UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ademar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Emilio, Santos, Kilmara, Gomes, Valdenes
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de F?sica atrav?s de temas s?cio-cient?ficos (TS) com enfoque na perspectiva da Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema ?Acidentes de tr?nsito?. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no ?ndice de acidentes de tr?nsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorr?ncia de acidentes com jovens que cursam o n?vel m?dio de ensino como v?timas fatais. Al?m de uma pesquisa bibliogr?fica sobre o tema em quest?o, foi realizada uma interven??o atrav?s de aula demonstrativa sobre ?As Leis de Newton e a seguran?a no Tr?nsito?, com o intuito de trabalhar os conceitos f?sicos a fim de conscientizar os alunos de que ? necess?rio respeitar-se as leis de tr?nsito e fazer-se o uso adequado dos itens b?sicos de seguran?a no tr?nsito. Foram elaborados dois question?rios avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro question?rio, indagava entre outras coisas, se na vis?o dos alunos os conceitos das Leis da F?sica estavam relacionados com fen?menos do cotidiano como o tr?nsito, ao passo que a maioria respondeu crer n?o haver nenhuma rela??o. No entanto, ap?s a aula, com base no segundo question?rio, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton ? de fundamental import?ncia na preven??o de acidentes de tr?nsito e mortes no contexto do tr?nsito. Assim, percebemos que quando o ensino de F?sica ? trabalhado atrav?s de abordagens tem?ticas de forma contextualizada, alcan?amos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necess?ria uma crescente discuss?o a respeito da fun??o social do ensino de F?sica, que venha permitir que o ensino desta ci?ncia se d? de forma conceitual e articulada com a realidade do aluno
id IFPB_20c5bfe92466cf098a735183e4f32c81
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1550
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, AdemarSilva, EmilioSantos, KilmaraGomes, Valdenes2021-07-02T17:57:07Z2021-07-02T17:57:07Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de F?sica atrav?s de temas s?cio-cient?ficos (TS) com enfoque na perspectiva da Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema ?Acidentes de tr?nsito?. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no ?ndice de acidentes de tr?nsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorr?ncia de acidentes com jovens que cursam o n?vel m?dio de ensino como v?timas fatais. Al?m de uma pesquisa bibliogr?fica sobre o tema em quest?o, foi realizada uma interven??o atrav?s de aula demonstrativa sobre ?As Leis de Newton e a seguran?a no Tr?nsito?, com o intuito de trabalhar os conceitos f?sicos a fim de conscientizar os alunos de que ? necess?rio respeitar-se as leis de tr?nsito e fazer-se o uso adequado dos itens b?sicos de seguran?a no tr?nsito. Foram elaborados dois question?rios avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro question?rio, indagava entre outras coisas, se na vis?o dos alunos os conceitos das Leis da F?sica estavam relacionados com fen?menos do cotidiano como o tr?nsito, ao passo que a maioria respondeu crer n?o haver nenhuma rela??o. No entanto, ap?s a aula, com base no segundo question?rio, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton ? de fundamental import?ncia na preven??o de acidentes de tr?nsito e mortes no contexto do tr?nsito. Assim, percebemos que quando o ensino de F?sica ? trabalhado atrav?s de abordagens tem?ticas de forma contextualizada, alcan?amos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necess?ria uma crescente discuss?o a respeito da fun??o social do ensino de F?sica, que venha permitir que o ensino desta ci?ncia se d? de forma conceitual e articulada com a realidade do alunoSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-01T00:40:23Z No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdf: 457535 bytes, checksum: ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 (MD5) Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdf: 114128 bytes, checksum: 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-02T17:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdf: 457535 bytes, checksum: ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 (MD5) Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdf: 114128 bytes, checksum: 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T17:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdf: 457535 bytes, checksum: ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 (MD5) Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdf: 114128 bytes, checksum: 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 (MD5) Previous issue date: 2020-12Leis de NewtonAcidentes de Tr?nsitoEnsino de F?sicaEnfoque CTS.Temas s?cio-cient?ficosUM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALUM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdfUM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdfapplication/pdf457535http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/1/UM+ESTUDO+DAS+LEIS+DE+NEWTON+A+PARTIR+DO+TEMA+ACIDENTES+DE+TR%C3%82NSITO+UMA+PROPOSTA+PARA+O+ENSINO+DE+F%C3%8DSICA+ATRAV%C3%89S+DE+TEMAS+S%C3%93CIO-CIENT%C3%8DFICOS+COM+ENFOQUE+NA+PERSPECTIVA+DA+CI%C3%8ANCIA+TECNOLOGIA-SOCIEDADE+%28CTS%29_Ademar+Nunes.pdfea1c1363584609dea189614b9a73ea24MD51Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdfAta de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdfapplication/pdf114128http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/2/Ata+de+Defesa_Ademar+Nunes+dos+Santos.pdf6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275MD52177683/15502021-07-02 14:57:07.939oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-02T17:57:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
title UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
spellingShingle UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
Santos, Ademar
Leis de Newton
Acidentes de Tr?nsito
Ensino de F?sica
Enfoque CTS.
