Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Júlia Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2339
Resumo: Este artigo enfatiza a importância de incorporar a cidadania como a dimensão fundamental do Programa Escolas Sustentáveis do governo federal, que atualmente conta com as dimensões gestão, currículo e espaços físicos. Para tanto, o trabalho apresenta o relato e a análise de três experiências com processos educadores ambientalistas em espaços formais, ocorridas em 2011 e 2012 em Piracicaba (SP), Americana (SP) e Suzano (SP). Como referencial teórico assumimos a cidadania compreendida dentro de uma perspectiva de construção de processos educadores ambientalistas. Assim, problematiza-se a maneira consensual como o tema é incorporado pela escola, alinhado ao próprio contexto de imaturidade democrática do Estado brasileiro. Defendemos a urgência de firmar uma educação democrática, política, cidadã e planetária no ensino formal.As experiências relatadas apresentam como potenciais comuns: a preocupação em se construir os processos formativos na caminhada coletiva, respeitando as particularidades de cada território; o desejo e esforço para envolver toda a comunidade local para além dos muros das escolas; e a inclusão dos sonhos e utopias dos(as) participantes. Como dificuldades recorrentes, há o enfraquecimento das parcerias ao longo do processo e a baixa institucionalização, dificultando a permanência e (re)construção contínua de processos educadores ambientalistas. 
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