Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538 |
Resumo: | O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matem?tica Cr?tica enquanto uma categoria de proposta de leitura matem?tica da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ci?ncia. Neste sentido, a problem?tica desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribui??es da Matem?tica Cr?tica para a ?rea da Educa??o B?sica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional p?blico brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matem?tica Cr?tica. Como objetivos espec?ficos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplica??o da Matem?tica Cr?tica bem como a descri??o dessas pr?ticas a partir de publica??es acad?micas. Para isto, foram trazidas como aporte te?rico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D?Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribu?ram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplica??o da Matem?tica, sob o vi?s da constru??o cr?tica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ?nfase em pesquisa explorat?ria e bibliogr?fica, na qual a Educa??o Matem?tica Cr?tica ? apresentada como mecanismo de leitura cr?tica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discuss?es deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento cr?tico nos estudantes, percebendo a matem?tica como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estrat?gias educacionais incluem resolu??o de problemas contextualizados, an?lise de dados e discuss?es cr?ticas, facilitando a compreens?o de opera??es frequentemente rejeitadas por parecerem inacess?veis. Pode-se considerar que a Educa??o Matem?tica Cr?tica assume a condi??o de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai al?m da Matem?tica convencional, favorecendo a constru??o de um conhecimento matem?tico integrado ? leitura cr?tica da realidade. |
id |
IFPB_1a4710ad463dcae3f49591dcb0549ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3538 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva2024-02-07T10:56:14Z2024-02-07T10:56:14Z2023-12-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matem?tica Cr?tica enquanto uma categoria de proposta de leitura matem?tica da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ci?ncia. Neste sentido, a problem?tica desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribui??es da Matem?tica Cr?tica para a ?rea da Educa??o B?sica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional p?blico brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matem?tica Cr?tica. Como objetivos espec?ficos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplica??o da Matem?tica Cr?tica bem como a descri??o dessas pr?ticas a partir de publica??es acad?micas. Para isto, foram trazidas como aporte te?rico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D?Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribu?ram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplica??o da Matem?tica, sob o vi?s da constru??o cr?tica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ?nfase em pesquisa explorat?ria e bibliogr?fica, na qual a Educa??o Matem?tica Cr?tica ? apresentada como mecanismo de leitura cr?tica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discuss?es deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento cr?tico nos estudantes, percebendo a matem?tica como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estrat?gias educacionais incluem resolu??o de problemas contextualizados, an?lise de dados e discuss?es cr?ticas, facilitando a compreens?o de opera??es frequentemente rejeitadas por parecerem inacess?veis. Pode-se considerar que a Educa??o Matem?tica Cr?tica assume a condi??o de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai al?m da Matem?tica convencional, favorecendo a constru??o de um conhecimento matem?tico integrado ? leitura cr?tica da realidade.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2024-02-07T10:56:14Z No. of bitstreams: 1 TCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdf: 453135 bytes, checksum: cae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-07T10:56:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdf: 453135 bytes, checksum: cae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859 (MD5) Previous issue date: 2023-12-04Ensino de matem?ticaEduca??o b?sicaMatem?tica cr?ticaCidadaniaConhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdfTCC Gildisnara Tatiane da Silva Sousa.pdfapplication/pdf453135http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3538/1/TCC+Gildisnara+Tatiane+da+Silva+Sousa.pdfcae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859MD51177683/35382024-02-07 07:56:14.338oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-02-07T10:56:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
title |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
spellingShingle |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva Ensino de matem?tica Educa??o b?sica Matem?tica cr?tica Cidadania |
title_short |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
title_full |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
title_fullStr |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
title_full_unstemmed |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
title_sort |
Conhecendo a matem?tica cr?tica: ensaios entre conceitos e projetos |
author |
Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva |
author_facet |
Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Gildisnara Tatiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matem?tica Educa??o b?sica Matem?tica cr?tica Cidadania |
topic |
Ensino de matem?tica Educa??o b?sica Matem?tica cr?tica Cidadania |
description |
O presente trabalho traz como tema um olhar sobre Matem?tica Cr?tica enquanto uma categoria de proposta de leitura matem?tica da realidade e, ao mesmo tempo, um instrumento de ensino dessa ci?ncia. Neste sentido, a problem?tica desta pesquisa volta-se para as possibilidades e contribui??es da Matem?tica Cr?tica para a ?rea da Educa??o B?sica, especialmente nos anos iniciais do sistema educacional p?blico brasileiro. Delineamos, como objetivo geral compreender os conceitos principais da Matem?tica Cr?tica. Como objetivos espec?ficos: selecionar trabalhos que demonstrem a aplica??o da Matem?tica Cr?tica bem como a descri??o dessas pr?ticas a partir de publica??es acad?micas. Para isto, foram trazidas como aporte te?rico as propostas dos pensadores Freire (1987, 2020, 2021), D?Ambrosio (1986, 2001, 2012), Skovsmose (1994, 2008, 2013, 2014) e outros que contribu?ram com uma nova perspectiva dos conceitos e da aplica??o da Matem?tica, sob o vi?s da constru??o cr?tica e social. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa com ?nfase em pesquisa explorat?ria e bibliogr?fica, na qual a Educa??o Matem?tica Cr?tica ? apresentada como mecanismo de leitura cr?tica da realidade, discutindo estudos de caso como os apresentados por Faustino (2018), Silva (2013) e Ronchetti (2018). Como resultados e discuss?es deste estudo, pode-se observar que as pesquisas mencionadas se pautaram no desenvolvimento do pensamento cr?tico nos estudantes, percebendo a matem?tica como uma ferramenta para analisar, questionar e transformar o mundo. Essas estrat?gias educacionais incluem resolu??o de problemas contextualizados, an?lise de dados e discuss?es cr?ticas, facilitando a compreens?o de opera??es frequentemente rejeitadas por parecerem inacess?veis. Pode-se considerar que a Educa??o Matem?tica Cr?tica assume a condi??o de ser uma abordagem reflexiva e ampla que vai al?m da Matem?tica convencional, favorecendo a constru??o de um conhecimento matem?tico integrado ? leitura cr?tica da realidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-07T10:56:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-07T10:56:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3538/1/TCC+Gildisnara+Tatiane+da+Silva+Sousa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cae4a1b6e1a677ecbb78021b107b5859 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422320377593856 |