JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORD?O, MAIZA ARA?JO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2559
Resumo: O estudo de Fisiologia Animal ? bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal, na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais polig?stricos. Para a constru??o da interven??o pedag?gica recorreu-se ?s contribui??es te?ricas de livros de Fisiologia Veterin?ria e de metodologias ativas, que abordaram a tem?tica em estudo. O p?blico-alvo foram 24 alunos do Curso T?cnico em Medicina Veterin?ria, da Escola T?cnica Parthenoon, localizada no munic?pio de Jo?o Pessoa/PB. A experi?ncia vivenciada aconteceu entre os meses de fevereiro a mar?o de 2022, com a carga hor?ria de 12 horas, distribu?das em seis aulas. Os resultados obtidos revelaram que a experi?ncia vivenciada da metodologia ativa, por meio da utiliza??o do jogo de tabuleiro, foi essencial para a aprendizagem dos alunos, pois permitiu um aprendizado din?mico e significativo. Os alunos tiveram a oportunidade de revisar os conte?dos ministrados na disciplina e, de forma l?dica, consolidaram os conhecimentos constru?dos.
id IFPB_4c84b59ea5525e604dd4e2a8167718c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2559
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling CORD?O, MAIZA ARA?JO2022-10-31T19:12:44Z2022-10-31T19:12:44Z2022-05-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2559O estudo de Fisiologia Animal ? bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal, na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais polig?stricos. Para a constru??o da interven??o pedag?gica recorreu-se ?s contribui??es te?ricas de livros de Fisiologia Veterin?ria e de metodologias ativas, que abordaram a tem?tica em estudo. O p?blico-alvo foram 24 alunos do Curso T?cnico em Medicina Veterin?ria, da Escola T?cnica Parthenoon, localizada no munic?pio de Jo?o Pessoa/PB. A experi?ncia vivenciada aconteceu entre os meses de fevereiro a mar?o de 2022, com a carga hor?ria de 12 horas, distribu?das em seis aulas. Os resultados obtidos revelaram que a experi?ncia vivenciada da metodologia ativa, por meio da utiliza??o do jogo de tabuleiro, foi essencial para a aprendizagem dos alunos, pois permitiu um aprendizado din?mico e significativo. Os alunos tiveram a oportunidade de revisar os conte?dos ministrados na disciplina e, de forma l?dica, consolidaram os conhecimentos constru?dos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-18T14:32:07Z No. of bitstreams: 2 MAIZA ARA?JO CORD?O.pdf: 636805 bytes, checksum: f720385925ee757abe09122fa13a8bba (MD5) Maiza Ara?jo Cord?o 1.pdf: 176414 bytes, checksum: 873c49a8f98ad39b7228f3c8ae3f6b39 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T19:12:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MAIZA ARA?JO CORD?O.pdf: 636805 bytes, checksum: f720385925ee757abe09122fa13a8bba (MD5) Maiza Ara?jo Cord?o 1.pdf: 176414 bytes, checksum: 873c49a8f98ad39b7228f3c8ae3f6b39 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T19:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MAIZA ARA?JO CORD?O.pdf: 636805 bytes, checksum: f720385925ee757abe09122fa13a8bba (MD5) Maiza Ara?jo Cord?o 1.pdf: 176414 bytes, checksum: 873c49a8f98ad39b7228f3c8ae3f6b39 (MD5) Previous issue date: 2022-05-05N?O H?animais polig?stricos;jogos did?ticos;metodologias ativas.JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALMAIZA ARA?JO CORD?O.pdfMAIZA ARA?JO CORD?O.pdfapplication/pdf636805http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2559/1/MAIZA+ARA%C3%9AJO+CORD%C3%83O.pdff720385925ee757abe09122fa13a8bbaMD51Maiza Ara?jo Cord?o 1.pdfMaiza Ara?jo Cord?o 1.pdfapplication/pdf176414http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2559/2/Maiza+Ara%C3%BAjo+Cord%C3%A3o+1.pdf873c49a8f98ad39b7228f3c8ae3f6b39MD52177683/25592022-10-31 16:12:44.909oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T19:12:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
title JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
spellingShingle JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
CORD?O, MAIZA ARA?JO
animais polig?stricos;
jogos did?ticos;
metodologias ativas.
title_short JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
title_full JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
title_fullStr JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
title_full_unstemmed JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
title_sort JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DID?TICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
author CORD?O, MAIZA ARA?JO
author_facet CORD?O, MAIZA ARA?JO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORD?O, MAIZA ARA?JO
dc.subject.por.fl_str_mv animais polig?stricos;
jogos did?ticos;
metodologias ativas.
topic animais polig?stricos;
jogos did?ticos;
metodologias ativas.
description O estudo de Fisiologia Animal ? bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal, na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais polig?stricos. Para a constru??o da interven??o pedag?gica recorreu-se ?s contribui??es te?ricas de livros de Fisiologia Veterin?ria e de metodologias ativas, que abordaram a tem?tica em estudo. O p?blico-alvo foram 24 alunos do Curso T?cnico em Medicina Veterin?ria, da Escola T?cnica Parthenoon, localizada no munic?pio de Jo?o Pessoa/PB. A experi?ncia vivenciada aconteceu entre os meses de fevereiro a mar?o de 2022, com a carga hor?ria de 12 horas, distribu?das em seis aulas. Os resultados obtidos revelaram que a experi?ncia vivenciada da metodologia ativa, por meio da utiliza??o do jogo de tabuleiro, foi essencial para a aprendizagem dos alunos, pois permitiu um aprendizado din?mico e significativo. Os alunos tiveram a oportunidade de revisar os conte?dos ministrados na disciplina e, de forma l?dica, consolidaram os conhecimentos constru?dos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T19:12:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T19:12:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2559
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2559/1/MAIZA+ARA%C3%9AJO+CORD%C3%83O.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2559/2/Maiza+Ara%C3%BAjo+Cord%C3%A3o+1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f720385925ee757abe09122fa13a8bba
873c49a8f98ad39b7228f3c8ae3f6b39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660428662603776