A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclus?o de Curso tem como t?tulo ?A pr?tica da Etnomatem?tica como metodologia de ensino na Aritm?tica?. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatem?tica na educa??o de modo que ela seja uma alternativa pedag?gica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matem?tica. A Etnomatem?tica surge como abordagem metodol?gica pedag?gica a qual, por sua vez, vai al?m do que meramente aproximar o m?todo de ensino da matem?tica do contexto s?cio-hist?rico e cultural do discente. No entanto, a proposi??o metodol?gica acerca do ensino da aritm?tica, em espec?fico a multiplica??o e a divis?o, como surgiu ?s diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber express?es usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problem?tica: Quais as potencialidades da Etnomatem?tica na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritm?tica, dada a ?nfase nas opera??es aritm?ticas fundamentais da multiplica??o e divis?o? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatem?tica enquanto estrat?gia metodol?gica para o ensino de matem?tica. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodol?gico a abordagem qualitativa de revis?o bibliogr?fica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e disserta??es relacionadas ? tem?tica, permitindo, assim, a constru??o do referencial te?rico dispon?vel. Neste estudo, foi poss?vel identificar os benef?cios da Etnomatem?tica aplicada ? disciplina de matem?tica dentro da escola, agregando melhor absor??o do conte?do pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matem?tica. |
id |
IFPB_30aea788f263cd87673b59757ccb48dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1590 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, REINALDO ESTEVAM DA2021-07-13T19:20:01Z2021-07-13T19:20:01Z2021-06-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590O presente Trabalho de Conclus?o de Curso tem como t?tulo ?A pr?tica da Etnomatem?tica como metodologia de ensino na Aritm?tica?. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatem?tica na educa??o de modo que ela seja uma alternativa pedag?gica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matem?tica. A Etnomatem?tica surge como abordagem metodol?gica pedag?gica a qual, por sua vez, vai al?m do que meramente aproximar o m?todo de ensino da matem?tica do contexto s?cio-hist?rico e cultural do discente. No entanto, a proposi??o metodol?gica acerca do ensino da aritm?tica, em espec?fico a multiplica??o e a divis?o, como surgiu ?s diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber express?es usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problem?tica: Quais as potencialidades da Etnomatem?tica na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritm?tica, dada a ?nfase nas opera??es aritm?ticas fundamentais da multiplica??o e divis?o? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatem?tica enquanto estrat?gia metodol?gica para o ensino de matem?tica. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodol?gico a abordagem qualitativa de revis?o bibliogr?fica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e disserta??es relacionadas ? tem?tica, permitindo, assim, a constru??o do referencial te?rico dispon?vel. Neste estudo, foi poss?vel identificar os benef?cios da Etnomatem?tica aplicada ? disciplina de matem?tica dentro da escola, agregando melhor absor??o do conte?do pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matem?tica.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-07-07T13:25:16Z No. of bitstreams: 1 TCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdf: 977350 bytes, checksum: 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-13T19:20:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdf: 977350 bytes, checksum: 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-13T19:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdf: 977350 bytes, checksum: 15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f (MD5) Previous issue date: 2021-06-21Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia.A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdfTCC REINALDO ESTEVAM DA SILVA.pdfapplication/pdf977350http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1590/1/TCC+REINALDO+ESTEVAM+DA+SILVA.pdf15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558fMD51177683/15902021-07-13 16:20:01.641oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-13T19:20:01Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
title |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
spellingShingle |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA SILVA, REINALDO ESTEVAM DA Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia. |
title_short |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
title_full |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
title_fullStr |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
title_full_unstemmed |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
title_sort |
A PR?TICA DA ETNOMATEM?TICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITM?TICA |
author |
SILVA, REINALDO ESTEVAM DA |
author_facet |
SILVA, REINALDO ESTEVAM DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, REINALDO ESTEVAM DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia. |
topic |
Etnomatem?tica; Ensino de matem?tica; Metodologia. |
description |
O presente Trabalho de Conclus?o de Curso tem como t?tulo ?A pr?tica da Etnomatem?tica como metodologia de ensino na Aritm?tica?. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatem?tica na educa??o de modo que ela seja uma alternativa pedag?gica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matem?tica. A Etnomatem?tica surge como abordagem metodol?gica pedag?gica a qual, por sua vez, vai al?m do que meramente aproximar o m?todo de ensino da matem?tica do contexto s?cio-hist?rico e cultural do discente. No entanto, a proposi??o metodol?gica acerca do ensino da aritm?tica, em espec?fico a multiplica??o e a divis?o, como surgiu ?s diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber express?es usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problem?tica: Quais as potencialidades da Etnomatem?tica na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritm?tica, dada a ?nfase nas opera??es aritm?ticas fundamentais da multiplica??o e divis?o? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatem?tica enquanto estrat?gia metodol?gica para o ensino de matem?tica. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodol?gico a abordagem qualitativa de revis?o bibliogr?fica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e disserta??es relacionadas ? tem?tica, permitindo, assim, a constru??o do referencial te?rico dispon?vel. Neste estudo, foi poss?vel identificar os benef?cios da Etnomatem?tica aplicada ? disciplina de matem?tica dentro da escola, agregando melhor absor??o do conte?do pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matem?tica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T19:20:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-13T19:20:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1590/1/TCC+REINALDO+ESTEVAM+DA+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15d2d2cae00b56089aa22343c7cb558f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439218618368 |