Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucivania da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318
Resumo: Este artigo aborda a tem?tica da tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. Destaca-se a import?ncia de uma forma??o continuada que estimule os professores em rela??o a sua pr?tica e ofere?a oportunidades de atualiza??o e aquisi??o de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revis?o bibliogr?fica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ci?ncias e Matem?tica (REnCiMa), utilizando os descritores: forma??o de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, forma??o continuada de professores e forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de forma??o continuada mais utilizados pelos professores de Ci?ncias do Ensino fundamental nos ?ltimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de an?lise, emergiu apenas uma categoria relacionada ? tem?tica abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a forma??o continuada promova a compreens?o da import?ncia dessa forma??o para os professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. ? essencial que essa tem?tica seja incorporada nos espa?os de forma??o.
id IFPB_128377cfe6a98ed0c3fe88110fe3b596
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3318
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Pereira, Lucivania da Silva2023-11-08T10:43:16Z2023-11-08T10:43:16Z2023-10-07http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318Este artigo aborda a tem?tica da tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. Destaca-se a import?ncia de uma forma??o continuada que estimule os professores em rela??o a sua pr?tica e ofere?a oportunidades de atualiza??o e aquisi??o de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revis?o bibliogr?fica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ci?ncias e Matem?tica (REnCiMa), utilizando os descritores: forma??o de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, forma??o continuada de professores e forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de forma??o continuada mais utilizados pelos professores de Ci?ncias do Ensino fundamental nos ?ltimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de an?lise, emergiu apenas uma categoria relacionada ? tem?tica abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a forma??o continuada promova a compreens?o da import?ncia dessa forma??o para os professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. ? essencial que essa tem?tica seja incorporada nos espa?os de forma??o.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-11-08T10:43:16Z No. of bitstreams: 2 Lucivania da Silva Pereira.pdf: 317811 bytes, checksum: aa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8 (MD5) Termo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdf: 219990 bytes, checksum: 5b176ac22f5453705415a2e7e221144c (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-08T10:43:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lucivania da Silva Pereira.pdf: 317811 bytes, checksum: aa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8 (MD5) Termo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdf: 219990 bytes, checksum: 5b176ac22f5453705415a2e7e221144c (MD5) Previous issue date: 2023-10-07Ci?ncias - ProfessorEnsino fundamental - Ci?nciasForma??o continuada- Ensino fundamentalProfessor - Ensino fundamentalTipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALLucivania da Silva Pereira.pdfLucivania da Silva Pereira.pdfapplication/pdf317811http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/1/Lucivania+da+Silva+Pereira.pdfaa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8MD51Termo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdfTermo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdfapplication/pdf219990http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de++Lucivania+da+Silva+Pereira.pdf5b176ac22f5453705415a2e7e221144cMD52177683/33182023-11-08 07:43:16.152oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-11-08T10:43:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
title Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
spellingShingle Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
Pereira, Lucivania da Silva
Ci?ncias - Professor
Ensino fundamental - Ci?ncias
Forma??o continuada- Ensino fundamental
Professor - Ensino fundamental
title_short Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
title_full Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
title_fullStr Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
title_full_unstemmed Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
title_sort Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
author Pereira, Lucivania da Silva
author_facet Pereira, Lucivania da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lucivania da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ci?ncias - Professor
Ensino fundamental - Ci?ncias
Forma??o continuada- Ensino fundamental
Professor - Ensino fundamental
topic Ci?ncias - Professor
Ensino fundamental - Ci?ncias
Forma??o continuada- Ensino fundamental
Professor - Ensino fundamental
description Este artigo aborda a tem?tica da tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. Destaca-se a import?ncia de uma forma??o continuada que estimule os professores em rela??o a sua pr?tica e ofere?a oportunidades de atualiza??o e aquisi??o de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revis?o bibliogr?fica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ci?ncias e Matem?tica (REnCiMa), utilizando os descritores: forma??o de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, forma??o continuada de professores e forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de forma??o continuada mais utilizados pelos professores de Ci?ncias do Ensino fundamental nos ?ltimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de an?lise, emergiu apenas uma categoria relacionada ? tem?tica abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a forma??o continuada promova a compreens?o da import?ncia dessa forma??o para os professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. ? essencial que essa tem?tica seja incorporada nos espa?os de forma??o.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-08T10:43:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-08T10:43:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/1/Lucivania+da+Silva+Pereira.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de++Lucivania+da+Silva+Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8
5b176ac22f5453705415a2e7e221144c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058413182582784