Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Antonniel Louren?o do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3632
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribui??es e os desafios do Est?gio Supervisionado na forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Essa pesquisa de campo ? constitu?da por 10 licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados do curso. O estudo emprega uma abordagem do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: um question?rio contendo cinco perguntas sobre o est?gio supervisionado e as redes sociais como WhatsApp, Instagram e Telegram para se comunicar para obter as respostas desse question?rio. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o aos alunos, pois alguns tinham mal comportamento, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e alguns estagi?rios apresentaram dificuldades no ambiente escolar, como a locomo??o e tamb?m conciliar trabalho com o est?gio. Portanto, esse tema abordado possui uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas e discutidas, uma vez que o Est?gio Supervisionado ? importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.
id IFPB_134ef644b0ee37be6f8ca6c09c8cded9
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3632
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Nascimento, Antonniel Louren?o do2024-03-12T14:27:27Z2024-03-12T14:27:27Z2024-02-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3632Este trabalho tem como objetivo analisar as contribui??es e os desafios do Est?gio Supervisionado na forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Essa pesquisa de campo ? constitu?da por 10 licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados do curso. O estudo emprega uma abordagem do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: um question?rio contendo cinco perguntas sobre o est?gio supervisionado e as redes sociais como WhatsApp, Instagram e Telegram para se comunicar para obter as respostas desse question?rio. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o aos alunos, pois alguns tinham mal comportamento, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e alguns estagi?rios apresentaram dificuldades no ambiente escolar, como a locomo??o e tamb?m conciliar trabalho com o est?gio. Portanto, esse tema abordado possui uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas e discutidas, uma vez que o Est?gio Supervisionado ? importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-03-12T14:27:27Z No. of bitstreams: 1 TCC Antonniel Louren?o do Nascimento.pdf: 628558 bytes, checksum: cf3aae21c402a403ae5b3f35ea544865 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-12T14:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Antonniel Louren?o do Nascimento.pdf: 628558 bytes, checksum: cf3aae21c402a403ae5b3f35ea544865 (MD5) Previous issue date: 2024-02-20Ensino de matem?ticaForma??o docenteEst?gio supervisionadoForma??o de professoresContribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Antonniel Louren?o do Nascimento.pdfTCC Antonniel Louren?o do Nascimento.pdfapplication/pdf628558http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3632/1/TCC+Antonniel+Louren%C3%A7o+do+Nascimento.pdfcf3aae21c402a403ae5b3f35ea544865MD51177683/36322024-03-12 11:27:27.646oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-12T14:27:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
title Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
spellingShingle Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
Nascimento, Antonniel Louren?o do
Ensino de matem?tica
Forma??o docente
Est?gio supervisionado
Forma??o de professores
title_short Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
title_full Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
title_fullStr Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
title_full_unstemmed Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
title_sort Contribui??es e desafios do est?gio supervisionado na forma??o dos professores de matem?tica
author Nascimento, Antonniel Louren?o do
author_facet Nascimento, Antonniel Louren?o do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Antonniel Louren?o do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matem?tica
Forma??o docente
Est?gio supervisionado
Forma??o de professores
topic Ensino de matem?tica
Forma??o docente
Est?gio supervisionado
Forma??o de professores
description Este trabalho tem como objetivo analisar as contribui??es e os desafios do Est?gio Supervisionado na forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Essa pesquisa de campo ? constitu?da por 10 licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados do curso. O estudo emprega uma abordagem do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: um question?rio contendo cinco perguntas sobre o est?gio supervisionado e as redes sociais como WhatsApp, Instagram e Telegram para se comunicar para obter as respostas desse question?rio. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o aos alunos, pois alguns tinham mal comportamento, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e alguns estagi?rios apresentaram dificuldades no ambiente escolar, como a locomo??o e tamb?m conciliar trabalho com o est?gio. Portanto, esse tema abordado possui uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas e discutidas, uma vez que o Est?gio Supervisionado ? importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-12T14:27:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-12T14:27:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3632
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3632/1/TCC+Antonniel+Louren%C3%A7o+do+Nascimento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf3aae21c402a403ae5b3f35ea544865
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660454124126208