An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597 |
Resumo: | O Ensino de Qu?mica, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conte?do sem nenhuma rela??o com o cotidiano do aluno, como consequ?ncia disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos l?dicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades l?dicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se prop?e a utilizar um jogo l?dico como recurso alternativo para o ensino de Qu?mica. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicenten?rio, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba Brasil, com duas turmas do 1? ano do Ensino M?dio no turno da manh?. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfat?rio e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como tamb?m, uma melhoria dos conhecimentos espec?ficos. |
id |
IFPB_f988688a70890e210de2a25140c7d165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/597 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Viviane de Oliveira2019-05-03T15:55:17Z2019-05-03T15:55:17Z2017-06-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597O Ensino de Qu?mica, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conte?do sem nenhuma rela??o com o cotidiano do aluno, como consequ?ncia disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos l?dicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades l?dicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se prop?e a utilizar um jogo l?dico como recurso alternativo para o ensino de Qu?mica. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicenten?rio, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba Brasil, com duas turmas do 1? ano do Ensino M?dio no turno da manh?. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfat?rio e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como tamb?m, uma melhoria dos conhecimentos espec?ficos.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-03T15:55:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_Viviane de Oliveira Silva.pdf: 1335269 bytes, checksum: 396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T15:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Viviane de Oliveira Silva.pdf: 1335269 bytes, checksum: 396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12Ensino de Qu?micaJogos l?dicosAprendizagemTeoria at?micaAn?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC_Viviane de Oliveira Silva.pdfTCC_Viviane de Oliveira Silva.pdfapplication/pdf1335269http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/597/1/TCC_Viviane+de+Oliveira+Silva.pdf396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35MD51177683/5972022-08-19 11:17:10.504oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-19T14:17:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
title |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
spellingShingle |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica SILVA, Viviane de Oliveira Ensino de Qu?mica Jogos l?dicos Aprendizagem Teoria at?mica |
title_short |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
title_full |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
title_fullStr |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
title_full_unstemmed |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
title_sort |
An?lises comportamentais da abordagem l?dica no ensino de qu?mica com base no jogo l?dico: brincando com a evolu??o at?mica |
author |
SILVA, Viviane de Oliveira |
author_facet |
SILVA, Viviane de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Viviane de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Qu?mica Jogos l?dicos Aprendizagem Teoria at?mica |
topic |
Ensino de Qu?mica Jogos l?dicos Aprendizagem Teoria at?mica |
description |
O Ensino de Qu?mica, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conte?do sem nenhuma rela??o com o cotidiano do aluno, como consequ?ncia disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos l?dicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades l?dicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se prop?e a utilizar um jogo l?dico como recurso alternativo para o ensino de Qu?mica. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicenten?rio, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba Brasil, com duas turmas do 1? ano do Ensino M?dio no turno da manh?. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfat?rio e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como tamb?m, uma melhoria dos conhecimentos espec?ficos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-03T15:55:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-03T15:55:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/597/1/TCC_Viviane+de+Oliveira+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
396b05341473d24a2e1a397a7bcf3f35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660431742271488 |