Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maurilio Francisco de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de forma??o te?rico e pr?tico do professor no Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do IFPB ? Campus Cajazeiras, realizados durante os Est?gios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola p?blica. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribui??es do est?gio supervisionado na forma??o do professor do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica? Como metodologia, recorreu-se ? revis?o da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), al?m de autores que discutem a tem?tica da forma??o docente, est?gio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Le?o (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalh?es (2013), bem como a descri??o das experi?ncias te?ricas e pr?ticas vivenciadas no decorrer dos est?gios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educa??o. Das considera??es que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribui??o do est?gio supervisionado no processo de forma??o do docente, al?m do aperfei?oamento das m?dias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas pol?ticas p?blicas educacionais.
id IFPB_b92525250d819d86c25c7badc0fc4de4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3895
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Aguiar, Maurilio Francisco de2024-09-11T16:10:07Z2024-09-11T16:10:07Z2021-12-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de forma??o te?rico e pr?tico do professor no Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do IFPB ? Campus Cajazeiras, realizados durante os Est?gios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola p?blica. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribui??es do est?gio supervisionado na forma??o do professor do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica? Como metodologia, recorreu-se ? revis?o da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), al?m de autores que discutem a tem?tica da forma??o docente, est?gio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Le?o (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalh?es (2013), bem como a descri??o das experi?ncias te?ricas e pr?ticas vivenciadas no decorrer dos est?gios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educa??o. Das considera??es que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribui??o do est?gio supervisionado no processo de forma??o do docente, al?m do aperfei?oamento das m?dias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas pol?ticas p?blicas educacionais.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-09-11T16:10:07Z No. of bitstreams: 1 TCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdf: 1274746 bytes, checksum: aac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733e (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-11T16:10:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdf: 1274746 bytes, checksum: aac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733e (MD5) Previous issue date: 2021-12-21Inform?ticaComputa??oForma??o de professorForma??o docenteEst?gio curricularEst?gio supervisionadoRelatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdfTCC Maurilio Francisco de Aguiar.pdfapplication/pdf1274746http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3895/1/TCC+Maurilio+Francisco+de+Aguiar.pdfaac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733eMD51177683/38952024-09-11 13:10:07.33oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-09-11T16:10:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
title Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
spellingShingle Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
Aguiar, Maurilio Francisco de
Inform?tica
Computa??o
Forma??o de professor
Forma??o docente
Est?gio curricular
Est?gio supervisionado
title_short Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
title_full Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
title_fullStr Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
title_full_unstemmed Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
title_sort Relatos de experi?ncia do est?gio supervisionado: uma contribui??o para a forma??o do professor do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica EaD do IFPB
author Aguiar, Maurilio Francisco de
author_facet Aguiar, Maurilio Francisco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maurilio Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Inform?tica
Computa??o
Forma??o de professor
Forma??o docente
Est?gio curricular
Est?gio supervisionado
topic Inform?tica
Computa??o
Forma??o de professor
Forma??o docente
Est?gio curricular
Est?gio supervisionado
description O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de forma??o te?rico e pr?tico do professor no Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do IFPB ? Campus Cajazeiras, realizados durante os Est?gios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola p?blica. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribui??es do est?gio supervisionado na forma??o do professor do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica? Como metodologia, recorreu-se ? revis?o da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), al?m de autores que discutem a tem?tica da forma??o docente, est?gio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Le?o (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalh?es (2013), bem como a descri??o das experi?ncias te?ricas e pr?ticas vivenciadas no decorrer dos est?gios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educa??o. Das considera??es que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribui??o do est?gio supervisionado no processo de forma??o do docente, al?m do aperfei?oamento das m?dias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas pol?ticas p?blicas educacionais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-11T16:10:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-11T16:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3895/1/TCC+Maurilio+Francisco+de+Aguiar.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aac2e53ceec881e79df81f0c0e4b733e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1810022431291604992