pdfWilliams - TCC.pdfapplication/pdf1493051http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/1/Williams+-+TCC.pdfee49afec6b413981d17a3f806dae5e69MD51Williams - Termo de Autoriza??o.pdfWilliams - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf480613http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/2/Williams+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf3e941557aba058963aa513c64afbb825MD52177683/27002023-01-06 08:39:16.269oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T11:39:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
title Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
spellingShingle Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
LIMA, Williams dos Santos
Ensino de qu?mica
L?dico
Tabela peri?dica
title_short Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
title_full Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
title_fullStr Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
title_sort Desenvolvimento de um jogo educativo sobre tabela peri?dica baseado no jogo de cartas ?UNO?
author LIMA, Williams dos Santos
author_facet LIMA, Williams dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Williams dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
L?dico
Tabela peri?dica
topic Ensino de qu?mica
L?dico
Tabela peri?dica
description Ao longo dos anos um n?mero cada vez maior de trabalhos envolvendo o l?dico no ensino de Qu?mica tem sido publicado em anais/resumos de eventos acad?micos e em peri?dicos cient?ficos da ?rea de Qu?mica e ensino de Qu?mica/Ci?ncias. As atividades l?dicas s?o consideradas mecanismos estrat?gicos de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropria??o significativa do conhecimento. Neste contexto, a utiliza??o de jogos did?ticos no ensino de Qu?mica tem se tornado uma ?tima alternativa metodol?gica para as aulas da referida Ci?ncia na Educa??o B?sica. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que facilite a compreens?o de conceitos qu?micos relacionados ? Tabela Peri?dica dos Elementos Qu?micos, a partir da adapta??o de jogos j? conhecidos, a saber, o jogo de cartas ?UNO?. Para a elabora??o do design das cartas do jogo, foi utilizado o programa CorelDRAW? 2018, sendo as cartas do baralho impressas em cart?o couch? 290 g (tamanho 57 x 89 mm), no intuito de conferir maior resist?ncia e durabilidade, permitindo que o jogo possa ser utilizado diversas vezes em sala de aula e demais ambientes extraclasse. As regras propostas para o jogo did?tico foram elaboradas de modo que os estudantes aprendessem os conceitos enquanto jogassem, ou seja, o conhecimento qu?mico era essencial para o desenvolvimento da atividade l?dica. Espera-se que o baralho ?QuiUNO? exer?a uma grande influ?ncia na melhoria da aprendizagem sobre os conceitos 1) organiza??o da Tabela Peri?dica; 2) grupos e per?odos da Tabela Peri?dica; e 3) classifica??es dos elementos qu?micos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T11:39:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-06T11:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/1/Williams+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2700/2/Williams+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee49afec6b413981d17a3f806dae5e69
3e941557aba058963aa513c64afbb825
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447042043904