Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1672 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo analisar as considera??es que professores de Matem?tica da Educa??o B?sica tem sobre o Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) como recurso pedag?gico. Tomamos como base para compor o nosso referencial te?rico estudos relacionados ? import?ncia do l?dico na educa??o, bem como as potencialidades e dificuldades da utiliza??o do LEM por professores de Matem?tica. Tendo em vista que se faz importante o uso de v?rias metodologias e recursos, o uso de um Laborat?rio de Matem?tica se apresenta como uma possibilidade para as aulas de Matem?tica, por sua ess?ncia l?dica ou pelo trabalho com material concreto que s?o utilizados com o objetivo de aumentar a efic?cia do ensino e desenvolver no aluno o senso cr?tico. Objetivou-se, com esta investiga??o, identificar qual o enfoque dado pelos professores em sala de aula sobre o LEM e; verificar as dificuldades apresentadas pelos professores em utilizar tal recurso nas aulas de Matem?tica. A metodologia foi desenvolvida por uma pesquisa qualitativa, a partir de acep??o de professores da Educa??o B?sica (Ensino M?dio) de uma escola p?blica da cidade de Pianc? ? PB. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elabora??o e aplica??o de uma entrevista por meio online, devido ? situa??o de pandemia na qual nos encontramos, com a finalidade de investigar as considera??es que estes professores de Matem?tica t?m acerca da utiliza??o do LEM, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao uso. A an?lise dos dados produzidos por meio da entrevista, de modo geral, mostrou que todos os professores reconhecem a import?ncia do uso do Laborat?rio para o ensino e aprendizagem da Matem?tica. No entanto, s? alguns tiveram experi?ncia na forma??o inicial, tendo sido uma boa experi?ncia. |
id |
IFPB_35a1648e0a6fbfc8f2eecba672288298 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1672 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Ana CarlaLacerda, HannahVilamagna, Ma?raSilva, Ledevande2021-09-09T14:07:26Z2021-09-09T14:07:26Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1672Este trabalho teve como principal objetivo analisar as considera??es que professores de Matem?tica da Educa??o B?sica tem sobre o Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) como recurso pedag?gico. Tomamos como base para compor o nosso referencial te?rico estudos relacionados ? import?ncia do l?dico na educa??o, bem como as potencialidades e dificuldades da utiliza??o do LEM por professores de Matem?tica. Tendo em vista que se faz importante o uso de v?rias metodologias e recursos, o uso de um Laborat?rio de Matem?tica se apresenta como uma possibilidade para as aulas de Matem?tica, por sua ess?ncia l?dica ou pelo trabalho com material concreto que s?o utilizados com o objetivo de aumentar a efic?cia do ensino e desenvolver no aluno o senso cr?tico. Objetivou-se, com esta investiga??o, identificar qual o enfoque dado pelos professores em sala de aula sobre o LEM e; verificar as dificuldades apresentadas pelos professores em utilizar tal recurso nas aulas de Matem?tica. A metodologia foi desenvolvida por uma pesquisa qualitativa, a partir de acep??o de professores da Educa??o B?sica (Ensino M?dio) de uma escola p?blica da cidade de Pianc? ? PB. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elabora??o e aplica??o de uma entrevista por meio online, devido ? situa??o de pandemia na qual nos encontramos, com a finalidade de investigar as considera??es que estes professores de Matem?tica t?m acerca da utiliza??o do LEM, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao uso. A an?lise dos dados produzidos por meio da entrevista, de modo geral, mostrou que todos os professores reconhecem a import?ncia do uso do Laborat?rio para o ensino e aprendizagem da Matem?tica. No entanto, s? alguns tiveram experi?ncia na forma??o inicial, tendo sido uma boa experi?ncia.