Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318 |
Resumo: | Este artigo aborda a tem?tica da tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. Destaca-se a import?ncia de uma forma??o continuada que estimule os professores em rela??o a sua pr?tica e ofere?a oportunidades de atualiza??o e aquisi??o de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revis?o bibliogr?fica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ci?ncias e Matem?tica (REnCiMa), utilizando os descritores: forma??o de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, forma??o continuada de professores e forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de forma??o continuada mais utilizados pelos professores de Ci?ncias do Ensino fundamental nos ?ltimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de an?lise, emergiu apenas uma categoria relacionada ? tem?tica abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a forma??o continuada promova a compreens?o da import?ncia dessa forma??o para os professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. ? essencial que essa tem?tica seja incorporada nos espa?os de forma??o. |
id |
IFPB_128377cfe6a98ed0c3fe88110fe3b596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3318 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Lucivania da Silva2023-11-08T10:43:16Z2023-11-08T10:43:16Z2023-10-07http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318Este artigo aborda a tem?tica da tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. Destaca-se a import?ncia de uma forma??o continuada que estimule os professores em rela??o a sua pr?tica e ofere?a oportunidades de atualiza??o e aquisi??o de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revis?o bibliogr?fica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ci?ncias e Matem?tica (REnCiMa), utilizando os descritores: forma??o de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, forma??o continuada de professores e forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de forma??o continuada mais utilizados pelos professores de Ci?ncias do Ensino fundamental nos ?ltimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de an?lise, emergiu apenas uma categoria relacionada ? tem?tica abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a forma??o continuada promova a compreens?o da import?ncia dessa forma??o para os professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. ? essencial que essa tem?tica seja incorporada nos espa?os de forma??o.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-11-08T10:43:16Z No. of bitstreams: 2 Lucivania da Silva Pereira.pdf: 317811 bytes, checksum: aa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8 (MD5) Termo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdf: 219990 bytes, checksum: 5b176ac22f5453705415a2e7e221144c (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-08T10:43:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lucivania da Silva Pereira.pdf: 317811 bytes, checksum: aa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8 (MD5) Termo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdf: 219990 bytes, checksum: 5b176ac22f5453705415a2e7e221144c (MD5) Previous issue date: 2023-10-07Ci?ncias - ProfessorEnsino fundamental - Ci?nciasForma??o continuada- Ensino fundamentalProfessor - Ensino fundamentalTipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALLucivania da Silva Pereira.pdfLucivania da Silva Pereira.pdfapplication/pdf317811http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/1/Lucivania+da+Silva+Pereira.pdfaa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8MD51Termo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdfTermo de autoriza??o de Lucivania da Silva Pereira.pdfapplication/pdf219990http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de++Lucivania+da+Silva+Pereira.pdf5b176ac22f5453705415a2e7e221144cMD52177683/33182023-11-08 07:43:16.152oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-11-08T10:43:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
title |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
spellingShingle |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 Pereira, Lucivania da Silva Ci?ncias - Professor Ensino fundamental - Ci?ncias Forma??o continuada- Ensino fundamental Professor - Ensino fundamental |
title_short |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
title_full |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
title_fullStr |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
title_full_unstemmed |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
title_sort |
Tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do ensino fundamental: uma revis?o bibliogr?fica entre os anos de 2018 a 2022 |
author |
Pereira, Lucivania da Silva |
author_facet |
Pereira, Lucivania da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Lucivania da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ci?ncias - Professor Ensino fundamental - Ci?ncias Forma??o continuada- Ensino fundamental Professor - Ensino fundamental |
topic |
Ci?ncias - Professor Ensino fundamental - Ci?ncias Forma??o continuada- Ensino fundamental Professor - Ensino fundamental |
description |
Este artigo aborda a tem?tica da tipifica??o da forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. Destaca-se a import?ncia de uma forma??o continuada que estimule os professores em rela??o a sua pr?tica e ofere?a oportunidades de atualiza??o e aquisi??o de novos conhecimentos. Para obter os dados, foi realizada uma revis?o bibliogr?fica de natureza qualitativa em artigos da Revista de Ensino de Ci?ncias e Matem?tica (REnCiMa), utilizando os descritores: forma??o de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, forma??o continuada de professores e forma??o continuada de professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar os tipos de forma??o continuada mais utilizados pelos professores de Ci?ncias do Ensino fundamental nos ?ltimos cinco anos. Foram analisados sete trabalhos de um total inicial de 78 artigos. No processo de an?lise, emergiu apenas uma categoria relacionada ? tem?tica abordada: Metodologias de ensino. Os resultados destacam a necessidade de que a forma??o continuada promova a compreens?o da import?ncia dessa forma??o para os professores de Ci?ncias do Ensino Fundamental, bem como para a aprendizagem e o desenvolvimento do docente. ? essencial que essa tem?tica seja incorporada nos espa?os de forma??o. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-08T10:43:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-08T10:43:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/1/Lucivania+da+Silva+Pereira.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3318/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de++Lucivania+da+Silva+Pereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa186570e12e4e28ec8e632c45f284f8 5b176ac22f5453705415a2e7e221144c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1797058413182582784 |