O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Igor de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor de Matem?tica. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribui??es dos Est?gios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constitu?da por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo tamb?m descritivo-explorat?rio quanto aos objetivos. Os procedimentos s?o bibliogr?ficos e documentais. A coleta de dados aconteceu atrav?s de dois instrumentos: um question?rio e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o ? gest?o de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e a transposi??o did?tica; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnol?gico e utiliza??o de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articula??o de teoria e pr?tica, na experi?ncia profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa tem?tica abordada disp?e de uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Est?gio Supervisionado configura-se sendo importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na identifica??o profissional e na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.
id IFPB_f4b073f1e748e2cbb79c712422a25c66
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1935
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling PEREIRA, Igor de Souza2022-05-09T22:27:26Z2022-05-09T22:27:26Z2022-04-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935O presente trabalho tem como objeto de estudo o Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor de Matem?tica. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribui??es dos Est?gios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constitu?da por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo tamb?m descritivo-explorat?rio quanto aos objetivos. Os procedimentos s?o bibliogr?ficos e documentais. A coleta de dados aconteceu atrav?s de dois instrumentos: um question?rio e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o ? gest?o de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e a transposi??o did?tica; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnol?gico e utiliza??o de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articula??o de teoria e pr?tica, na experi?ncia profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa tem?tica abordada disp?e de uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Est?gio Supervisionado configura-se sendo importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na identifica??o profissional e na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-05-05T14:32:57Z No. of bitstreams: 1 TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf: 2460353 bytes, checksum: 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-09T22:27:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf: 2460353 bytes, checksum: 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-09T22:27:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf: 2460353 bytes, checksum: 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 (MD5) Previous issue date: 2022-04-12Est?gio SupervisionadoForma??o DocenteEnsino RemotoEnsino PresencialO est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdfTCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdfapplication/pdf2460353http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1935/1/TCC+IGOR+DE+SOUZA+PEREIRA.pdf9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818MD51177683/19352022-05-09 19:27:26.069oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-09T22:27:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
title O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
spellingShingle O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
PEREIRA, Igor de Souza
Est?gio Supervisionado
Forma??o Docente
Ensino Remoto
Ensino Presencial
title_short O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
title_full O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
title_fullStr O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
title_full_unstemmed O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
title_sort O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
author PEREIRA, Igor de Souza
author_facet PEREIRA, Igor de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Igor de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Est?gio Supervisionado
Forma??o Docente
Ensino Remoto
Ensino Presencial
topic Est?gio Supervisionado
Forma??o Docente
Ensino Remoto
Ensino Presencial
description O presente trabalho tem como objeto de estudo o Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor de Matem?tica. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribui??es dos Est?gios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constitu?da por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo tamb?m descritivo-explorat?rio quanto aos objetivos. Os procedimentos s?o bibliogr?ficos e documentais. A coleta de dados aconteceu atrav?s de dois instrumentos: um question?rio e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o ? gest?o de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e a transposi??o did?tica; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnol?gico e utiliza??o de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articula??o de teoria e pr?tica, na experi?ncia profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa tem?tica abordada disp?e de uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Est?gio Supervisionado configura-se sendo importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na identifica??o profissional e na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-09T22:27:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-09T22:27:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1935/1/TCC+IGOR+DE+SOUZA+PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441864175616