AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468 |
Resumo: | A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustent?vel, promovendo economia com a preserva??o do meio ambiente. A Agenda 21 ? um plano de a??o global, adotado na Confer?ncia das Na??es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estrat?gias para alcan?ar o desenvolvimento sustent?vel em escala global at? o s?culo XXI. A Agenda 21 ganha relev?ncia por promover a integra??o entre desenvolvimento econ?mico, responsabilidade social e preserva??o ambiental. A Educa??o Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na forma??o dos futuros profissionais, informando sobre quest?es ambientais, como tamb?m promovendo a conscientiza??o sobre a interdepend?ncia entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percep??o dos educandos do curso de Agropecu?ria de uma escola t?cnica estadual na Para?ba sobre Educa??o Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educa??o Profissional, com foco na import?ncia desses conte?dos para a forma??o dos profissionais nesta ?rea de atua??o. Foram aplicados com os alunos da 2? e 3? s?ries do curso, cinquenta question?rios com oito quest?es sobre Agenda 21 e Educa??o Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educa??o Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o n?vel de conscientiza??o dos alunos e a efic?cia da Educa??o Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promo??o de pr?ticas agr?colas respons?veis, influenciando n?o apenas o ambiente educacional, mas tamb?m as comunidades onde est?o inseridos. |
id |
IFPB_0a2c2d1b348d59bc3134a69acd18c8d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3468 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ2024-01-15T15:05:09Z2024-01-15T15:05:09Z2023-12-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustent?vel, promovendo economia com a preserva??o do meio ambiente. A Agenda 21 ? um plano de a??o global, adotado na Confer?ncia das Na??es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estrat?gias para alcan?ar o desenvolvimento sustent?vel em escala global at? o s?culo XXI. A Agenda 21 ganha relev?ncia por promover a integra??o entre desenvolvimento econ?mico, responsabilidade social e preserva??o ambiental. A Educa??o Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na forma??o dos futuros profissionais, informando sobre quest?es ambientais, como tamb?m promovendo a conscientiza??o sobre a interdepend?ncia entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percep??o dos educandos do curso de Agropecu?ria de uma escola t?cnica estadual na Para?ba sobre Educa??o Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educa??o Profissional, com foco na import?ncia desses conte?dos para a forma??o dos profissionais nesta ?rea de atua??o. Foram aplicados com os alunos da 2? e 3? s?ries do curso, cinquenta question?rios com oito quest?es sobre Agenda 21 e Educa??o Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educa??o Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o n?vel de conscientiza??o dos alunos e a efic?cia da Educa??o Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promo??o de pr?ticas agr?colas respons?veis, influenciando n?o apenas o ambiente educacional, mas tamb?m as comunidades onde est?o inseridos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-04T19:46:37Z No. of bitstreams: 1 KEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdf: 368454 bytes, checksum: 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T15:05:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdf: 368454 bytes, checksum: 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T15:05:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdf: 368454 bytes, checksum: 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d (MD5) Previous issue date: 2023-12-11n?o h?agenda 21educa??o ambientaldesenvolvimento sustentav?lAGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALKEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdfKEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdfapplication/pdf368454http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3468/1/KEILA+RAIANY+DINIZ+RAMOS.pdf082514958ec0be2f9d0a47487340ee3dMD51177683/34682024-01-15 12:05:09.332oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3468Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T15:05:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
title |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
spellingShingle |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ agenda 21 educa??o ambiental desenvolvimento sustentav?l |
title_short |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
title_full |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
title_fullStr |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
title_sort |
AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL |
author |
RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ |
author_facet |
RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
agenda 21 educa??o ambiental desenvolvimento sustentav?l |
topic |
agenda 21 educa??o ambiental desenvolvimento sustentav?l |
description |
A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustent?vel, promovendo economia com a preserva??o do meio ambiente. A Agenda 21 ? um plano de a??o global, adotado na Confer?ncia das Na??es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estrat?gias para alcan?ar o desenvolvimento sustent?vel em escala global at? o s?culo XXI. A Agenda 21 ganha relev?ncia por promover a integra??o entre desenvolvimento econ?mico, responsabilidade social e preserva??o ambiental. A Educa??o Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na forma??o dos futuros profissionais, informando sobre quest?es ambientais, como tamb?m promovendo a conscientiza??o sobre a interdepend?ncia entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percep??o dos educandos do curso de Agropecu?ria de uma escola t?cnica estadual na Para?ba sobre Educa??o Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educa??o Profissional, com foco na import?ncia desses conte?dos para a forma??o dos profissionais nesta ?rea de atua??o. Foram aplicados com os alunos da 2? e 3? s?ries do curso, cinquenta question?rios com oito quest?es sobre Agenda 21 e Educa??o Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educa??o Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o n?vel de conscientiza??o dos alunos e a efic?cia da Educa??o Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promo??o de pr?ticas agr?colas respons?veis, influenciando n?o apenas o ambiente educacional, mas tamb?m as comunidades onde est?o inseridos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-15T15:05:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-15T15:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3468/1/KEILA+RAIANY+DINIZ+RAMOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452918263808 |