QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo, Raphael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Sostenes, Gadelha, Antonio, Nascimento, Marcelo
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788
Resumo: O ensino remoto tem se apresentado como a ?nica alternativa pedag?gica e did?tica vi?vel no enfrentamento aos obst?culos em que a educa??o tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as pr?ticas de ensino, o desest?mulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estrat?gias did?ticas efetivas durante esse per?odo, este projeto teve como objetivo utilizar a gamifica??o como uma estrat?gia de melhoria pedag?gica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo ?QuimicAtiva? nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execu??o e avalia??o, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na din?mica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de qu?mica na Escola Cidad? Integral Jo?o Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodol?gicas de ensino, e gerar par?metros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na pr?tica pedag?gica durante o ensino virtual, como tamb?m na motiva??o dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedica??o e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relev?ncia do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de l?ngua portuguesa e matem?tica, alinhados ao curr?culo da disciplina de qu?mica, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes.
id IFPB_b024b0d965b0b7b26c3ed6bcd9161813
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1788
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Eduardo, RaphaelSantos, SostenesGadelha, AntonioNascimento, Marcelo2022-01-25T14:13:03Z2022-01-25T14:13:03Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788O ensino remoto tem se apresentado como a ?nica alternativa pedag?gica e did?tica vi?vel no enfrentamento aos obst?culos em que a educa??o tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as pr?ticas de ensino, o desest?mulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estrat?gias did?ticas efetivas durante esse per?odo, este projeto teve como objetivo utilizar a gamifica??o como uma estrat?gia de melhoria pedag?gica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo ?QuimicAtiva? nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execu??o e avalia??o, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na din?mica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de qu?mica na Escola Cidad? Integral Jo?o Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodol?gicas de ensino, e gerar par?metros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na pr?tica pedag?gica durante o ensino virtual, como tamb?m na motiva??o dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedica??o e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relev?ncia do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de l?ngua portuguesa e matem?tica, alinhados ao curr?culo da disciplina de qu?mica, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-01-25T12:11:43Z No. of bitstreams: 2 QUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdf: 1156684 bytes, checksum: c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a (MD5) Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdf: 243249 bytes, checksum: 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-01-25T14:13:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 QUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdf: 1156684 bytes, checksum: c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a (MD5) Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdf: 243249 bytes, checksum: 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-25T14:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 QUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdf: 1156684 bytes, checksum: c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a (MD5) Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdf: 243249 bytes, checksum: 91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2 (MD5) Previous issue date: 2021-03Gamifica??oEnsino remotoTDIC?SQUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALQUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdfQUIMICATIVA A GAMIFICA??O COMO ESTRATEGIA PADAGOGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.pdfapplication/pdf1156684http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/1/QUIMICATIVA+A+GAMIFICA%C3%87%C3%83O+COMO+ESTRATEGIA+PADAGOGICA%2C+MOTIVACIONAL+E+AVALIATIVA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO.pdfc67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815aMD51Ata de defesa_Rapahel da SIlva.pdfAta de defesa_Rapahel da SIlva.pdfapplication/pdf243249http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/2/Ata+de+defesa_Rapahel+da+SIlva.pdf91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2MD52177683/17882022-01-25 11:13:03.369oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-01-25T14:13:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
title QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
spellingShingle QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
Eduardo, Raphael
Gamifica??o
Ensino remoto
TDIC?S
title_short QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_full QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_fullStr QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_full_unstemmed QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_sort QUIMICATIVA: A GAMIFICA??O COMO ESTRAT?GIA PEDAG?GICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.
author Eduardo, Raphael
author_facet Eduardo, Raphael
Santos, Sostenes
Gadelha, Antonio
Nascimento, Marcelo
author_role author
author2 Santos, Sostenes
Gadelha, Antonio
Nascimento, Marcelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo, Raphael
Santos, Sostenes
Gadelha, Antonio
Nascimento, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Gamifica??o
Ensino remoto
TDIC?S
topic Gamifica??o
Ensino remoto
TDIC?S
description O ensino remoto tem se apresentado como a ?nica alternativa pedag?gica e did?tica vi?vel no enfrentamento aos obst?culos em que a educa??o tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as pr?ticas de ensino, o desest?mulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estrat?gias did?ticas efetivas durante esse per?odo, este projeto teve como objetivo utilizar a gamifica??o como uma estrat?gia de melhoria pedag?gica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo ?QuimicAtiva? nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execu??o e avalia??o, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na din?mica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de qu?mica na Escola Cidad? Integral Jo?o Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodol?gicas de ensino, e gerar par?metros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na pr?tica pedag?gica durante o ensino virtual, como tamb?m na motiva??o dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedica??o e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relev?ncia do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de l?ngua portuguesa e matem?tica, alinhados ao curr?culo da disciplina de qu?mica, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-25T14:13:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-25T14:13:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/1/QUIMICATIVA+A+GAMIFICA%C3%87%C3%83O+COMO+ESTRATEGIA+PADAGOGICA%2C+MOTIVACIONAL+E+AVALIATIVA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1788/2/Ata+de+defesa_Rapahel+da+SIlva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c67062e3b192c3026f8fcd9f7a77815a
91ee7570dba18141d4c4a5051cc1e2b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441175261184