"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607
Resumo: Esse trabalho teve por finalidade tra?ar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ci?ncias no 9? ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conte?dos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de an?lise de conte?do. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede p?blica dos munic?pios de Jo?o Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os d?ficits deixados pela forma??o inicial dos licenciados, sejam eles bi?logos ou qu?micos, em termos de conte?dos espec?ficos e pedag?gicos. Os dados obtidos apontam para a relev?ncia da experi?ncia profissional dos professores envolvidos.
id IFPB_e0dee43bd7b3dd57782640df99c6aaf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/607
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira2019-05-09T14:50:20Z2019-05-09T14:50:20Z2018-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607Esse trabalho teve por finalidade tra?ar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ci?ncias no 9? ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conte?dos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de an?lise de conte?do. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede p?blica dos munic?pios de Jo?o Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os d?ficits deixados pela forma??o inicial dos licenciados, sejam eles bi?logos ou qu?micos, em termos de conte?dos espec?ficos e pedag?gicos. Os dados obtidos apontam para a relev?ncia da experi?ncia profissional dos professores envolvidos.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-08T16:17:33Z No. of bitstreams: 1 TCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdf: 1335944 bytes, checksum: 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-09T14:50:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdf: 1335944 bytes, checksum: 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-09T14:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdf: 1335944 bytes, checksum: 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54 (MD5) Previous issue date: 2018-05-02Ensino de Qu?micaForma??o de professoresEnsino de Ci?ncias"Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdfTCC- Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros.pdfapplication/pdf1335944http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/607/1/TCC-+Sebastiana+Leonice+Ferreira+de+Medeiros.pdf5910fd369a69f4968772f80cb4256f54MD51177683/6072022-08-31 11:35:13.579oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-31T14:35:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
title "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
spellingShingle "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira
Ensino de Qu?mica
Forma??o de professores
Ensino de Ci?ncias
title_short "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
title_full "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
title_fullStr "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
title_full_unstemmed "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
title_sort "Cada macaco no seu galho"?A vis?o dos professores de Ci?ncias sobre a Qu?mica aplicada no 9? ano
author MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira
author_facet MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS,Sebastiana Leonice Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Qu?mica
Forma??o de professores
Ensino de Ci?ncias
topic Ensino de Qu?mica
Forma??o de professores
Ensino de Ci?ncias
description Esse trabalho teve por finalidade tra?ar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ci?ncias no 9? ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conte?dos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de an?lise de conte?do. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede p?blica dos munic?pios de Jo?o Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os d?ficits deixados pela forma??o inicial dos licenciados, sejam eles bi?logos ou qu?micos, em termos de conte?dos espec?ficos e pedag?gicos. Os dados obtidos apontam para a relev?ncia da experi?ncia profissional dos professores envolvidos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-09T14:50:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-09T14:50:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/607/1/TCC-+Sebastiana+Leonice+Ferreira+de+Medeiros.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5910fd369a69f4968772f80cb4256f54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660431752757248