Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2339 |
Resumo: | Este artigo enfatiza a importância de incorporar a cidadania como a dimensão fundamental do Programa Escolas Sustentáveis do governo federal, que atualmente conta com as dimensões gestão, currículo e espaços físicos. Para tanto, o trabalho apresenta o relato e a análise de três experiências com processos educadores ambientalistas em espaços formais, ocorridas em 2011 e 2012 em Piracicaba (SP), Americana (SP) e Suzano (SP). Como referencial teórico assumimos a cidadania compreendida dentro de uma perspectiva de construção de processos educadores ambientalistas. Assim, problematiza-se a maneira consensual como o tema é incorporado pela escola, alinhado ao próprio contexto de imaturidade democrática do Estado brasileiro. Defendemos a urgência de firmar uma educação democrática, política, cidadã e planetária no ensino formal.As experiências relatadas apresentam como potenciais comuns: a preocupação em se construir os processos formativos na caminhada coletiva, respeitando as particularidades de cada território; o desejo e esforço para envolver toda a comunidade local para além dos muros das escolas; e a inclusão dos sonhos e utopias dos(as) participantes. Como dificuldades recorrentes, há o enfraquecimento das parcerias ao longo do processo e a baixa institucionalização, dificultando a permanência e (re)construção contínua de processos educadores ambientalistas. |
id |
METO-3_db4bcbf1e6d8aa8b565e66f25082c2c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2339 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistasCidadania; Escolas Sustentáveis; Espaços educadores sustentáveis; Educação ambiental; Políticas públicasEste artigo enfatiza a importância de incorporar a cidadania como a dimensão fundamental do Programa Escolas Sustentáveis do governo federal, que atualmente conta com as dimensões gestão, currículo e espaços físicos. Para tanto, o trabalho apresenta o relato e a análise de três experiências com processos educadores ambientalistas em espaços formais, ocorridas em 2011 e 2012 em Piracicaba (SP), Americana (SP) e Suzano (SP). Como referencial teórico assumimos a cidadania compreendida dentro de uma perspectiva de construção de processos educadores ambientalistas. Assim, problematiza-se a maneira consensual como o tema é incorporado pela escola, alinhado ao próprio contexto de imaturidade democrática do Estado brasileiro. Defendemos a urgência de firmar uma educação democrática, política, cidadã e planetária no ensino formal.As experiências relatadas apresentam como potenciais comuns: a preocupação em se construir os processos formativos na caminhada coletiva, respeitando as particularidades de cada território; o desejo e esforço para envolver toda a comunidade local para além dos muros das escolas; e a inclusão dos sonhos e utopias dos(as) participantes. Como dificuldades recorrentes, há o enfraquecimento das parcerias ao longo do processo e a baixa institucionalização, dificultando a permanência e (re)construção contínua de processos educadores ambientalistas. Universidade Metodista de PiracicabaMachado, Júlia Teixeira2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/233910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep217-240Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 217-2402238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2339/1593Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T12:07:19Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2339Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T12:07:19Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
title |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
spellingShingle |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas Machado, Júlia Teixeira Cidadania; Escolas Sustentáveis; Espaços educadores sustentáveis; Educação ambiental; Políticas públicas |
title_short |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
title_full |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
title_fullStr |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
title_full_unstemmed |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
title_sort |
Espaços Educadores Sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas |
author |
Machado, Júlia Teixeira |
author_facet |
Machado, Júlia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Júlia Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania; Escolas Sustentáveis; Espaços educadores sustentáveis; Educação ambiental; Políticas públicas |
topic |
Cidadania; Escolas Sustentáveis; Espaços educadores sustentáveis; Educação ambiental; Políticas públicas |
description |
Este artigo enfatiza a importância de incorporar a cidadania como a dimensão fundamental do Programa Escolas Sustentáveis do governo federal, que atualmente conta com as dimensões gestão, currículo e espaços físicos. Para tanto, o trabalho apresenta o relato e a análise de três experiências com processos educadores ambientalistas em espaços formais, ocorridas em 2011 e 2012 em Piracicaba (SP), Americana (SP) e Suzano (SP). Como referencial teórico assumimos a cidadania compreendida dentro de uma perspectiva de construção de processos educadores ambientalistas. Assim, problematiza-se a maneira consensual como o tema é incorporado pela escola, alinhado ao próprio contexto de imaturidade democrática do Estado brasileiro. Defendemos a urgência de firmar uma educação democrática, política, cidadã e planetária no ensino formal.As experiências relatadas apresentam como potenciais comuns: a preocupação em se construir os processos formativos na caminhada coletiva, respeitando as particularidades de cada território; o desejo e esforço para envolver toda a comunidade local para além dos muros das escolas; e a inclusão dos sonhos e utopias dos(as) participantes. Como dificuldades recorrentes, há o enfraquecimento das parcerias ao longo do processo e a baixa institucionalização, dificultando a permanência e (re)construção contínua de processos educadores ambientalistas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2339 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep217-240 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2339 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep217-240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2339/1593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 217-240 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021872443392 |