USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2383 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sobre a utiliza??o da plataforma de aprendizado ?Kahoot?, como ferramenta estrat?gica que possibilite uma aprendizagem inclusiva e din?mica no Curso T?cnico em edifica??es. A utiliza??o de ferramentas digitais como mediadoras nos processos de ensino e aprendizagem vem sendo objeto de estudo por diversos pesquisadores da educa??o, a fim de favorecer um processo de ensino e aprendizado com maior autonomia, intera??es, permitindo a uni?o de conceitos com tecnologia. Essas que ganharam ainda mais visibilidade no contexto do processo de ensino aprendizagem nos ?ltimos anos, quando da necessidade de adapta??o dos docentes e discentes aos processos frente a situa??o de pandemia, uma vez que as tecnologias digitais de informa??o e comunica??o no ensino on-line aparecem como alternativas para levar adiante as pr?ticas educativas formais, utilizadas como para manter os alunos ativos, minimizando as consequ?ncias que as pol?ticas de isolamento social causou nas atividades acad?micas. Dessa forma, este trabalho tem a inten??o de analisar as contribui??es do uso da ?Kahoot? como estrat?gia para ensino por meio de uma proposta de interven??o pedag?gica a ser utilizada na sala de aula com jovens e adultos do curso t?cnico de edifica??es com aulas remotas. Os resultados deste estudo, a partir dos referenciais te?ricos apontaram que a ferramenta ?Kahoot? possibilita despertar o engajamento dos estudantes nos conte?dos pedag?gicos mediante a competi??o colaborativa on-line, sendo essa proposta pedag?gica um forte instrumento de ensino. |
id |
IFPB_1a9f4eb6039fd38579a7aa7b366b9c7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2383 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA2022-09-12T17:47:50Z2022-09-12T17:47:50Z2022-04-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2383Este trabalho apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sobre a utiliza??o da plataforma de aprendizado ?Kahoot?, como ferramenta estrat?gica que possibilite uma aprendizagem inclusiva e din?mica no Curso T?cnico em edifica??es. A utiliza??o de ferramentas digitais como mediadoras nos processos de ensino e aprendizagem vem sendo objeto de estudo por diversos pesquisadores da educa??o, a fim de favorecer um processo de ensino e aprendizado com maior autonomia, intera??es, permitindo a uni?o de conceitos com tecnologia. Essas que ganharam ainda mais visibilidade no contexto do processo de ensino aprendizagem nos ?ltimos anos, quando da necessidade de adapta??o dos docentes e discentes aos processos frente a situa??o de pandemia, uma vez que as tecnologias digitais de informa??o e comunica??o no ensino on-line aparecem como alternativas para levar adiante as pr?ticas educativas formais, utilizadas como para manter os alunos ativos, minimizando as consequ?ncias que as pol?ticas de isolamento social causou nas atividades acad?micas. Dessa forma, este trabalho tem a inten??o de analisar as contribui??es do uso da ?Kahoot? como estrat?gia para ensino por meio de uma proposta de interven??o pedag?gica a ser utilizada na sala de aula com jovens e adultos do curso t?cnico de edifica??es com aulas remotas. Os resultados deste estudo, a partir dos referenciais te?ricos apontaram que a ferramenta ?Kahoot? possibilita despertar o engajamento dos estudantes nos conte?dos pedag?gicos mediante a competi??o colaborativa on-line, sendo essa proposta pedag?gica um forte instrumento de ensino.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-08T16:16:23Z No. of bitstreams: 3 AMANDA J?SSICA RODIGUES DA SILVA.pdf: 505172 bytes, checksum: 0c0bce8f9bd03ceb802958399ad697e1 (MD5) aMANDA2.pdf: 408037 bytes, checksum: c22b45b5b87a0ef7413160ca264c736d (MD5) AMANDA.pdf: 455976 bytes, checksum: 4c86e6a783d55d588b7342f74324c6e2 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Faltou o arquivo do Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC). Foram acrescentados A MAIS o Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo e a Ata de defesa do TCC. Solicitamos que o dep?sito seja refeito ou corrigido e que sejam carregados os seguintes documentos: 1 ? Arquivo do Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC). 2 ? Termo de Autoriza??o de Postagem no Reposit?rio Digital pelo Moderador. Consideramos que talvez N?O devam ser anexados documentos com o estatuto ?Documento Digitalizado Restrito?, apenas ?Documento Digitalizado Ostensivo (P?blico)?. N?o sabemos se Ata de Defesa faz as vezes da Folha de Aprova??o. A folha de aprova??o, entretanto, ? anexada ap?s a folha de rosto dos Trabalhos Acad?micos, conforme NBR 14724. O modo de armazenamento de TCC no Reposit?rio Digital ? indicado pela NOTA T?CNICA 1/2021 ? COPGLAT/DPG/PRPIPG/REITORIA/IFPB. