Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jos? Roberto da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991
Resumo: Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatem?tica, uma das tend?ncias metodol?gicas na Educa??o Matem?tica, que vem sendo desenvolvida h? d?cadas por v?rios estudiosos da educa??o, principalmente aquele que ? considerado o ?pai? do Programa Etnomatem?tica: Ubiratan D?Ambr?sio, entre outros nomes. No decorrer das p?ginas deste trabalho entender-se-? a import?ncia da aprendizagem da matem?tica no contexto da Etnomatem?tica. ? importante que a escola do s?culo XXI considere o programa da etnomatem?tica no desenvolvimento do ensino da matem?tica. No programa da etnomatem?tica considera-se os saberes matem?ticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas viv?ncias, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho exp?e conceitos e import?ncia no desenvolvimento do programa etnomatem?tico. Apresenta-se, conjuntamente, uma rela??o entre o programa etnomatem?tico e a teoria das Intelig?ncias M?ltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatem?tica. Por fim s?o apresentadas sugest?es did?ticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas did?ticas visam desenvolver o senso cr?tico, a reflex?o e investiga??o, por parte do estudante, fortalecendo-o tamb?m no processo de ensino aprendizagem da matem?tica formal.
id IFPB_b5eb54636cd98035289e6b2506671001
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2991
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Jos? Roberto da2023-07-04T21:53:39Z2023-07-04T21:53:39Z2023-07-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatem?tica, uma das tend?ncias metodol?gicas na Educa??o Matem?tica, que vem sendo desenvolvida h? d?cadas por v?rios estudiosos da educa??o, principalmente aquele que ? considerado o ?pai? do Programa Etnomatem?tica: Ubiratan D?Ambr?sio, entre outros nomes. No decorrer das p?ginas deste trabalho entender-se-? a import?ncia da aprendizagem da matem?tica no contexto da Etnomatem?tica. ? importante que a escola do s?culo XXI considere o programa da etnomatem?tica no desenvolvimento do ensino da matem?tica. No programa da etnomatem?tica considera-se os saberes matem?ticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas viv?ncias, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho exp?e conceitos e import?ncia no desenvolvimento do programa etnomatem?tico. Apresenta-se, conjuntamente, uma rela??o entre o programa etnomatem?tico e a teoria das Intelig?ncias M?ltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatem?tica. Por fim s?o apresentadas sugest?es did?ticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas did?ticas visam desenvolver o senso cr?tico, a reflex?o e investiga??o, por parte do estudante, fortalecendo-o tamb?m no processo de ensino aprendizagem da matem?tica formal.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-04T21:53:39Z No. of bitstreams: 2 Jos? Roberto_TCC.pdf: 583475 bytes, checksum: 1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9 (MD5) Jos? Roberto_ autoriza??o.pdf: 448219 bytes, checksum: a7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-04T21:53:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jos? Roberto_TCC.pdf: 583475 bytes, checksum: 1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9 (MD5) Jos? Roberto_ autoriza??o.pdf: 448219 bytes, checksum: a7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8 (MD5) Previous issue date: 2023-07-04Educa??o matem?ticaEtnomatem?ticaaprendizagem significativaUma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALJos? Roberto_TCC.pdfJos? Roberto_TCC.pdfapplication/pdf583475http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/1/Jos%C3%A9+Roberto_TCC.pdf1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9MD51Jos? Roberto_ autoriza??o.pdfJos? Roberto_ autoriza??o.pdfapplication/pdf448219http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/2/Jos%C3%A9+Roberto_+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfa7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8MD52177683/29912023-07-04 18:53:39.035oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2991Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-04T21:53:39Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
title Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
spellingShingle Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
Silva, Jos? Roberto da
Educa??o matem?tica
Etnomatem?tica
aprendizagem significativa
title_short Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
title_full Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
title_fullStr Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
title_full_unstemmed Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
title_sort Uma proposta de abordagem etnomatem?tica em sala de aula
author Silva, Jos? Roberto da
author_facet Silva, Jos? Roberto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jos? Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o matem?tica
Etnomatem?tica
aprendizagem significativa
topic Educa??o matem?tica
Etnomatem?tica
aprendizagem significativa
description Este trabalho tem por objetivo maior apresentar a Etnomatem?tica, uma das tend?ncias metodol?gicas na Educa??o Matem?tica, que vem sendo desenvolvida h? d?cadas por v?rios estudiosos da educa??o, principalmente aquele que ? considerado o ?pai? do Programa Etnomatem?tica: Ubiratan D?Ambr?sio, entre outros nomes. No decorrer das p?ginas deste trabalho entender-se-? a import?ncia da aprendizagem da matem?tica no contexto da Etnomatem?tica. ? importante que a escola do s?culo XXI considere o programa da etnomatem?tica no desenvolvimento do ensino da matem?tica. No programa da etnomatem?tica considera-se os saberes matem?ticos que o estudante acumulou ao longo da sua vida, pelas suas viv?ncias, considera-se a sua cultura e aproveita-se desse conhecimento para fortalecer a aprendizagem, de maneira mais significativa, na vida desse estudante. Desse modo o presente trabalho exp?e conceitos e import?ncia no desenvolvimento do programa etnomatem?tico. Apresenta-se, conjuntamente, uma rela??o entre o programa etnomatem?tico e a teoria das Intelig?ncias M?ltiplas e da Aprendizagem Significativa, contextualizando-as com a Etnomatem?tica. Por fim s?o apresentadas sugest?es did?ticas com o intuito de auxiliar o professor, em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais significativa; essas propostas did?ticas visam desenvolver o senso cr?tico, a reflex?o e investiga??o, por parte do estudante, fortalecendo-o tamb?m no processo de ensino aprendizagem da matem?tica formal.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T21:53:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-04T21:53:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/1/Jos%C3%A9+Roberto_TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2991/2/Jos%C3%A9+Roberto_+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c20f469fc99ec0f490e00ac446f05d9
a7e1b07313746d1645b2aceef7283ec8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449302773760