Temas s?cio-cient?ficos
title_short UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
title_full UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
title_fullStr UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
title_full_unstemmed UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
title_sort UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
author Santos, Ademar
author_facet Santos, Ademar
Silva, Emilio
Santos, Kilmara
Gomes, Valdenes
author_role author
author2 Silva, Emilio
Santos, Kilmara
Gomes, Valdenes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ademar
Silva, Emilio
Santos, Kilmara
Gomes, Valdenes
dc.subject.por.fl_str_mv Leis de Newton
Acidentes de Tr?nsito
Ensino de F?sica
Enfoque CTS.
Temas s?cio-cient?ficos
topic Leis de Newton
Acidentes de Tr?nsito
Ensino de F?sica
Enfoque CTS.
Temas s?cio-cient?ficos
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de F?sica atrav?s de temas s?cio-cient?ficos (TS) com enfoque na perspectiva da Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema ?Acidentes de tr?nsito?. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no ?ndice de acidentes de tr?nsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorr?ncia de acidentes com jovens que cursam o n?vel m?dio de ensino como v?timas fatais. Al?m de uma pesquisa bibliogr?fica sobre o tema em quest?o, foi realizada uma interven??o atrav?s de aula demonstrativa sobre ?As Leis de Newton e a seguran?a no Tr?nsito?, com o intuito de trabalhar os conceitos f?sicos a fim de conscientizar os alunos de que ? necess?rio respeitar-se as leis de tr?nsito e fazer-se o uso adequado dos itens b?sicos de seguran?a no tr?nsito. Foram elaborados dois question?rios avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro question?rio, indagava entre outras coisas, se na vis?o dos alunos os conceitos das Leis da F?sica estavam relacionados com fen?menos do cotidiano como o tr?nsito, ao passo que a maioria respondeu crer n?o haver nenhuma rela??o. No entanto, ap?s a aula, com base no segundo question?rio, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton ? de fundamental import?ncia na preven??o de acidentes de tr?nsito e mortes no contexto do tr?nsito. Assim, percebemos que quando o ensino de F?sica ? trabalhado atrav?s de abordagens tem?ticas de forma contextualizada, alcan?amos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necess?ria uma crescente discuss?o a respeito da fun??o social do ensino de F?sica, que venha permitir que o ensino desta ci?ncia se d? de forma conceitual e articulada com a realidade do aluno
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T17:57:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T17:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/1/UM+ESTUDO+DAS+LEIS+DE+NEWTON+A+PARTIR+DO+TEMA+ACIDENTES+DE+TR%C3%82NSITO+UMA+PROPOSTA+PARA+O+ENSINO+DE+F%C3%8DSICA+ATRAV%C3%89S+DE+TEMAS+S%C3%93CIO-CIENT%C3%8DFICOS+COM+ENFOQUE+NA+PERSPECTIVA+DA+CI%C3%8ANCIA+TECNOLOGIA-SOCIEDADE+%28CTS%29_Ademar+Nunes.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/2/Ata+de+Defesa_Ademar+Nunes+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea1c1363584609dea189614b9a73ea24
6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660438657630208