AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468
Resumo: A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustent?vel, promovendo economia com a preserva??o do meio ambiente. A Agenda 21 ? um plano de a??o global, adotado na Confer?ncia das Na??es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estrat?gias para alcan?ar o desenvolvimento sustent?vel em escala global at? o s?culo XXI. A Agenda 21 ganha relev?ncia por promover a integra??o entre desenvolvimento econ?mico, responsabilidade social e preserva??o ambiental. A Educa??o Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na forma??o dos futuros profissionais, informando sobre quest?es ambientais, como tamb?m promovendo a conscientiza??o sobre a interdepend?ncia entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percep??o dos educandos do curso de Agropecu?ria de uma escola t?cnica estadual na Para?ba sobre Educa??o Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educa??o Profissional, com foco na import?ncia desses conte?dos para a forma??o dos profissionais nesta ?rea de atua??o. Foram aplicados com os alunos da 2? e 3? s?ries do curso, cinquenta question?rios com oito quest?es sobre Agenda 21 e Educa??o Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educa??o Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o n?vel de conscientiza??o dos alunos e a efic?cia da Educa??o Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promo??o de pr?ticas agr?colas respons?veis, influenciando n?o apenas o ambiente educacional, mas tamb?m as comunidades onde est?o inseridos.
id IFPB_0a2c2d1b348d59bc3134a69acd18c8d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3468
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ2024-01-15T15:05:09Z2024-01-15T15:05:09Z2023-12-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustent?vel, promovendo economia com a preserva??o do meio ambiente. A Agenda 21 ? um plano de a??o global, adotado na Confer?ncia das Na??es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estrat?gias para alcan?ar o desenvolvimento sustent?vel em escala global at? o s?culo XXI. A Agenda 21 ganha relev?ncia por promover a integra??o entre desenvolvimento econ?mico, responsabilidade social e preserva??o ambiental. A Educa??o Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na forma??o dos futuros profissionais, informando sobre quest?es ambientais, como tamb?m promovendo a conscientiza??o sobre a interdepend?ncia entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percep??o dos educandos do curso de Agropecu?ria de uma escola t?cnica estadual na Para?ba sobre Educa??o Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educa??o Profissional, com foco na import?ncia desses conte?dos para a forma??o dos profissionais nesta ?rea de atua??o. Foram aplicados com os alunos da 2? e 3? s?ries do curso, cinquenta question?rios com oito quest?es sobre Agenda 21 e Educa??o Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educa??o Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o n?vel de conscientiza??o dos alunos e a efic?cia da Educa??o Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promo??o de pr?ticas agr?colas respons?veis, influenciando n?o apenas o ambiente educacional, mas tamb?m as comunidades onde est?o inseridos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-04T19:46:37Z No. of bitstreams: 1 KEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdf: 368454 bytes, checksum: 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T15:05:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdf: 368454 bytes, checksum: 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T15:05:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdf: 368454 bytes, checksum: 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d (MD5) Previous issue date: 2023-12-11n?o h?agenda 21educa??o ambientaldesenvolvimento sustentav?lAGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALKEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdfKEILA RAIANY DINIZ RAMOS.pdfapplication/pdf368454http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3468/1/KEILA+RAIANY+DINIZ+RAMOS.pdf082514958ec0be2f9d0a47487340ee3dMD51177683/34682024-01-15 12:05:09.332oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3468Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T15:05:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
title AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
spellingShingle AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ
agenda 21
educa??o ambiental
desenvolvimento sustentav?l
title_short AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
title_full AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
title_fullStr AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
title_full_unstemmed AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
title_sort AGENDA 21 NO CONTEXTO DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA: O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL
author RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ
author_facet RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, KEILA RAIANY DINIZ
dc.subject.por.fl_str_mv agenda 21
educa??o ambiental
desenvolvimento sustentav?l
topic agenda 21
educa??o ambiental
desenvolvimento sustentav?l
description A Agenda 21 tem sido discutida por ser voltada para o desenvolvimento sustent?vel, promovendo economia com a preserva??o do meio ambiente. A Agenda 21 ? um plano de a??o global, adotado na Confer?ncia das Na??es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o qual delineia estrat?gias para alcan?ar o desenvolvimento sustent?vel em escala global at? o s?culo XXI. A Agenda 21 ganha relev?ncia por promover a integra??o entre desenvolvimento econ?mico, responsabilidade social e preserva??o ambiental. A Educa??o Ambiental, por sua vez, desempenha um papel fundamental na forma??o dos futuros profissionais, informando sobre quest?es ambientais, como tamb?m promovendo a conscientiza??o sobre a interdepend?ncia entre os seres humanos e o meio ambiente. Discutindo esses temas, o objetivo deste trabalho foi analisar a percep??o dos educandos do curso de Agropecu?ria de uma escola t?cnica estadual na Para?ba sobre Educa??o Ambiental, contextualizando a Agenda 21 na Educa??o Profissional, com foco na import?ncia desses conte?dos para a forma??o dos profissionais nesta ?rea de atua??o. Foram aplicados com os alunos da 2? e 3? s?ries do curso, cinquenta question?rios com oito quest?es sobre Agenda 21 e Educa??o Ambiental. A maioria dos alunos mostrou ter conhecimentos sobre Educa??o Ambiental e poucos sobre Agenda 21. O estudo revelou o n?vel de conscientiza??o dos alunos e a efic?cia da Educa??o Profissional no trato dos conceitos ambientais de forma significativa. Importa destacar que um conhecimento aprofundado da Agenda 21 seria indicado, uma vez que pode levar os alunos a participarem ativamente na promo??o de pr?ticas agr?colas respons?veis, influenciando n?o apenas o ambiente educacional, mas tamb?m as comunidades onde est?o inseridos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T15:05:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T15:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3468/1/KEILA+RAIANY+DINIZ+RAMOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 082514958ec0be2f9d0a47487340ee3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452918263808