Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538
Resumo: O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matem?tica Cr?tica enquanto uma categoria de proposta de leitura matem?tica da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ci?ncia. Neste sentido, a problem?tica desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribui??es da Matem?tica Cr?tica para a ?rea da Educa??o B?sica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional p?blico brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matem?tica Cr?tica. Como objetivos espec?ficos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplica??o da Matem?tica Cr?tica bem como a descri??o dessas pr?ticas a partir de publica??es acad?micas. Para isto, foram trazidas como aporte te?rico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D?Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribu?ram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplica??o da Matem?tica, sob o vi?s da constru??o cr?tica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ?nfase em pesquisa explorat?ria e bibliogr?fica, na qual a Educa??o Matem?tica Cr?tica ? apresentada como mecanismo de leitura cr?tica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discuss?es deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento cr?tico nos estudantes, percebendo a matem?tica como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estrat?gias educacionais incluem resolu??o de problemas contextualizados, an?lise de dados e discuss?es cr?ticas, facilitando a compreens?o de opera??es frequentemente rejeitadas por parecerem inacess?veis. Pode-se considerar que a Educa??o Matem?tica Cr?tica assume a condi??o de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai al?m da Matem?tica convencional, favorecendo a constru??o de um conhecimento matem?tico integrado ? leitura cr?tica da realidade.
id IFPB_1a4710ad463dcae3f49591dcb0549ab6
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3538
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva2024-02-07T10:56:14Z2024-02-07T10:56:14Z2023-12-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matem?tica Cr?tica enquanto uma categoria de proposta de leitura matem?tica da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ci?ncia. Neste sentido, a problem?tica desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribui??es da Matem?tica Cr?tica para a ?rea da Educa??o B?sica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional p?blico brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matem?tica Cr?tica. Como objetivos espec?ficos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplica??o da Matem?tica Cr?tica bem como a descri??o dessas pr?ticas a partir de publica??es acad?micas. Para isto, foram trazidas como aporte te?rico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D?Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribu?ram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplica??o da Matem?tica, sob o vi?s da constru??o cr?tica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ?nfase em pesquisa explorat?ria e bibliogr?fica, na qual a Educa??o Matem?tica Cr?tica ? apresentada como mecanismo de leitura cr?tica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discuss?es deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento cr?tico nos estudantes, percebendo a matem?tica como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estrat?gias educacionais incluem resolu??o de problemas contextualizados, an?lise de dados e discuss?es cr?ticas, facilitando a compreens?o de opera??es frequentemente rejeitadas por parecerem inacess?veis. Pode-se considerar que a Educa??o Matem?tica Cr?tica assume a condi??o de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai al?m da Matem?tica convencional, favorecendo a constru??o de um conhecimento matem?tico integrado ? leitura cr?tica da realidade.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-02-07T10:56:14Z No. of bitstreams: 1 TCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdf: 453135 bytes, checksum: cae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-07T10:56:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdf: 453135 bytes, checksum: cae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859 (MD5) Previous issue date: 2023-12-04Ensino de matem?ticaEduca??o b?sicaMatem?tica cr?ticaCidadaniaConhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdfTCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdfapplication/pdf453135http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3538/1/TCC+Gildisnara+Tatiane+da+Silva+Sousa.pdfcae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859MD51177683/35382024-02-07 07:56:14.338oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-02-07T10:56:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
title Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
spellingShingle Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva
Ensino de matem?tica
Educa??o b?sica
Matem?tica cr?tica
Cidadania
title_short Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
title_full Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
title_fullStr Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
title_full_unstemmed Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
title_sort Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
author Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva
author_facet Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matem?tica
Educa??o b?sica
Matem?tica cr?tica
Cidadania
topic Ensino de matem?tica
Educa??o b?sica
Matem?tica cr?tica
Cidadania
description O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matem?tica Cr?tica enquanto uma categoria de proposta de leitura matem?tica da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ci?ncia. Neste sentido, a problem?tica desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribui??es da Matem?tica Cr?tica para a ?rea da Educa??o B?sica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional p?blico brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matem?tica Cr?tica. Como objetivos espec?ficos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplica??o da Matem?tica Cr?tica bem como a descri??o dessas pr?ticas a partir de publica??es acad?micas. Para isto, foram trazidas como aporte te?rico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D?Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribu?ram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplica??o da Matem?tica, sob o vi?s da constru??o cr?tica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ?nfase em pesquisa explorat?ria e bibliogr?fica, na qual a Educa??o Matem?tica Cr?tica ? apresentada como mecanismo de leitura cr?tica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discuss?es deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento cr?tico nos estudantes, percebendo a matem?tica como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estrat?gias educacionais incluem resolu??o de problemas contextualizados, an?lise de dados e discuss?es cr?ticas, facilitando a compreens?o de opera??es frequentemente rejeitadas por parecerem inacess?veis. Pode-se considerar que a Educa??o Matem?tica Cr?tica assume a condi??o de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai al?m da Matem?tica convencional, favorecendo a constru??o de um conhecimento matem?tico integrado ? leitura cr?tica da realidade.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-07T10:56:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-07T10:56:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3538/1/TCC+Gildisnara+Tatiane+da+Silva+Sousa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1823422320377593856