O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michael Hermann Garcia Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006
Resumo: A pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Fí­sica, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação cientí­fica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empí­rico dos discentes sobre os conteúdos cientí­ficos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão.
id UERN-5_bc7429d5e2702747e39a35b83851756a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1006
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada Ensino de Fí­sicaContextualizaçãoFogão/Forno SolarEnculturação cientí­ficaA pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Fí­sica, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação cientí­fica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empí­rico dos discentes sobre os conteúdos cientí­ficos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006/920Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMichael Hermann Garcia Teixeira 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1006Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
title O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
spellingShingle O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
Michael Hermann Garcia Teixeira
Ensino de Fí­sica
Contextualização
Fogão/Forno Solar
Enculturação cientí­fica
title_short O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
title_full O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
title_fullStr O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
title_full_unstemmed O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
title_sort O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada
author Michael Hermann Garcia Teixeira
author_facet Michael Hermann Garcia Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michael Hermann Garcia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Fí­sica
Contextualização
Fogão/Forno Solar
Enculturação cientí­fica
topic Ensino de Fí­sica
Contextualização
Fogão/Forno Solar
Enculturação cientí­fica
description A pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Fí­sica, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação cientí­fica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empí­rico dos discentes sobre os conteúdos cientí­ficos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006/920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124613693440