ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3429 |
Resumo: | No presente trabalho, o objetivo ? analisar abordagens da Matem?tica Financeira no curso de Licenciatura em Matem?tica na perspectiva da Educa??o Matem?tica Cr?tica. A pesquisa, classificada como qualitativa de cunho explorat?rio, designada como estudo de caso, foi desenvolvida com professores que ministram ou j? ministraram a disciplina de Matem?tica Financeira e com alunos que cursavam essa disciplina no momento da pesquisa, tendo como contexto o curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba, campus Campina Grande. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com esses professores e com a aplica??o de um question?rio a uma turma cursante da disciplina de Matem?tica Financeira. Para a an?lise dos dados produzidos, optamos por dividir em tr?s t?picos, no primeiro dialogamos com cada questionamento feito na entrevista aos professores. No segundo, trazemos as percep??es dos alunos sobre a disciplina. Ao final, discutimos o entrela?amento de percep??es entre professores e alunos sobre a tem?tica proposta. Os dados evidenciam que os professores participantes da pesquisa buscam meios para uma abordagem cr?tica e consciente da disciplina, como a utiliza??o da metodologia da resolu??o de problemas. A partir dos relatos dos alunos, tivemos a comprova??o dessa forma??o cr?tica, onde obtivemos respostas relacionadas a import?ncia e aplica??o da Matem?tica Financeira no cotidiano. Assim, evidenciamos que a abordagem da Matem?tica Financeira n?o est? voltada apenas para aos c?lculos matem?ticos, incluindo nas discuss?es da disciplina quest?es sociais, cr?ticas e relacionadas ao contexto dos estudantes, o que est? de acordo com a perspectiva da Educa??o Matem?tica Cr?tica. Realizar uma pesquisa como essa ? de extrema import?ncia, uma vez que, colabora com o processo de ensino e aprendizagem, buscando contribui??es para o progresso do ensino da Matem?tica Financeira. |
id |
IFPB_7cfb11d10319113c75a83f73894eba56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3429 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Caio Vin?cius da2023-12-26T14:17:31Z2023-12-26T14:17:31Z2023-12-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3429No presente trabalho, o objetivo ? analisar abordagens da Matem?tica Financeira no curso de Licenciatura em Matem?tica na perspectiva da Educa??o Matem?tica Cr?tica. A pesquisa, classificada como qualitativa de cunho explorat?rio, designada como estudo de caso, foi desenvolvida com professores que ministram ou j? ministraram a disciplina de Matem?tica Financeira e com alunos que cursavam essa disciplina no momento da pesquisa, tendo como contexto o curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba, campus Campina Grande. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com esses professores e com a aplica??o de um question?rio a uma turma cursante da disciplina de Matem?tica Financeira. Para a an?lise dos dados produzidos, optamos por dividir em tr?s t?picos, no primeiro dialogamos com cada questionamento feito na entrevista aos professores. No segundo, trazemos as percep??es dos alunos sobre a disciplina. Ao final, discutimos o entrela?amento de percep??es entre professores e alunos sobre a tem?tica proposta. Os dados evidenciam que os professores participantes da pesquisa buscam meios para uma abordagem cr?tica e consciente da disciplina, como a utiliza??o da metodologia da resolu??o de problemas. A partir dos relatos dos alunos, tivemos a comprova??o dessa forma??o cr?tica, onde obtivemos respostas relacionadas a import?ncia e aplica??o da Matem?tica Financeira no cotidiano. Assim, evidenciamos que a abordagem da Matem?tica Financeira n?o est? voltada apenas para aos c?lculos matem?ticos, incluindo nas discuss?es da disciplina quest?es sociais, cr?ticas e relacionadas ao contexto dos estudantes, o que est? de acordo com a perspectiva da Educa??o Matem?tica Cr?tica. Realizar uma pesquisa como essa ? de extrema import?ncia, uma vez que, colabora com o processo de ensino e aprendizagem, buscando contribui??es para o progresso do ensino da Matem?tica Financeira.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-12-26T14:16:47Z No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 1152670 bytes, checksum: 796165e40b5da99be31e53c6ade97ac9 (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-12-26T14:17:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 1152670 bytes, checksum: 796165e40b5da99be31e53c6ade97ac9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-26T14:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 1152670 bytes, checksum: 796165e40b5da99be31e53c6ade97ac9 (MD5) Previous issue date: 2023-12-26Educa??o Matem?ticaMatem?tica FinanceiraEduca??o Matem?tica Cr?ticaForma??o inicialABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMonografia.pdfMonografia.pdfapplication/pdf1152670http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3429/1/Monografia.pdf796165e40b5da99be31e53c6ade97ac9MD51177683/34292023-12-26 11:17:31.486oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-26T14:17:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
title |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
spellingShingle |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA SILVA, Caio Vin?cius da Educa??o Matem?tica Matem?tica Financeira Educa??o Matem?tica Cr?tica Forma??o inicial |
title_short |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
title_full |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
title_fullStr |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
title_full_unstemmed |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
title_sort |
ABORDAGENS DA MATEM?TICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA: UMA AN?LISE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA |
author |
SILVA, Caio Vin?cius da |
author_facet |
SILVA, Caio Vin?cius da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Caio Vin?cius da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o Matem?tica Matem?tica Financeira Educa??o Matem?tica Cr?tica Forma??o inicial |
topic |
Educa??o Matem?tica Matem?tica Financeira Educa??o Matem?tica Cr?tica Forma??o inicial |
description |
No presente trabalho, o objetivo ? analisar abordagens da Matem?tica Financeira no curso de Licenciatura em Matem?tica na perspectiva da Educa??o Matem?tica Cr?tica. A pesquisa, classificada como qualitativa de cunho explorat?rio, designada como estudo de caso, foi desenvolvida com professores que ministram ou j? ministraram a disciplina de Matem?tica Financeira e com alunos que cursavam essa disciplina no momento da pesquisa, tendo como contexto o curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba, campus Campina Grande. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com esses professores e com a aplica??o de um question?rio a uma turma cursante da disciplina de Matem?tica Financeira. Para a an?lise dos dados produzidos, optamos por dividir em tr?s t?picos, no primeiro dialogamos com cada questionamento feito na entrevista aos professores. No segundo, trazemos as percep??es dos alunos sobre a disciplina. Ao final, discutimos o entrela?amento de percep??es entre professores e alunos sobre a tem?tica proposta. Os dados evidenciam que os professores participantes da pesquisa buscam meios para uma abordagem cr?tica e consciente da disciplina, como a utiliza??o da metodologia da resolu??o de problemas. A partir dos relatos dos alunos, tivemos a comprova??o dessa forma??o cr?tica, onde obtivemos respostas relacionadas a import?ncia e aplica??o da Matem?tica Financeira no cotidiano. Assim, evidenciamos que a abordagem da Matem?tica Financeira n?o est? voltada apenas para aos c?lculos matem?ticos, incluindo nas discuss?es da disciplina quest?es sociais, cr?ticas e relacionadas ao contexto dos estudantes, o que est? de acordo com a perspectiva da Educa??o Matem?tica Cr?tica. Realizar uma pesquisa como essa ? de extrema import?ncia, uma vez que, colabora com o processo de ensino e aprendizagem, buscando contribui??es para o progresso do ensino da Matem?tica Financeira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-26T14:17:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-26T14:17:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3429 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3429/1/Monografia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
796165e40b5da99be31e53c6ade97ac9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452860592128 |