DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1873 |
Resumo: | Com o avan?o da tecnologia e o desenvolvimento da vida moderna, foram criados novos meios e m?todos de industrializa??o e comercializa??o de produtos e presta??es de servi?os. Com isso, a profiss?o de telemarketing encontra-se entre as profiss?es que mais crescem no mundo. O objetivo desse estudo foi realizar um diagn?stico de conformidade quanto aos itens do mobili?rio do posto de trabalho, dos equipamentos, das condi??es ambientas, da organiza??o do trabalho, da capacita??o dos trabalhadores e das condi??es sanit?rias de conforto. Para isso, foi aplicada uma lista de verifica??o(checklist),com alguns itens do anexo II da NR17. A partir dos resultados, foi poss?vel identificar que o posto de trabalho n?o apresenta boas condi??es ergon?micas e que, dos 25 itens analisados, apenas 28%, 07 (sete), itens estavam em conforme com a norma;72%, 18 (dezoito),dos itens n?o atendem aos requisitos do anexo II da NR 17.Ressalta-se a import?ncia de a??es preventivas como: realizar uma avalia??o ergon?mica por um profissional da ?rea de Higiene Ocupacional, aquisi??o de novos mobili?rios e equipamentos, conscientiza??o, treinamentos, realiza??o de gin?stica laboral e uma maior aten??o dos gestores quanto ?s condi??es ergon?micas do local, tendo em vista a sa?de e a seguran?a dos trabalhadores. |
id |
IFPB_0f4e460c37e5a99740ca37650cfde61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1873 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
FIGUEIREDO, CLAUCILANDIA2022-03-30T22:32:28Z2022-03-30T22:32:28Z2022-02-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1873Com o avan?o da tecnologia e o desenvolvimento da vida moderna, foram criados novos meios e m?todos de industrializa??o e comercializa??o de produtos e presta??es de servi?os. Com isso, a profiss?o de telemarketing encontra-se entre as profiss?es que mais crescem no mundo. O objetivo desse estudo foi realizar um diagn?stico de conformidade quanto aos itens do mobili?rio do posto de trabalho, dos equipamentos, das condi??es ambientas, da organiza??o do trabalho, da capacita??o dos trabalhadores e das condi??es sanit?rias de conforto. Para isso, foi aplicada uma lista de verifica??o(checklist),com alguns itens do anexo II da NR17. A partir dos resultados, foi poss?vel identificar que o posto de trabalho n?o apresenta boas condi??es ergon?micas e que, dos 25 itens analisados, apenas 28%, 07 (sete), itens estavam em conforme com a norma;72%, 18 (dezoito),dos itens n?o atendem aos requisitos do anexo II da NR 17.Ressalta-se a import?ncia de a??es preventivas como: realizar uma avalia??o ergon?mica por um profissional da ?rea de Higiene Ocupacional, aquisi??o de novos mobili?rios e equipamentos, conscientiza??o, treinamentos, realiza??o de gin?stica laboral e uma maior aten??o dos gestores quanto ?s condi??es ergon?micas do local, tendo em vista a sa?de e a seguran?a dos trabalhadores.Submitted by Erika Pinto (erika.pinto@ifpb.edu.br) on 2022-03-30T20:57:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_CLAUCILANDIA DE SOUSA BRITO FIGUEIREDO.pdf: 869002 bytes, checksum: 8d50b421f346ecdaf391a54386561595 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-30T22:32:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_CLAUCILANDIA DE SOUSA BRITO FIGUEIREDO.pdf: 869002 bytes, checksum: 8d50b421f346ecdaf391a54386561595 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-30T22:32:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_CLAUCILANDIA DE SOUSA BRITO FIGUEIREDO.pdf: 869002 bytes, checksum: 8d50b421f346ecdaf391a54386561595 (MD5) Previous issue date: 2022-02-04operadores de telemarketingNR 17ergonomiaDIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_CLAUCILANDIA DE SOUSA BRITO FIGUEIREDO.pdfTCC_CLAUCILANDIA DE SOUSA BRITO FIGUEIREDO.pdfapplication/pdf869002http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1873/1/TCC_CLAUCILANDIA+DE+SOUSA+BRITO+FIGUEIREDO.pdf8d50b421f346ecdaf391a54386561595MD51177683/18732022-03-30 19:32:28.672oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-30T22:32:28Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
title |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
spellingShingle |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 FIGUEIREDO, CLAUCILANDIA operadores de telemarketing NR 17 ergonomia |
title_short |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
title_full |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
title_fullStr |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
title_full_unstemmed |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
title_sort |
DIAGN?STICO DE CONFORMIDADE DO POSTO DE TRABALHO DE UMA CENTRAL DE TELEMARKETING BASEADO EM ALGUNS ITENS DO ANEXO II DA NR17 |
author |
FIGUEIREDO, CLAUCILANDIA |
author_facet |
FIGUEIREDO, CLAUCILANDIA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, CLAUCILANDIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
operadores de telemarketing NR 17 ergonomia |
topic |
operadores de telemarketing NR 17 ergonomia |
description |
Com o avan?o da tecnologia e o desenvolvimento da vida moderna, foram criados novos meios e m?todos de industrializa??o e comercializa??o de produtos e presta??es de servi?os. Com isso, a profiss?o de telemarketing encontra-se entre as profiss?es que mais crescem no mundo. O objetivo desse estudo foi realizar um diagn?stico de conformidade quanto aos itens do mobili?rio do posto de trabalho, dos equipamentos, das condi??es ambientas, da organiza??o do trabalho, da capacita??o dos trabalhadores e das condi??es sanit?rias de conforto. Para isso, foi aplicada uma lista de verifica??o(checklist),com alguns itens do anexo II da NR17. A partir dos resultados, foi poss?vel identificar que o posto de trabalho n?o apresenta boas condi??es ergon?micas e que, dos 25 itens analisados, apenas 28%, 07 (sete), itens estavam em conforme com a norma;72%, 18 (dezoito),dos itens n?o atendem aos requisitos do anexo II da NR 17.Ressalta-se a import?ncia de a??es preventivas como: realizar uma avalia??o ergon?mica por um profissional da ?rea de Higiene Ocupacional, aquisi??o de novos mobili?rios e equipamentos, conscientiza??o, treinamentos, realiza??o de gin?stica laboral e uma maior aten??o dos gestores quanto ?s condi??es ergon?micas do local, tendo em vista a sa?de e a seguran?a dos trabalhadores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-30T22:32:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-30T22:32:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1873 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1873/1/TCC_CLAUCILANDIA+DE+SOUSA+BRITO+FIGUEIREDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d50b421f346ecdaf391a54386561595 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441313673216 |