A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, REINALDO ESTEVAM DA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590
Resumo: O presente Trabalho de Conclus?o de Curso tem como t?tulo ?A pr?tica da Etnomatem?tica como metodologia de ensino na Aritm?tica?. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatem?tica na educa??o de modo que ela seja uma alternativa pedag?gica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matem?tica. A Etnomatem?tica surge como abordagem metodol?gica pedag?gica a qual, por sua vez, vai al?m do que meramente aproximar o m?todo de ensino da matem?tica do contexto s?cio-hist?rico e cultural do discente. No entanto, a proposi??o metodol?gica acerca do ensino da aritm?tica, em espec?fico a multiplica??o e a divis?o, como surgiu ?s diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber express?es usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problem?tica: Quais as potencialidades da Etnomatem?tica na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritm?tica, dada a ?nfase nas opera??es aritm?ticas fundamentais da multiplica??o e divis?o? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatem?tica enquanto estrat?gia metodol?gica para o ensino de matem?tica. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodol?gico a abordagem qualitativa de revis?o bibliogr?fica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e disserta??es relacionadas ? tem?tica, permitindo, assim, a constru??o do referencial te?rico dispon?vel. Neste estudo, foi poss?vel identificar os benef?cios da Etnomatem?tica aplicada ? disciplina de matem?tica dentro da escola, agregando melhor absor??o do conte?do pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matem?tica.
id IFPB_30aea788f263cd87673b59757ccb48dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1590
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, REINALDO ESTEVAM DA2021-07-13T19:20:01Z2021-07-13T19:20:01Z2021-06-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590O presente Trabalho de Conclus?o de Curso tem como t?tulo ?A pr?tica da Etnomatem?tica como metodologia de ensino na Aritm?tica?. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatem?tica na educa??o de modo que ela seja uma alternativa pedag?gica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matem?tica. A Etnomatem?tica surge como abordagem metodol?gica pedag?gica a qual, por sua vez, vai al?m do que meramente aproximar o m?todo de ensino da matem?tica do contexto s?cio-hist?rico e cultural do discente. No entanto, a proposi??o metodol?gica acerca do ensino da aritm?tica, em espec?fico a multiplica??o e a divis?o, como surgiu ?s diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber express?es usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problem?tica: Quais as potencialidades da Etnomatem?tica na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritm?tica, dada a ?nfase nas opera??es aritm?ticas fundamentais da multiplica??o e divis?o? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatem?tica enquanto estrat?gia metodol?gica para o ensino de matem?tica. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodol?gico a abordagem qualitativa de revis?o bibliogr?fica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e disserta??es relacionadas ? tem?tica, permitindo, assim, a constru??o do referencial te?rico dispon?vel. Neste estudo, foi poss?vel identificar os benef?cios da Etnomatem?tica aplicada ? disciplina de matem?tica dentro da escola, agregando melhor absor??o do conte?do pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matem?tica.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-07-07T13:25:16Z No. of bitstreams: 1 TCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdf: 977350 bytes, checksum: 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-13T19:20:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdf: 977350 bytes, checksum: 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-13T19:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdf: 977350 bytes, checksum: 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f (MD5) Previous issue date: 2021-06-21Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia.A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdfTCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdfapplication/pdf977350http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1590/1/TCC+REINALDO+ESTEVAM+DA+SILVA.pdf15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558fMD51177683/15902021-07-13 16:20:01.641oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-13T19:20:01Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
title A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
spellingShingle A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
SILVA, REINALDO ESTEVAM DA
Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia.
title_short A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
title_full A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
title_fullStr A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
title_full_unstemmed A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
title_sort A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
author SILVA, REINALDO ESTEVAM DA
author_facet SILVA, REINALDO ESTEVAM DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, REINALDO ESTEVAM DA
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia.
topic Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia.
description O presente Trabalho de Conclus?o de Curso tem como t?tulo ?A pr?tica da Etnomatem?tica como metodologia de ensino na Aritm?tica?. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatem?tica na educa??o de modo que ela seja uma alternativa pedag?gica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matem?tica. A Etnomatem?tica surge como abordagem metodol?gica pedag?gica a qual, por sua vez, vai al?m do que meramente aproximar o m?todo de ensino da matem?tica do contexto s?cio-hist?rico e cultural do discente. No entanto, a proposi??o metodol?gica acerca do ensino da aritm?tica, em espec?fico a multiplica??o e a divis?o, como surgiu ?s diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber express?es usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problem?tica: Quais as potencialidades da Etnomatem?tica na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritm?tica, dada a ?nfase nas opera??es aritm?ticas fundamentais da multiplica??o e divis?o? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatem?tica enquanto estrat?gia metodol?gica para o ensino de matem?tica. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodol?gico a abordagem qualitativa de revis?o bibliogr?fica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e disserta??es relacionadas ? tem?tica, permitindo, assim, a constru??o do referencial te?rico dispon?vel. Neste estudo, foi poss?vel identificar os benef?cios da Etnomatem?tica aplicada ? disciplina de matem?tica dentro da escola, agregando melhor absor??o do conte?do pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matem?tica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T19:20:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T19:20:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1590/1/TCC+REINALDO+ESTEVAM+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439218618368