UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de F?sica atrav?s de temas s?cio-cient?ficos (TS) com enfoque na perspectiva da Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema ?Acidentes de tr?nsito?. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no ?ndice de acidentes de tr?nsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorr?ncia de acidentes com jovens que cursam o n?vel m?dio de ensino como v?timas fatais. Al?m de uma pesquisa bibliogr?fica sobre o tema em quest?o, foi realizada uma interven??o atrav?s de aula demonstrativa sobre ?As Leis de Newton e a seguran?a no Tr?nsito?, com o intuito de trabalhar os conceitos f?sicos a fim de conscientizar os alunos de que ? necess?rio respeitar-se as leis de tr?nsito e fazer-se o uso adequado dos itens b?sicos de seguran?a no tr?nsito. Foram elaborados dois question?rios avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro question?rio, indagava entre outras coisas, se na vis?o dos alunos os conceitos das Leis da F?sica estavam relacionados com fen?menos do cotidiano como o tr?nsito, ao passo que a maioria respondeu crer n?o haver nenhuma rela??o. No entanto, ap?s a aula, com base no segundo question?rio, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton ? de fundamental import?ncia na preven??o de acidentes de tr?nsito e mortes no contexto do tr?nsito. Assim, percebemos que quando o ensino de F?sica ? trabalhado atrav?s de abordagens tem?ticas de forma contextualizada, alcan?amos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necess?ria uma crescente discuss?o a respeito da fun??o social do ensino de F?sica, que venha permitir que o ensino desta ci?ncia se d? de forma conceitual e articulada com a realidade do aluno |
id |
IFPB_20c5bfe92466cf098a735183e4f32c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1550 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, AdemarSilva, EmilioSantos, KilmaraGomes, Valdenes2021-07-02T17:57:07Z2021-07-02T17:57:07Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de F?sica atrav?s de temas s?cio-cient?ficos (TS) com enfoque na perspectiva da Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema ?Acidentes de tr?nsito?. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no ?ndice de acidentes de tr?nsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorr?ncia de acidentes com jovens que cursam o n?vel m?dio de ensino como v?timas fatais. Al?m de uma pesquisa bibliogr?fica sobre o tema em quest?o, foi realizada uma interven??o atrav?s de aula demonstrativa sobre ?As Leis de Newton e a seguran?a no Tr?nsito?, com o intuito de trabalhar os conceitos f?sicos a fim de conscientizar os alunos de que ? necess?rio respeitar-se as leis de tr?nsito e fazer-se o uso adequado dos itens b?sicos de seguran?a no tr?nsito. Foram elaborados dois question?rios avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro question?rio, indagava entre outras coisas, se na vis?o dos alunos os conceitos das Leis da F?sica estavam relacionados com fen?menos do cotidiano como o tr?nsito, ao passo que a maioria respondeu crer n?o haver nenhuma rela??o. No entanto, ap?s a aula, com base no segundo question?rio, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton ? de fundamental import?ncia na preven??o de acidentes de tr?nsito e mortes no contexto do tr?nsito. Assim, percebemos que quando o ensino de F?sica ? trabalhado atrav?s de abordagens tem?ticas de forma contextualizada, alcan?amos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necess?ria uma crescente discuss?o a respeito da fun??o social do ensino de F?sica, que venha permitir que o ensino desta ci?ncia se d? de forma conceitual e articulada com a realidade do alunoSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-01T00:40:23Z No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdf: 457535 bytes, checksum: ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 (MD5) Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdf: 114128 bytes, checksum: 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-02T17:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdf: 457535 bytes, checksum: ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 (MD5) Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdf: 114128 bytes, checksum: 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T17:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdf: 457535 bytes, checksum: ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 (MD5) Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdf: 114128 bytes, checksum: 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 (MD5) Previous issue date: 2020-12Leis de NewtonAcidentes de Tr?nsitoEnsino de F?sicaEnfoque CTS.Temas