Influenciadores digitais: A influência digital no processo de decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cahalane, Livia Karina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24546
Resumo: Com o aumento significativo do uso das redes sociais, as plataformas digitais, como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok, tornaram-se meios eficazes para a divulgação de produtos e a comunicação entre marcas e consumidores por meio dos influenciadores digitais. Esses influenciadores exercem influência sobre as opiniões, comportamentos e valores dos seus seguidores, desempenhando um papel relevante no processo de tomada de decisão de compra. Compreender o impacto das redes sociais e dos influenciadores no comportamento do consumidor é fundamental para entender os novos desafios e oportunidades que surgem no âmbito digital, onde as redes sociais e os influenciadores possuem um papel cada vez mais relevante no processo de compra dos consumidores. Diante desse cenário, surge a necessidade de investigar como esses influenciadores impactam as opiniões, comportamentos e valores dos consumidores, bem como qual o papel das redes sociais na formação dessas influências. Além disso, é relevante analisar como as estratégias de marketing de influência podem ser efetivamente utilizadas pelas marcas para alcançar e engajar seu público-alvo de maneira mais eficaz, aproveitando o potencial das redes sociais como plataforma de comunicação e divulgação de produtos e serviços. Através de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa, suportado por inquérito por questionário online, pretendemos validar que os influenciadores digitais tem impacto no processo de decisão de compra. Utilizamos, para isso, uma amostra por conveniência digitais de 135 participantes. Os resultados indicam que existe uma relação direta entre influenciadores digitais e a intenção de compra nos inquiridos que usam o Instagram como principal rede social. Isso sugere que após um certo número de utilizações, os consumidores possuem uma intenção de compra constante.
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