"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607 |
Resumo: | Esse trabalho teve por finalidade tra?ar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ci?ncias no 9? ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conte?dos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de an?lise de conte?do. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede p?blica dos munic?pios de Jo?o Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os d?ficits deixados pela forma??o inicial dos licenciados, sejam eles bi?logos ou qu?micos, em termos de conte?dos espec?ficos e pedag?gicos. Os dados obtidos apontam para a relev?ncia da experi?ncia profissional dos professores envolvidos. |
id |
IFPB_e0dee43bd7b3dd57782640df99c6aaf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/607 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira2019-05-09T14:50:20Z2019-05-09T14:50:20Z2018-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607Esse trabalho teve por finalidade tra?ar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ci?ncias no 9? ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conte?dos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de an?lise de conte?do. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede p?blica dos munic?pios de Jo?o Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os d?ficits deixados pela forma??o inicial dos licenciados, sejam eles bi?logos ou qu?micos, em termos de conte?dos espec?ficos e pedag?gicos. Os dados obtidos apontam para a relev?ncia da experi?ncia profissional dos professores envolvidos.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-08T16:17:33Z No. of bitstreams: 1 TCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdf: 1335944 bytes, checksum: 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-09T14:50:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdf: 1335944 bytes, checksum: 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-09T14:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdf: 1335944 bytes, checksum: 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 (MD5) Previous issue date: 2018-05-02Ensino de Qu?micaForma??o de professoresEnsino de Ci?ncias"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdfTCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdfapplication/pdf1335944http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/607/1/TCC-+Sebastiana+Leonice+Ferreira+de+Medeiros.pdf5910fd369a69f4968772f80cb4256f54MD51177683/6072022-08-31 11:35:13.579oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-31T14:35:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
title |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
spellingShingle |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira Ensino de Qu?mica Forma??o de professores Ensino de Ci?ncias |
title_short |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
title_full |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
title_fullStr |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
title_full_unstemmed |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
title_sort |
"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano |
author |
MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira |
author_facet |
MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Qu?mica Forma??o de professores Ensino de Ci?ncias |
topic |
Ensino de Qu?mica Forma??o de professores Ensino de Ci?ncias |
description |
Esse trabalho teve por finalidade tra?ar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ci?ncias no 9? ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conte?dos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de an?lise de conte?do. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede p?blica dos munic?pios de Jo?o Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os d?ficits deixados pela forma??o inicial dos licenciados, sejam eles bi?logos ou qu?micos, em termos de conte?dos espec?ficos e pedag?gicos. Os dados obtidos apontam para a relev?ncia da experi?ncia profissional dos professores envolvidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-09T14:50:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-09T14:50:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/607/1/TCC-+Sebastiana+Leonice+Ferreira+de+Medeiros.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660431752757248 |