UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470
Resumo: Este Trabalho de Conclus?o de Curso surgiu diante da d?vida sobre como propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional ? Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado ? Educa??o B?sica de nosso pa?s e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Par?metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualifica??o (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matem?tica a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), K?tia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vin?cius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, F?bio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa explorat?ria de car?ter bibliogr?fico, cujos objetivos espec?ficos foram: propor pr?ticas de ensino diferenciadas da pr?tica tradicional; buscar adaptar jogos matem?ticos ? realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor intera??o no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estrat?gia de ensino citando quatro jogos matem?ticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matem?ticas e sociais necess?rias para a forma??o do estudante como cidad?o transformador do meio em que vive.
id IFPB_31d99e4e05a7c2364cc72c755677432e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3470
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA2024-01-15T15:14:53Z2024-01-15T15:14:53Z2023-11-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470Este Trabalho de Conclus?o de Curso surgiu diante da d?vida sobre como propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional ? Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado ? Educa??o B?sica de nosso pa?s e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Par?metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualifica??o (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matem?tica a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), K?tia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vin?cius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, F?bio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa explorat?ria de car?ter bibliogr?fico, cujos objetivos espec?ficos foram: propor pr?ticas de ensino diferenciadas da pr?tica tradicional; buscar adaptar jogos matem?ticos ? realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor intera??o no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estrat?gia de ensino citando quatro jogos matem?ticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matem?ticas e sociais necess?rias para a forma??o do estudante como cidad?o transformador do meio em que vive.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-09T14:07:12Z No. of bitstreams: 1 MICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdf: 869603 bytes, checksum: 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T15:14:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdf: 869603 bytes, checksum: 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T15:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdf: 869603 bytes, checksum: 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 (MD5) Previous issue date: 2023-11-28n?o h?ensino de matem?ticaPROEJAjogos matem?ticosUTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALMICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdfMICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdfapplication/pdf869603http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3470/1/MICHAEL+DOUGLAS+DE+LIMA+BESERRA.pdf9264b12d968b842dbfef483ee3cae222MD51177683/34702024-01-15 12:14:53.288oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T15:14:53Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
title UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
spellingShingle UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA
ensino de matem?tica
PROEJA
jogos matem?ticos
title_short UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
title_full UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
title_fullStr UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
title_full_unstemmed UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
title_sort UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
author BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA
author_facet BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matem?tica
PROEJA
jogos matem?ticos
topic ensino de matem?tica
PROEJA
jogos matem?ticos
description Este Trabalho de Conclus?o de Curso surgiu diante da d?vida sobre como propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional ? Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado ? Educa??o B?sica de nosso pa?s e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Par?metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualifica??o (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matem?tica a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), K?tia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vin?cius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, F?bio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa explorat?ria de car?ter bibliogr?fico, cujos objetivos espec?ficos foram: propor pr?ticas de ensino diferenciadas da pr?tica tradicional; buscar adaptar jogos matem?ticos ? realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor intera??o no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estrat?gia de ensino citando quatro jogos matem?ticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matem?ticas e sociais necess?rias para a forma??o do estudante como cidad?o transformador do meio em que vive.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T15:14:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T15:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3470/1/MICHAEL+DOUGLAS+DE+LIMA+BESERRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452932943872