Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Bruno de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938
Resumo: Uma sequ?ncia did?tica foi aplicada para o ensino do conte?do Misturas: Tipos e Processos de Separa??o, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purifica??o de ?guas de chuva sustent?vel como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso t?cnico em eletr?nica. Para tanto, v?rios recursos foram utilizados na sequ?ncia did?tica, seguindo-se a ordem: apresenta??o de v?deos educativos sobre a import?ncia da ?gua (explora??o de TICs); apresenta??o de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimenta??o em laborat?rio utilizando-se sistemas de destila??o simples para explicar os fen?menos f?sico-qu?micos relacionados ? forma??o e condensa??o de vapores de ?gua; apresenta??o de um sistema de purifica??o de ?gua de chuva por coleta da ?gua naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto ? irradia??o solar; debate com a turma e proposi??o de ideias para a melhoria do sistema de purifica??o utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequ?ncia did?tica aplicada e pela observa??o do sistema de purifica??o de ?gua de chuva desenvolvido foi poss?vel: apresentar novos conhecimentos ? turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflex?es sobre a forma como a ?gua se transforma no meio ambiente elucidando a import?ncia de biomas como a Floresta Amaz?nica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso t?cnico em eletr?nica utilizaram seus conhecimentos para a proposi??o de ideias para a melhoria de um projeto de cunho qu?mico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a import?ncia da coleta e uso de ?gua de chuva como alternativa de consumo sustent?vel de ?gua. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conte?do Misturas: tipos e processos de separa??o utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, l?dica e motivadora
id IFPB_0ca3988d739626c9c31ce778aa4fcc1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2938
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling VASCONCELOS, Bruno de Souza2023-05-31T17:36:58Z2023-05-31T17:36:58Z2019-08-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938Uma sequ?ncia did?tica foi aplicada para o ensino do conte?do Misturas: Tipos e Processos de Separa??o, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purifica??o de ?guas de chuva sustent?vel como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso t?cnico em eletr?nica. Para tanto, v?rios recursos foram utilizados na sequ?ncia did?tica, seguindo-se a ordem: apresenta??o de v?deos educativos sobre a import?ncia da ?gua (explora??o de TICs); apresenta??o de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimenta??o em laborat?rio utilizando-se sistemas de destila??o simples para explicar os fen?menos f?sico-qu?micos relacionados ? forma??o e condensa??o de vapores de ?gua; apresenta??o de um sistema de purifica??o de ?gua de chuva por coleta da ?gua naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto ? irradia??o solar; debate com a turma e proposi??o de ideias para a melhoria do sistema de purifica??o utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequ?ncia did?tica aplicada e pela observa??o do sistema de purifica??o de ?gua de chuva desenvolvido foi poss?vel: apresentar novos conhecimentos ? turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflex?es sobre a forma como a ?gua se transforma no meio ambiente elucidando a import?ncia de biomas como a Floresta Amaz?nica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso t?cnico em eletr?nica utilizaram seus conhecimentos para a proposi??o de ideias para a melhoria de um projeto de cunho qu?mico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a import?ncia da coleta e uso de ?gua de chuva como alternativa de consumo sustent?vel de ?gua. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conte?do Misturas: tipos e processos de separa??o utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, l?dica e motivadoraSubmitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T17:36:58Z No. of bitstreams: 1 Bruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdf: 1293191 bytes, checksum: 1a6dbf07654ee990e893057414135a87 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T17:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdf: 1293191 bytes, checksum: 1a6dbf07654ee990e893057414135a87 (MD5) Previous issue date: 2019-08-01Ensino de qu?micaEnsino-aprendizagemTratamento da ?gua?gua de chuvaConstru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALBruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdfBruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdfapplication/pdf1293191http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2938/1/Bruno+Vasconcelos_TCC_Vers%C3%A3o+Final_11_09_19.pdf1a6dbf07654ee990e893057414135a87MD51177683/29382023-05-31 14:36:58.733oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T17:36:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
title Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
VASCONCELOS, Bruno de Souza
Ensino de qu?mica
Ensino-aprendizagem
Tratamento da ?gua
?gua de chuva
title_short Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
title_full Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
title_sort Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
author VASCONCELOS, Bruno de Souza
author_facet VASCONCELOS, Bruno de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, Bruno de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Ensino-aprendizagem
Tratamento da ?gua
?gua de chuva
topic Ensino de qu?mica
Ensino-aprendizagem
Tratamento da ?gua
?gua de chuva
description Uma sequ?ncia did?tica foi aplicada para o ensino do conte?do Misturas: Tipos e Processos de Separa??o, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purifica??o de ?guas de chuva sustent?vel como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso t?cnico em eletr?nica. Para tanto, v?rios recursos foram utilizados na sequ?ncia did?tica, seguindo-se a ordem: apresenta??o de v?deos educativos sobre a import?ncia da ?gua (explora??o de TICs); apresenta??o de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimenta??o em laborat?rio utilizando-se sistemas de destila??o simples para explicar os fen?menos f?sico-qu?micos relacionados ? forma??o e condensa??o de vapores de ?gua; apresenta??o de um sistema de purifica??o de ?gua de chuva por coleta da ?gua naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto ? irradia??o solar; debate com a turma e proposi??o de ideias para a melhoria do sistema de purifica??o utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequ?ncia did?tica aplicada e pela observa??o do sistema de purifica??o de ?gua de chuva desenvolvido foi poss?vel: apresentar novos conhecimentos ? turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflex?es sobre a forma como a ?gua se transforma no meio ambiente elucidando a import?ncia de biomas como a Floresta Amaz?nica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso t?cnico em eletr?nica utilizaram seus conhecimentos para a proposi??o de ideias para a melhoria de um projeto de cunho qu?mico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a import?ncia da coleta e uso de ?gua de chuva como alternativa de consumo sustent?vel de ?gua. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conte?do Misturas: tipos e processos de separa??o utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, l?dica e motivadora
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T17:36:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T17:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2938/1/Bruno+Vasconcelos_TCC_Vers%C3%A3o+Final_11_09_19.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a6dbf07654ee990e893057414135a87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448571916288