As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1915 |
Resumo: | A Matem?tica est? presente em nossas vidas desde o prim?rdio da natureza humana onde tudo quase tudo ? matem?tica gira em torno de n?meros, medidas, opera??es, figuras geom?tricas. A Etnomatem?tica tem como finalidade de reconhecer a cultura plural, que ? respons?vel pela constitui??o do pa?s e tendo como origem entender o fazer e o saber matem?tico. Esse estudo teve como objetivo principal mostrar as principais contribui??es da Etnomatem?tica no processo de ensino e aprendizagem da Matem?tica e consequentemente, a import?ncia que essas contribui??es t?m contribu?do para a compreens?o da Matem?tica. Trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica com uma abordagem qualitativa que teve como base com aporte te?rico de Elivaldo Serr?o Cust?dio (2020), Ubiratan D`Ambr?sio (2015) e Paulo Freire (2020), entre outros autores que pautam uma discuss?o sobre a tem?tica em foco. Neste trabalho ? poss?vel perceber algumas caracter?sticas marcantes em rela??o ? matem?tica n?o ser mais o ?nico foco da aula, ela tamb?m est? envolvida na aprendizagem no sentido de que o conte?do ? importante para os alunos. Eles s?o colocados no centro do processo educacional. Constatou-se que, a Etnomatem?tica contribui no processo de ensino aprendizagem da Matem?tica, possibilitando lidar com as Matem?ticas universais sob v?rias ?ticas, prop?em um ensino e aprendizado mais significativo e cr?tico, e al?m de tudo, respeitar o aprendizado n?o acad?mico do estudante. |
id |
IFPB_94371e50438d2feb37db3cb4eaa08111 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1915 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Iratan Cir?aco daCunha, Douglas da SilvaFreire, Fernando de OliveiraOliveira, Joseilda Alves de2022-05-04T02:49:13Z2022-05-04T02:49:13Z2021-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1915A Matem?tica est? presente em nossas vidas desde o prim?rdio da natureza humana onde tudo quase tudo ? matem?tica gira em torno de n?meros, medidas, opera??es, figuras geom?tricas. A Etnomatem?tica tem como finalidade de reconhecer a cultura plural, que ? respons?vel pela constitui??o do pa?s e tendo como origem entender o fazer e o saber matem?tico. Esse estudo teve como objetivo principal mostrar as principais contribui??es da Etnomatem?tica no processo de ensino e aprendizagem da Matem?tica e consequentemente, a import?ncia que essas contribui??es t?m contribu?do para a compreens?o da Matem?tica. Trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica com uma abordagem qualitativa que teve como base com aporte te?rico de Elivaldo Serr?o Cust?dio (2020), Ubiratan D`Ambr?sio (2015) e Paulo Freire (2020), entre outros autores que pautam uma discuss?o sobre a tem?tica em foco. Neste trabalho ? poss?vel perceber algumas caracter?sticas marcantes em rela??o ? matem?tica n?o ser mais o ?nico foco da aula, ela tamb?m est? envolvida na aprendizagem no sentido de que o conte?do ? importante para os alunos. Eles s?o colocados no centro do processo educacional. Constatou-se que, a Etnomatem?tica contribui no processo de ensino aprendizagem da Matem?tica, possibilitando lidar com as Matem?ticas universais sob v?rias ?ticas, prop?em um ensino e aprendizado mais significativo e cr?tico, e al?m de tudo, respeitar o aprendizado n?o acad?mico do estudante.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-05-03T12:04:06Z No. of bitstreams: 2 AS CONTRIBUI??ES DA ETNOMATEM?TICA PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA ESCOLAR.pdf: 619335 bytes, checksum: 9e7571eac0a07e944ec4784d66a3fdbb (MD5) Ata de Defesa_Iratan.pdf: 396330 bytes, checksum: a0dea4084c3bd163ab93198eeeffe12d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-04T02:49:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 AS CONTRIBUI??ES DA ETNOMATEM?TICA PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA ESCOLAR.pdf: 619335 bytes, checksum: 9e7571eac0a07e944ec4784d66a3fdbb (MD5) Ata de Defesa_Iratan.pdf: 396330 bytes, checksum: a0dea4084c3bd163ab93198eeeffe12d (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-04T02:49:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AS CONTRIBUI??ES DA ETNOMATEM?TICA PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA ESCOLAR.pdf: 619335 bytes, checksum: 9e7571eac0a07e944ec4784d66a3fdbb (MD5) Ata de Defesa_Iratan.pdf: 396330 bytes, checksum: