Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938 |
Resumo: | Uma sequ?ncia did?tica foi aplicada para o ensino do conte?do Misturas: Tipos e Processos de Separa??o, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purifica??o de ?guas de chuva sustent?vel como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso t?cnico em eletr?nica. Para tanto, v?rios recursos foram utilizados na sequ?ncia did?tica, seguindo-se a ordem: apresenta??o de v?deos educativos sobre a import?ncia da ?gua (explora??o de TICs); apresenta??o de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimenta??o em laborat?rio utilizando-se sistemas de destila??o simples para explicar os fen?menos f?sico-qu?micos relacionados ? forma??o e condensa??o de vapores de ?gua; apresenta??o de um sistema de purifica??o de ?gua de chuva por coleta da ?gua naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto ? irradia??o solar; debate com a turma e proposi??o de ideias para a melhoria do sistema de purifica??o utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequ?ncia did?tica aplicada e pela observa??o do sistema de purifica??o de ?gua de chuva desenvolvido foi poss?vel: apresentar novos conhecimentos ? turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflex?es sobre a forma como a ?gua se transforma no meio ambiente elucidando a import?ncia de biomas como a Floresta Amaz?nica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso t?cnico em eletr?nica utilizaram seus conhecimentos para a proposi??o de ideias para a melhoria de um projeto de cunho qu?mico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a import?ncia da coleta e uso de ?gua de chuva como alternativa de consumo sustent?vel de ?gua. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conte?do Misturas: tipos e processos de separa??o utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, l?dica e motivadora |
id |
IFPB_0ca3988d739626c9c31ce778aa4fcc1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2938 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
VASCONCELOS, Bruno de Souza2023-05-31T17:36:58Z2023-05-31T17:36:58Z2019-08-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938Uma sequ?ncia did?tica foi aplicada para o ensino do conte?do Misturas: Tipos e Processos de Separa??o, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purifica??o de ?guas de chuva sustent?vel como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso t?cnico em eletr?nica. Para tanto, v?rios recursos foram utilizados na sequ?ncia did?tica, seguindo-se a ordem: apresenta??o de v?deos educativos sobre a import?ncia da ?gua (explora??o de TICs); apresenta??o de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimenta??o em laborat?rio utilizando-se sistemas de destila??o simples para explicar os fen?menos f?sico-qu?micos relacionados ? forma??o e condensa??o de vapores de ?gua; apresenta??o de um sistema de purifica??o de ?gua de chuva por coleta da ?gua naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto ? irradia??o solar; debate com a turma e proposi??o de ideias para a melhoria do sistema de purifica??o utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequ?ncia did?tica aplicada e pela observa??o do sistema de purifica??o de ?gua de chuva desenvolvido foi poss?vel: apresentar novos conhecimentos ? turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflex?es sobre a forma como a ?gua se transforma no meio ambiente elucidando a import?ncia de biomas como a Floresta Amaz?nica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso t?cnico em eletr?nica utilizaram seus conhecimentos para a proposi??o de ideias para a melhoria de um projeto de cunho qu?mico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a import?ncia da coleta e uso de ?gua de chuva como alternativa de consumo sustent?vel de ?gua. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conte?do Misturas: tipos e processos de separa??o utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, l?dica e motivadoraSubmitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T17:36:58Z No. of bitstreams: 1 Bruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdf: 1293191 bytes, checksum: 1a6dbf07654ee990e893057414135a87 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T17:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdf: 1293191 bytes, checksum: 1a6dbf07654ee990e893057414135a87 (MD5) Previous issue date: 2019-08-01Ensino de qu?micaEnsino-aprendizagemTratamento da ?gua?gua de chuvaConstru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALBruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdfBruno Vasconcelos_TCC_Vers?o Final_11_09_19.pdfapplication/pdf1293191http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2938/1/Bruno+Vasconcelos_TCC_Vers%C3%A3o+Final_11_09_19.pdf1a6dbf07654ee990e893057414135a87MD51177683/29382023-05-31 14:36:58.733oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T17:36:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
title |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem VASCONCELOS, Bruno de Souza Ensino de qu?mica Ensino-aprendizagem Tratamento da ?gua ?gua de chuva |
title_short |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
title_full |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
Constru??o e aplica??o de um sistema sustent?vel para o tratamento de ?gua da chuva como ferramental did?tica no processo de ensino aprendizagem |
author |
VASCONCELOS, Bruno de Souza |
author_facet |
VASCONCELOS, Bruno de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Bruno de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de qu?mica Ensino-aprendizagem Tratamento da ?gua ?gua de chuva |
topic |
Ensino de qu?mica Ensino-aprendizagem Tratamento da ?gua ?gua de chuva |
description |
Uma sequ?ncia did?tica foi aplicada para o ensino do conte?do Misturas: Tipos e Processos de Separa??o, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purifica??o de ?guas de chuva sustent?vel como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso t?cnico em eletr?nica. Para tanto, v?rios recursos foram utilizados na sequ?ncia did?tica, seguindo-se a ordem: apresenta??o de v?deos educativos sobre a import?ncia da ?gua (explora??o de TICs); apresenta??o de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimenta??o em laborat?rio utilizando-se sistemas de destila??o simples para explicar os fen?menos f?sico-qu?micos relacionados ? forma??o e condensa??o de vapores de ?gua; apresenta??o de um sistema de purifica??o de ?gua de chuva por coleta da ?gua naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto ? irradia??o solar; debate com a turma e proposi??o de ideias para a melhoria do sistema de purifica??o utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequ?ncia did?tica aplicada e pela observa??o do sistema de purifica??o de ?gua de chuva desenvolvido foi poss?vel: apresentar novos conhecimentos ? turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflex?es sobre a forma como a ?gua se transforma no meio ambiente elucidando a import?ncia de biomas como a Floresta Amaz?nica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso t?cnico em eletr?nica utilizaram seus conhecimentos para a proposi??o de ideias para a melhoria de um projeto de cunho qu?mico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a import?ncia da coleta e uso de ?gua de chuva como alternativa de consumo sustent?vel de ?gua. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conte?do Misturas: tipos e processos de separa??o utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, l?dica e motivadora |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-31T17:36:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-31T17:36:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2938/1/Bruno+Vasconcelos_TCC_Vers%C3%A3o+Final_11_09_19.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a6dbf07654ee990e893057414135a87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448571916288 |