s?cio-cient?ficosUM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALUM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdfUM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ACIDENTES DE TR?NSITO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)_Ademar Nunes.pdfapplication/pdf457535http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/1/UM+ESTUDO+DAS+LEIS+DE+NEWTON+A+PARTIR+DO+TEMA+ACIDENTES+DE+TR%C3%82NSITO+UMA+PROPOSTA+PARA+O+ENSINO+DE+F%C3%8DSICA+ATRAV%C3%89S+DE+TEMAS+S%C3%93CIO-CIENT%C3%8DFICOS+COM+ENFOQUE+NA+PERSPECTIVA+DA+CI%C3%8ANCIA+TECNOLOGIA-SOCIEDADE+%28CTS%29_Ademar+Nunes.pdfea1c1363584609dea189614b9a73ea24MD51Ata de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdfAta de Defesa_Ademar Nunes dos Santos.pdfapplication/pdf114128http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/2/Ata+de+Defesa_Ademar+Nunes+dos+Santos.pdf6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275MD52177683/15502021-07-02 14:57:07.939oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-02T17:57:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
title |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
spellingShingle |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) Santos, Ademar Leis de Newton Acidentes de Tr?nsito Ensino de F?sica Enfoque CTS. Temas s?cio-cient?ficos |
title_short |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
title_full |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
title_fullStr |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
title_sort |
UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA ?ACIDENTES DE TR?NSITO?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE F?SICA ATRAV?S DE TEMAS S?CIO-CIENT?FICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CI?NCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
author |
Santos, Ademar |
author_facet |
Santos, Ademar Silva, Emilio Santos, Kilmara Gomes, Valdenes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Emilio Santos, Kilmara Gomes, Valdenes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ademar Silva, Emilio Santos, Kilmara Gomes, Valdenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leis de Newton Acidentes de Tr?nsito Ensino de F?sica Enfoque CTS. Temas s?cio-cient?ficos |
topic |
Leis de Newton Acidentes de Tr?nsito Ensino de F?sica Enfoque CTS. Temas s?cio-cient?ficos |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de F?sica atrav?s de temas s?cio-cient?ficos (TS) com enfoque na perspectiva da Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema ?Acidentes de tr?nsito?. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no ?ndice de acidentes de tr?nsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorr?ncia de acidentes com jovens que cursam o n?vel m?dio de ensino como v?timas fatais. Al?m de uma pesquisa bibliogr?fica sobre o tema em quest?o, foi realizada uma interven??o atrav?s de aula demonstrativa sobre ?As Leis de Newton e a seguran?a no Tr?nsito?, com o intuito de trabalhar os conceitos f?sicos a fim de conscientizar os alunos de que ? necess?rio respeitar-se as leis de tr?nsito e fazer-se o uso adequado dos itens b?sicos de seguran?a no tr?nsito. Foram elaborados dois question?rios avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro question?rio, indagava entre outras coisas, se na vis?o dos alunos os conceitos das Leis da F?sica estavam relacionados com fen?menos do cotidiano como o tr?nsito, ao passo que a maioria respondeu crer n?o haver nenhuma rela??o. No entanto, ap?s a aula, com base no segundo question?rio, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton ? de fundamental import?ncia na preven??o de acidentes de tr?nsito e mortes no contexto do tr?nsito. Assim, percebemos que quando o ensino de F?sica ? trabalhado atrav?s de abordagens tem?ticas de forma contextualizada, alcan?amos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necess?ria uma crescente discuss?o a respeito da fun??o social do ensino de F?sica, que venha permitir que o ensino desta ci?ncia se d? de forma conceitual e articulada com a realidade do aluno |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-02T17:57:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-02T17:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/1/UM+ESTUDO+DAS+LEIS+DE+NEWTON+A+PARTIR+DO+TEMA+ACIDENTES+DE+TR%C3%82NSITO+UMA+PROPOSTA+PARA+O+ENSINO+DE+F%C3%8DSICA+ATRAV%C3%89S+DE+TEMAS+S%C3%93CIO-CIENT%C3%8DFICOS+COM+ENFOQUE+NA+PERSPECTIVA+DA+CI%C3%8ANCIA+TECNOLOGIA-SOCIEDADE+%28CTS%29_Ademar+Nunes.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1550/2/Ata+de+Defesa_Ademar+Nunes+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea1c1363584609dea189614b9a73ea24 6045b743ed536c4c2d649aafdf0d3275 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660438657630208 |