QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788 |
Resumo: | O ensino remoto tem se apresentado como a ?nica alternativa pedag?gica e did?tica vi?vel no enfrentamento aos obst?culos em que a educa??o tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as pr?ticas de ensino, o desest?mulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estrat?gias did?ticas efetivas durante esse per?odo, este projeto teve como objetivo utilizar a gamifica??o como uma estrat?gia de melhoria pedag?gica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo ?QuimicAtiva? nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execu??o e avalia??o, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na din?mica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de qu?mica na Escola Cidad? Integral Jo?o Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodol?gicas de ensino, e gerar par?metros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na pr?tica pedag?gica durante o ensino virtual, como tamb?m na motiva??o dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedica??o e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relev?ncia do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de l?ngua portuguesa e matem?tica, alinhados ao curr?culo da disciplina de qu?mica, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes. |
id |
IFPB_b024b0d965b0b7b26c3ed6bcd9161813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1788 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Eduardo, RaphaelSantos, SostenesGadelha, AntonioNascimento, Marcelo2022-01-25T14:13:03Z2022-01-25T14:13:03Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788O ensino remoto tem se apresentado como a ?nica alternativa pedag?gica e did?tica vi?vel no enfrentamento aos obst?culos em que a educa??o tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as pr?ticas de ensino, o desest?mulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estrat?gias did?ticas efetivas durante esse per?odo, este projeto teve como objetivo utilizar a gamifica??o como uma estrat?gia de melhoria pedag?gica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo ?QuimicAtiva? nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execu??o e avalia??o, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na din?mica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de qu?mica na Escola Cidad? Integral Jo?o Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodol?gicas de ensino, e gerar par?metros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na pr?tica pedag?gica durante o ensino virtual, como tamb?m na motiva??o dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedica??o e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relev?ncia do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de l?ngua portuguesa e matem?tica, alinhados ao curr?culo da disciplina de qu?mica, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-01-25T12:11:43Z No. of bitstreams: 2 QUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdf: 1156684 bytes, checksum: c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a (MD5) Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdf: 243249 bytes, checksum: 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-01-25T14:13:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 QUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdf: 1156684 bytes, checksum: c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a (MD5) Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdf: 243249 bytes, checksum: 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-25T14:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 QUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdf: 1156684 bytes, checksum: c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a (MD5) Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdf: 243249 bytes, checksum: 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 (MD5) Previous issue date: 2021-03Gamifica??oEnsino remotoTDIC?SQUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALQUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdfQUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdfapplication/pdf1156684http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/1/QUIMICATIVA+A+GAMIFICA%C3%87%C3%83O+COMO+ESTRATEGIA+PADAGOGICA%2C+MOTIVACIONAL+E+AVALIATIVA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO.pdfc67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815aMD51Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdfAta de defesa_Rapahel da SIlva.pdfapplication/pdf243249http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/2/Ata+de+defesa_Rapahel+da+SIlva.pdf91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2MD52177683/17882022-01-25 11:13:03.369oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-01-25T14:13:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
spellingShingle |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. Eduardo, Raphael Gamifica??o Ensino remoto TDIC?S |
title_short |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_full |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_fullStr |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_full_unstemmed |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_sort |
QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. |
author |
Eduardo, Raphael |
author_facet |
Eduardo, Raphael Santos, Sostenes Gadelha, Antonio Nascimento, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sostenes Gadelha, Antonio Nascimento, Marcelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo, Raphael Santos, Sostenes Gadelha, Antonio Nascimento, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamifica??o Ensino remoto TDIC?S |
topic |
Gamifica??o Ensino remoto TDIC?S |
description |
O ensino remoto tem se apresentado como a ?nica alternativa pedag?gica e did?tica vi?vel no enfrentamento aos obst?culos em que a educa??o tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as pr?ticas de ensino, o desest?mulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estrat?gias did?ticas efetivas durante esse per?odo, este projeto teve como objetivo utilizar a gamifica??o como uma estrat?gia de melhoria pedag?gica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo ?QuimicAtiva? nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execu??o e avalia??o, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na din?mica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de qu?mica na Escola Cidad? Integral Jo?o Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodol?gicas de ensino, e gerar par?metros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na pr?tica pedag?gica durante o ensino virtual, como tamb?m na motiva??o dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedica??o e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relev?ncia do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de l?ngua portuguesa e matem?tica, alinhados ao curr?culo da disciplina de qu?mica, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-25T14:13:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-25T14:13:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/1/QUIMICATIVA+A+GAMIFICA%C3%87%C3%83O+COMO+ESTRATEGIA+PADAGOGICA%2C+MOTIVACIONAL+E+AVALIATIVA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/2/Ata+de+defesa_Rapahel+da+SIlva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441175261184 |