An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Viviane de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597
Resumo: O Ensino de Qu?mica, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conte?do sem nenhuma rela??o com o cotidiano do aluno, como consequ?ncia disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos l?dicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades l?dicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se prop?e a utilizar um jogo l?dico como recurso alternativo para o ensino de Qu?mica. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicenten?rio, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba Brasil, com duas turmas do 1? ano do Ensino M?dio no turno da manh?. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfat?rio e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como tamb?m, uma melhoria dos conhecimentos espec?ficos.
id IFPB_f988688a70890e210de2a25140c7d165
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/597
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, Viviane de Oliveira2019-05-03T15:55:17Z2019-05-03T15:55:17Z2017-06-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597O Ensino de Qu?mica, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conte?do sem nenhuma rela??o com o cotidiano do aluno, como consequ?ncia disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos l?dicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades l?dicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se prop?e a utilizar um jogo l?dico como recurso alternativo para o ensino de Qu?mica. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicenten?rio, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba Brasil, com duas turmas do 1? ano do Ensino M?dio no turno da manh?. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfat?rio e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como tamb?m, uma melhoria dos conhecimentos espec?ficos.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-03T15:55:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_Viviane de Oliveira Silva.pdf: 1335269 bytes, checksum: 396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T15:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Viviane de Oliveira Silva.pdf: 1335269 bytes, checksum: 396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12Ensino de Qu?micaJogos l?dicosAprendizagemTeoria at?micaAn?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC_Viviane de Oliveira Silva.pdfTCC_Viviane de Oliveira Silva.pdfapplication/pdf1335269http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/597/1/TCC_Viviane+de+Oliveira+Silva.pdf396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35MD51177683/5972022-08-19 11:17:10.504oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-19T14:17:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
title An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
spellingShingle An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
SILVA, Viviane de Oliveira
Ensino de Qu?mica
Jogos l?dicos
Aprendizagem
Teoria at?mica
title_short An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
title_full An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
title_fullStr An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
title_full_unstemmed An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
title_sort An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
author SILVA, Viviane de Oliveira
author_facet SILVA, Viviane de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Viviane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Qu?mica
Jogos l?dicos
Aprendizagem
Teoria at?mica
topic Ensino de Qu?mica
Jogos l?dicos
Aprendizagem
Teoria at?mica
description O Ensino de Qu?mica, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conte?do sem nenhuma rela??o com o cotidiano do aluno, como consequ?ncia disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos l?dicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades l?dicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se prop?e a utilizar um jogo l?dico como recurso alternativo para o ensino de Qu?mica. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicenten?rio, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba Brasil, com duas turmas do 1? ano do Ensino M?dio no turno da manh?. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfat?rio e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como tamb?m, uma melhoria dos conhecimentos espec?ficos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T15:55:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-03T15:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/597/1/TCC_Viviane+de+Oliveira+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660431742271488