a0dea4084c3bd163ab93198eeeffe12d (MD5) Previous issue date: 2021-06Etnomatem?ticaEnsino AprendizagemEduca??o Matem?ticaAs contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAS CONTRIBUI??ES DA ETNOMATEM?TICA PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA ESCOLAR.pdfAS CONTRIBUI??ES DA ETNOMATEM?TICA PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA ESCOLAR.pdfapplication/pdf619335http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1915/1/AS+CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DA+ETNOMATEM%C3%81TICA+PARA+PROCESSO+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM+DE+MATEM%C3%81TICA+ESCOLAR.pdf9e7571eac0a07e944ec4784d66a3fdbbMD51Ata de Defesa_Iratan.pdfAta de Defesa_Iratan.pdfapplication/pdf396330http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1915/2/Ata+de+Defesa_Iratan.pdfa0dea4084c3bd163ab93198eeeffe12dMD52177683/19152022-05-03 23:49:13.462oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1915Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-04T02:49:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
title |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
spellingShingle |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar Silva, Iratan Cir?aco da Etnomatem?tica Ensino Aprendizagem Educa??o Matem?tica |
title_short |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
title_full |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
title_fullStr |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
title_full_unstemmed |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
title_sort |
As contribui??es da etnomatem?tica para processo de ensino e aprendizagem de matem?tica escolar |
author |
Silva, Iratan Cir?aco da |
author_facet |
Silva, Iratan Cir?aco da Cunha, Douglas da Silva Freire, Fernando de Oliveira Oliveira, Joseilda Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Douglas da Silva Freire, Fernando de Oliveira Oliveira, Joseilda Alves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Iratan Cir?aco da Cunha, Douglas da Silva Freire, Fernando de Oliveira Oliveira, Joseilda Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatem?tica Ensino Aprendizagem Educa??o Matem?tica |
topic |
Etnomatem?tica Ensino Aprendizagem Educa??o Matem?tica |
description |
A Matem?tica est? presente em nossas vidas desde o prim?rdio da natureza humana onde tudo quase tudo ? matem?tica gira em torno de n?meros, medidas, opera??es, figuras geom?tricas. A Etnomatem?tica tem como finalidade de reconhecer a cultura plural, que ? respons?vel pela constitui??o do pa?s e tendo como origem entender o fazer e o saber matem?tico. Esse estudo teve como objetivo principal mostrar as principais contribui??es da Etnomatem?tica no processo de ensino e aprendizagem da Matem?tica e consequentemente, a import?ncia que essas contribui??es t?m contribu?do para a compreens?o da Matem?tica. Trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica com uma abordagem qualitativa que teve como base com aporte te?rico de Elivaldo Serr?o Cust?dio (2020), Ubiratan D`Ambr?sio (2015) e Paulo Freire (2020), entre outros autores que pautam uma discuss?o sobre a tem?tica em foco. Neste trabalho ? poss?vel perceber algumas caracter?sticas marcantes em rela??o ? matem?tica n?o ser mais o ?nico foco da aula, ela tamb?m est? envolvida na aprendizagem no sentido de que o conte?do ? importante para os alunos. Eles s?o colocados no centro do processo educacional. Constatou-se que, a Etnomatem?tica contribui no processo de ensino aprendizagem da Matem?tica, possibilitando lidar com as Matem?ticas universais sob v?rias ?ticas, prop?em um ensino e aprendizado mais significativo e cr?tico, e al?m de tudo, respeitar o aprendizado n?o acad?mico do estudante. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T02:49:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-04T02:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1915 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1915/1/AS+CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DA+ETNOMATEM%C3%81TICA+PARA+PROCESSO+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM+DE+MATEM%C3%81TICA+ESCOLAR.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1915/2/Ata+de+Defesa_Iratan.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e7571eac0a07e944ec4784d66a3fdbb a0dea4084c3bd163ab93198eeeffe12d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422310863863808 |