Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de forma??o te?rico e pr?tico do professor no Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do IFPB ? Campus Cajazeiras, realizados durante os Est?gios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola p?blica. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribui??es do est?gio supervisionado na forma??o do professor do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica? Como metodologia, recorreu-se ? revis?o da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), al?m de autores que discutem a tem?tica da forma??o docente, est?gio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Le?o (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalh?es (2013), bem como a descri??o das experi?ncias te?ricas e pr?ticas vivenciadas no decorrer dos est?gios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educa??o. Das considera??es que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribui??o do est?gio supervisionado no processo de forma??o do docente, al?m do aperfei?oamento das m?dias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas pol?ticas p?blicas educacionais. |
id |
IFPB_b92525250d819d86c25c7badc0fc4de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3895 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Maurilio Francisco de2024-09-11T16:10:07Z2024-09-11T16:10:07Z2021-12-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de forma??o te?rico e pr?tico do professor no Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do IFPB ? Campus Cajazeiras, realizados durante os Est?gios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola p?blica. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribui??es do est?gio supervisionado na forma??o do professor do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica? Como metodologia, recorreu-se ? revis?o da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), al?m de autores que discutem a tem?tica da forma??o docente, est?gio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Le?o (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalh?es (2013), bem como a descri??o das experi?ncias te?ricas e pr?ticas vivenciadas no decorrer dos est?gios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educa??o. Das considera??es que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribui??o do est?gio supervisionado no processo de forma??o do docente, al?m do aperfei?oamento das m?dias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas pol?ticas p?blicas educacionais.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-09-11T16:10:07Z No. of bitstreams: 1 TCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdf: 1274746 bytes, checksum: aac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733e (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-11T16:10:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdf: 1274746 bytes, checksum: aac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733e (MD5) Previous issue date: 2021-12-21Inform?ticaComputa??oForma??o de professorForma??o docenteEst?gio curricularEst?gio supervisionadoRelatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdfTCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdfapplication/pdf1274746http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3895/1/TCC+Maurilio+Francisco+de+Aguiar.pdfaac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733eMD51177683/38952024-09-11 13:10:07.33oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-09-11T16:10:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
title |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
spellingShingle |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB Aguiar, Maurilio Francisco de Inform?tica Computa??o Forma??o de professor Forma??o docente Est?gio curricular Est?gio supervisionado |
title_short |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
title_full |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
title_fullStr |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
title_full_unstemmed |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
title_sort |
Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB |
author |
Aguiar, Maurilio Francisco de |
author_facet |
Aguiar, Maurilio Francisco de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Maurilio Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inform?tica Computa??o Forma??o de professor Forma??o docente Est?gio curricular Est?gio supervisionado |
topic |
Inform?tica Computa??o Forma??o de professor Forma??o docente Est?gio curricular Est?gio supervisionado |
description |
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de forma??o te?rico e pr?tico do professor no Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do IFPB ? Campus Cajazeiras, realizados durante os Est?gios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola p?blica. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribui??es do est?gio supervisionado na forma??o do professor do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica? Como metodologia, recorreu-se ? revis?o da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), al?m de autores que discutem a tem?tica da forma??o docente, est?gio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Le?o (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalh?es (2013), bem como a descri??o das experi?ncias te?ricas e pr?ticas vivenciadas no decorrer dos est?gios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educa??o. Das considera??es que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribui??o do est?gio supervisionado no processo de forma??o do docente, al?m do aperfei?oamento das m?dias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas pol?ticas p?blicas educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-11T16:10:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-11T16:10:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3895/1/TCC+Maurilio+Francisco+de+Aguiar.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1810022431291604992 |