Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3416 |
Resumo: | Com os avan?os tecnol?gicos atuais, vivenciamos uma verdadeira mudan?a de rota na economia global. O setor terci?rio (setor da economia voltado para com?rcio e servi?os) incorporou novos modelos de neg?cios, se permitindo explorar os modelos de neg?cios virtuais. Um modelo de neg?cio online que vem ganhando repercuss?o ? o dropshipping, sendo apresentado como um neg?cio de baixo custo e de f?cil operacionaliza??o. A pesquisa apresenta esse modelo de neg?cio como tamb?m o perfil e comportamento de compra dos consumidores inseridos nesse contexto. Quanto a sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, por gerar conhecimento e possibilitar a aplica??o pr?tica; descritiva por descrever o perfil e comportamento do consumidor online e relacionar esse comportamento com o com?rcio eletr?nico voltado para o modelo de neg?cio baseado em dropshipping. No tocante a sua abordagem a pesquisa ? quali-quantitativa, por buscar compreender o comportamento do consumidor do segmento online se utilizando de dados et?rios e econ?micos dos consumidores. O Google forms foi utilizado como instrumento de coleta de dados, com quest?es objetivas e a amostra se limitando a 39 respondentes, colaboradores de uma empresa do ramo do varejo f?sico e online. Os resultados da pesquisa apresentaram o perfil dos respondentes como sendo majoritariamente jovens com idade entre 20 e 29 anos, com sal?rios entre 2 e 3 sal?rios-m?nimos e que possuem o h?bito de comprar online motivados pela praticidade e por pre?os mais acess?veis. Optando por sites de produtos importados, geralmente compram itens com pre?os de at? U$50,00 d?lares. Ainda a pesquisa mostrou as redes sociais como um potencial meio de comunica??o para se divulgar produtos e prospectar clientes, destacando as avalia??es dos produtos dispon?veis no site do vendedor, experi?ncias anteriores e indica??o de algu?m do grupo social como os principais fatores de influ?ncia da decis?o de compra. Por fim, o estudo traz conhecimento te?rico sobre dropshipping como modelo de neg?cio e a percep??o dos respondentes da pesquisa a esse respeito, tendo a pesquisa revelado que a maior parte dos respondentes tem uma ideia do que seja ou sabem bem do que se trata dropshipping e que acreditam ser uma boa op??o de neg?cio |
id |
IFPB_1a420a13baef7078cc036f96e946755b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3416 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Felipe Lopes do2023-12-20T13:19:11Z2023-12-20T13:19:11Z2023-12-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3416Com os avan?os tecnol?gicos atuais, vivenciamos uma verdadeira mudan?a de rota na economia global. O setor terci?rio (setor da economia voltado para com?rcio e servi?os) incorporou novos modelos de neg?cios, se permitindo explorar os modelos de neg?cios virtuais. Um modelo de neg?cio online que vem ganhando repercuss?o ? o dropshipping, sendo apresentado como um neg?cio de baixo custo e de f?cil operacionaliza??o. A pesquisa apresenta esse modelo de neg?cio como tamb?m o perfil e comportamento de compra dos consumidores inseridos nesse contexto. Quanto a sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, por gerar conhecimento e possibilitar a aplica??o pr?tica; descritiva por descrever o perfil e comportamento do consumidor online e relacionar esse comportamento com o com?rcio eletr?nico voltado para o modelo de neg?cio baseado em dropshipping. No tocante a sua abordagem a pesquisa ? quali-quantitativa, por buscar compreender o comportamento do consumidor do segmento online se utilizando de dados et?rios e econ?micos dos consumidores. O Google forms foi utilizado como instrumento de coleta de dados, com quest?es objetivas e a amostra se limitando a 39 respondentes, colaboradores de uma empresa do ramo do varejo f?sico e online. Os resultados da pesquisa apresentaram o perfil dos respondentes como sendo majoritariamente jovens com idade entre 20 e 29 anos, com sal?rios entre 2 e 3 sal?rios-m?nimos e que possuem o h?bito de comprar online motivados pela praticidade e por pre?os mais acess?veis. Optando por sites de produtos importados, geralmente compram itens com pre?os de at? U$50,00 d?lares. Ainda a pesquisa mostrou as redes sociais como um potencial meio de comunica??o para se divulgar produtos e prospectar clientes, destacando as avalia??es dos produtos dispon?veis no site do vendedor, experi?ncias anteriores e indica??o de algu?m do grupo social como os principais fatores de influ?ncia da decis?o de compra. Por fim, o estudo traz conhecimento te?rico sobre dropshipping como modelo de neg?cio e a percep??o dos respondentes da pesquisa a esse respeito, tendo a pesquisa revelado que a maior parte dos respondentes tem uma ideia do que seja ou sabem bem do que se trata dropshipping e que acreditam ser uma boa op??o de neg?cioSubmitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-12-20T13:19:11Z No. of bitstreams: 1 Felipe Lopes do Nascimento - Empreendedorismo -o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping.pdf: 1599502 bytes, checksum: 23234e14145789295fab20cea40ff311 