Marketing digital: O papel dos influenciadores digitais no processo de decis?o de compra das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yanick Ramos de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2261
Resumo: As empresas e marcas est?o investindo nos digitais influencers voltados para o p?blico feminino, pois eles transmitem uma sensa??o de seguran?a para as mulheres influenciando sua decis?o de compra. Os formadores de opini?o mostram os detalhes do produto, sua qualidade e funcionalidade utilizando de diferentes formatos (posts, v?deos, fotos) e, a l ? m d i s s o , falam sobre novas tend?ncias, estimulando desta forma o consumo. Assim, o objetivo deste trabalho ? analisar o papel dos influenciadores digitais no processo de decis?o de compra das mulheres. O m?todo de abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivo e explorat?rio, incluiu uma pesquisa de campo realizada com 100 mulheres, acerca do tema estudado. Para a realiza??o da coleta de dados, foram aplicados question?rios atrav?s do Google Forms com quest?es subjetivas e objetivas, e tamb?m fazendo a utiliza??o da escala Likert. A pesquisa ocorreu entre os anos de 2021 e 2022, e teve os dados organizados em gr?ficos, tabelas e quadros, e analisados atrav?s de estat?stica descritiva simples. Os resultados indicam que os influenciadores exercem um papel destacado no processo de compra das mulheres de produtos de acess?rios e itens de moda. Com rela??o ?s redes sociais mais utilizadas pelas mulheres, predominantemente foram citados o instagram como a principal, seguido pelo Whatsapp. A influenciadora, Bianca Andrade (Boca Rosa), foi citada em maior n?mero, entretanto, o n?mero de pessoas que disseram que nenhum influenciador interfere nesse processo de compra foi elevado. Outro resultado relevante mostrou que o maior motivo de um influenciador interferir no processo de compra ? a informa??o sobre os produtos/servi?os que ele oferece aos seus seguidores nas redes sociais. O estudo alcan?ou os seus objetivos propostos demonstrando que o papel dos influenciadores est? relacionado ? recomenda??o de produtos/marcas para os seus seguidores, pois, ? a partir da opini?o dos mesmos, que para aqueles que os acompanham nas redes sociais, e se deixam influenciar escolhem os seus produtos.
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