UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclus?o de Curso surgiu diante da d?vida sobre como propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional ? Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado ? Educa??o B?sica de nosso pa?s e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Par?metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualifica??o (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matem?tica a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), K?tia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vin?cius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, F?bio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa explorat?ria de car?ter bibliogr?fico, cujos objetivos espec?ficos foram: propor pr?ticas de ensino diferenciadas da pr?tica tradicional; buscar adaptar jogos matem?ticos ? realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor intera??o no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estrat?gia de ensino citando quatro jogos matem?ticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matem?ticas e sociais necess?rias para a forma??o do estudante como cidad?o transformador do meio em que vive. |
id |
IFPB_31d99e4e05a7c2364cc72c755677432e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3470 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA2024-01-15T15:14:53Z2024-01-15T15:14:53Z2023-11-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470Este Trabalho de Conclus?o de Curso surgiu diante da d?vida sobre como propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional ? Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado ? Educa??o B?sica de nosso pa?s e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Par?metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualifica??o (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matem?tica a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), K?tia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vin?cius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, F?bio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa explorat?ria de car?ter bibliogr?fico, cujos objetivos espec?ficos foram: propor pr?ticas de ensino diferenciadas da pr?tica tradicional; buscar adaptar jogos matem?ticos ? realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor intera??o no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estrat?gia de ensino citando quatro jogos matem?ticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matem?ticas e sociais necess?rias para a forma??o do estudante como cidad?o transformador do meio em que vive.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-09T14:07:12Z No. of bitstreams: 1 MICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdf: 869603 bytes, checksum: 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T15:14:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdf: 869603 bytes, checksum: 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T15:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdf: 869603 bytes, checksum: 9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 (MD5) Previous issue date: 2023-11-28n?o h?ensino de matem?ticaPROEJAjogos matem?ticosUTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALMICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdfMICHAEL DOUGLAS DE LIMA BESERRA.pdfapplication/pdf869603http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3470/1/MICHAEL+DOUGLAS+DE+LIMA+BESERRA.pdf9264b12d968b842dbfef483ee3cae222MD51177683/34702024-01-15 12:14:53.288oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T15:14:53Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
title |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
spellingShingle |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA ensino de matem?tica PROEJA jogos matem?ticos |
title_short |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
title_full |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
title_fullStr |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
title_full_unstemmed |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
title_sort |
UTILIZA??O DE JOGOS COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO EM MATEM?TICA: uma proposta de interven??o para o PROEJA |
author |
BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA |
author_facet |
BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de matem?tica PROEJA jogos matem?ticos |
topic |
ensino de matem?tica PROEJA jogos matem?ticos |
description |
Este Trabalho de Conclus?o de Curso surgiu diante da d?vida sobre como propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estrat?gia de ensino de Matem?tica baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional ? Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado ? Educa??o B?sica de nosso pa?s e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Par?metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualifica??o (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matem?tica a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), K?tia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vin?cius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, F?bio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa explorat?ria de car?ter bibliogr?fico, cujos objetivos espec?ficos foram: propor pr?ticas de ensino diferenciadas da pr?tica tradicional; buscar adaptar jogos matem?ticos ? realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor intera??o no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estrat?gia de ensino citando quatro jogos matem?ticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matem?ticas e sociais necess?rias para a forma??o do estudante como cidad?o transformador do meio em que vive. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-15T15:14:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-15T15:14:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3470/1/MICHAEL+DOUGLAS+DE+LIMA+BESERRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9264b12d968b842dbfef483ee3cae222 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452932943872 |