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T19:07:47Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T15:38:44Z No. of bitstreams: 2 aMANDA2.pdf: 408037 bytes, checksum: c22b45b5b87a0ef7413160ca264c736d (MD5) AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA SILVA.pdf: 645695 bytes, checksum: 42e2c1fefd7cff5eb92ea029c321c6e8 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T17:47:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 aMANDA2.pdf: 408037 bytes, checksum: c22b45b5b87a0ef7413160ca264c736d (MD5) AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA SILVA.pdf: 645695 bytes, checksum: 42e2c1fefd7cff5eb92ea029c321c6e8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T17:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 aMANDA2.pdf: 408037 bytes, checksum: c22b45b5b87a0ef7413160ca264c736d (MD5) AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA SILVA.pdf: 645695 bytes, checksum: 42e2c1fefd7cff5eb92ea029c321c6e8 (MD5) Previous issue date: 2022-04-29N?O H?gamifica??o;kahoot;proposta;tecnologias digitais.USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC-ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALAMANDA J?SSICA RODRIGUES DA SILVA.pdfAMANDA J?SSICA RODRIGUES DA SILVA.pdfapplication/pdf645695http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2383/3/AMANDA+J%C3%89SSICA+RODRIGUES+DA+SILVA.pdf42e2c1fefd7cff5eb92ea029c321c6e8MD53aMANDA2.pdfaMANDA2.pdfapplication/pdf408037http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2383/2/aMANDA2.pdfc22b45b5b87a0ef7413160ca264c736dMD52177683/23832023-04-18 14:16:56.664oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:16:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA SILVA, AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA gamifica??o; kahoot; proposta; tecnologias digitais. |
title_short |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
USO DA FERRAMENTA DIGITAL ?KAHOOT? COMO ESTRAT?GIA INCLUSIVA E DIN?MICA PARA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
SILVA, AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA |
author_facet |
SILVA, AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, AMANDA J?SSICA RODRIGUES DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gamifica??o; kahoot; proposta; tecnologias digitais. |
topic |
gamifica??o; kahoot; proposta; tecnologias digitais. |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica sobre a utiliza??o da plataforma de aprendizado ?Kahoot?, como ferramenta estrat?gica que possibilite uma aprendizagem inclusiva e din?mica no Curso T?cnico em edifica??es. A utiliza??o de ferramentas digitais como mediadoras nos processos de ensino e aprendizagem vem sendo objeto de estudo por diversos pesquisadores da educa??o, a fim de favorecer um processo de ensino e aprendizado com maior autonomia, intera??es, permitindo a uni?o de conceitos com tecnologia. Essas que ganharam ainda mais visibilidade no contexto do processo de ensino aprendizagem nos ?ltimos anos, quando da necessidade de adapta??o dos docentes e discentes aos processos frente a situa??o de pandemia, uma vez que as tecnologias digitais de informa??o e comunica??o no ensino on-line aparecem como alternativas para levar adiante as pr?ticas educativas formais, utilizadas como para manter os alunos ativos, minimizando as consequ?ncias que as pol?ticas de isolamento social causou nas atividades acad?micas. Dessa forma, este trabalho tem a inten??o de analisar as contribui??es do uso da ?Kahoot? como estrat?gia para ensino por meio de uma proposta de interven??o pedag?gica a ser utilizada na sala de aula com jovens e adultos do curso t?cnico de edifica??es com aulas remotas. Os resultados deste estudo, a partir dos referenciais te?ricos apontaram que a ferramenta ?Kahoot? possibilita despertar o engajamento dos estudantes nos conte?dos pedag?gicos mediante a competi??o colaborativa on-line, sendo essa proposta pedag?gica um forte instrumento de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-12T17:47:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-12T17:47:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2383 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2383/3/AMANDA+J%C3%89SSICA+RODRIGUES+DA+SILVA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2383/2/aMANDA2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42e2c1fefd7cff5eb92ea029c321c6e8 c22b45b5b87a0ef7413160ca264c736d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444216131584 |