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-20T13:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Lopes do Nascimento - Empreendedorismo -o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping.pdf: 1599502 bytes, checksum: 23234e14145789295fab20cea40ff311 (MD5) Previous issue date: 2023-12-20EmpreendedorismoCom?rcio Eletr?nicoModelo de neg?cioE-commerceComportamento do consumidorDropshippingEmpreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshippinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?baORIGINALFelipe Lopes do Nascimento - Empreendedorismo -o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping.pdfFelipe Lopes do Nascimento - Empreendedorismo -o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping.pdfapplication/pdf1599502http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3416/1/Felipe+Lopes+do+Nascimento+-+Empreendedorismo+-o+perfil+e+comportamento+do+consumidor+do+com%C3%A9rcio+eletr%C3%B4nico+e+a+sua+percep%C3%A7%C3%A3o+sobre+o+modelo+de+neg%C3%B3cio+dropshipping.pdf23234e14145789295fab20cea40ff311MD51177683/34162023-12-20 10:19:11.865oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-20T13:19:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
title |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
spellingShingle |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping Nascimento, Felipe Lopes do Empreendedorismo Com?rcio Eletr?nico Modelo de neg?cio E-commerce Comportamento do consumidor Dropshipping |
title_short |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
title_full |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
title_fullStr |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
title_sort |
Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do com?rcio eletr?nico e a sua percep??o sobre o modelo de neg?cio dropshipping |
author |
Nascimento, Felipe Lopes do |
author_facet |
Nascimento, Felipe Lopes do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Felipe Lopes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Com?rcio Eletr?nico Modelo de neg?cio E-commerce Comportamento do consumidor Dropshipping |
topic |
Empreendedorismo Com?rcio Eletr?nico Modelo de neg?cio E-commerce Comportamento do consumidor Dropshipping |
description |
Com os avan?os tecnol?gicos atuais, vivenciamos uma verdadeira mudan?a de rota na economia global. O setor terci?rio (setor da economia voltado para com?rcio e servi?os) incorporou novos modelos de neg?cios, se permitindo explorar os modelos de neg?cios virtuais. Um modelo de neg?cio online que vem ganhando repercuss?o ? o dropshipping, sendo apresentado como um neg?cio de baixo custo e de f?cil operacionaliza??o. A pesquisa apresenta esse modelo de neg?cio como tamb?m o perfil e comportamento de compra dos consumidores inseridos nesse contexto. Quanto a sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, por gerar conhecimento e possibilitar a aplica??o pr?tica; descritiva por descrever o perfil e comportamento do consumidor online e relacionar esse comportamento com o com?rcio eletr?nico voltado para o modelo de neg?cio baseado em dropshipping. No tocante a sua abordagem a pesquisa ? quali-quantitativa, por buscar compreender o comportamento do consumidor do segmento online se utilizando de dados et?rios e econ?micos dos consumidores. O Google forms foi utilizado como instrumento de coleta de dados, com quest?es objetivas e a amostra se limitando a 39 respondentes, colaboradores de uma empresa do ramo do varejo f?sico e online. Os resultados da pesquisa apresentaram o perfil dos respondentes como sendo majoritariamente jovens com idade entre 20 e 29 anos, com sal?rios entre 2 e 3 sal?rios-m?nimos e que possuem o h?bito de comprar online motivados pela praticidade e por pre?os mais acess?veis. Optando por sites de produtos importados, geralmente compram itens com pre?os de at? U$50,00 d?lares. Ainda a pesquisa mostrou as redes sociais como um potencial meio de comunica??o para se divulgar produtos e prospectar clientes, destacando as avalia??es dos produtos dispon?veis no site do vendedor, experi?ncias anteriores e indica??o de algu?m do grupo social como os principais fatores de influ?ncia da decis?o de compra. Por fim, o estudo traz conhecimento te?rico sobre dropshipping como modelo de neg?cio e a percep??o dos respondentes da pesquisa a esse respeito, tendo a pesquisa revelado que a maior parte dos respondentes tem uma ideia do que seja ou sabem bem do que se trata dropshipping e que acreditam ser uma boa op??o de neg?cio |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-20T13:19:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-20T13:19:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3416 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3416/1/Felipe+Lopes+do+Nascimento+-+Empreendedorismo+-o+perfil+e+comportamento+do+consumidor+do+com%C3%A9rcio+eletr%C3%B4nico+e+a+sua+percep%C3%A7%C3%A3o+sobre+o+modelo+de+neg%C3%B3cio+dropshipping.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23234e14145789295fab20cea40ff311 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452845912064 |