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-09-06T11:39:02Z No. of bitstreams: 2 Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico considera??es de professores de Matem?tica_TCC versao final-compactado.pdf: 304962 bytes, checksum: a6cca042d96983d8f659f78f032d47de (MD5) Ata de defesa_Ana Carla Ventura.pdf: 155845 bytes, checksum: 475dfdc393791befdaba948935d4d4c3 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico considera??es de professores de Matem?tica_TCC versao final-compactado.pdf: 304962 bytes, checksum: a6cca042d96983d8f659f78f032d47de (MD5) Ata de defesa_Ana Carla Ventura.pdf: 155845 bytes, checksum: 475dfdc393791befdaba948935d4d4c3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico considera??es de professores de Matem?tica_TCC versao final-compactado.pdf: 304962 bytes, checksum: a6cca042d96983d8f659f78f032d47de (MD5) Ata de defesa_Ana Carla Ventura.pdf: 155845 bytes, checksum: 475dfdc393791befdaba948935d4d4c3 (MD5) Previous issue date: 2020-12Forma??o de Professores de Matem?ticaLaborat?rio de Ensino de Matem?ticaLudicidadeLaborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALLaborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico considera??es de professores de Matem?tica_TCC versao final-compactado.pdfLaborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico considera??es de professores de Matem?tica_TCC versao final-compactado.pdfapplication/pdf304962http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1672/1/Laborat%C3%B3rio+de+Ensino+de+Matem%C3%A1tica+como+Recurso+Pedag%C3%B3gico+considera%C3%A7%C3%B5es+de+professores+de+Matem%C3%A1tica_TCC+versao+final-compactado.pdfa6cca042d96983d8f659f78f032d47deMD51Ata de defesa_Ana Carla Ventura.pdfAta de defesa_Ana Carla Ventura.pdfapplication/pdf155845http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1672/2/Ata+de+defesa_Ana+Carla+Ventura.pdf475dfdc393791befdaba948935d4d4c3MD52177683/16722021-09-09 11:07:26.183oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:07:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
title |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
spellingShingle |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica Medeiros, Ana Carla Forma??o de Professores de Matem?tica Laborat?rio de Ensino de Matem?tica Ludicidade |
title_short |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
title_full |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
title_fullStr |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
title_full_unstemmed |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
title_sort |
Laborat?rio de Ensino de Matem?tica como Recurso Pedag?gico: considera??es de professores de Matem?tica |
author |
Medeiros, Ana Carla |
author_facet |
Medeiros, Ana Carla Lacerda, Hannah Vilamagna, Ma?ra Silva, Ledevande |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Hannah Vilamagna, Ma?ra Silva, Ledevande |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Ana Carla Lacerda, Hannah Vilamagna, Ma?ra Silva, Ledevande |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma??o de Professores de Matem?tica Laborat?rio de Ensino de Matem?tica Ludicidade |
topic |
Forma??o de Professores de Matem?tica Laborat?rio de Ensino de Matem?tica Ludicidade |
description |
Este trabalho teve como principal objetivo analisar as considera??es que professores de Matem?tica da Educa??o B?sica tem sobre o Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) como recurso pedag?gico. Tomamos como base para compor o nosso referencial te?rico estudos relacionados ? import?ncia do l?dico na educa??o, bem como as potencialidades e dificuldades da utiliza??o do LEM por professores de Matem?tica. Tendo em vista que se faz importante o uso de v?rias metodologias e recursos, o uso de um Laborat?rio de Matem?tica se apresenta como uma possibilidade para as aulas de Matem?tica, por sua ess?ncia l?dica ou pelo trabalho com material concreto que s?o utilizados com o objetivo de aumentar a efic?cia do ensino e desenvolver no aluno o senso cr?tico. Objetivou-se, com esta investiga??o, identificar qual o enfoque dado pelos professores em sala de aula sobre o LEM e; verificar as dificuldades apresentadas pelos professores em utilizar tal recurso nas aulas de Matem?tica. A metodologia foi desenvolvida por uma pesquisa qualitativa, a partir de acep??o de professores da Educa??o B?sica (Ensino M?dio) de uma escola p?blica da cidade de Pianc? ? PB. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elabora??o e aplica??o de uma entrevista por meio online, devido ? situa??o de pandemia na qual nos encontramos, com a finalidade de investigar as considera??es que estes professores de Matem?tica t?m acerca da utiliza??o do LEM, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao uso. A an?lise dos dados produzidos por meio da entrevista, de modo geral, mostrou que todos os professores reconhecem a import?ncia do uso do Laborat?rio para o ensino e aprendizagem da Matem?tica. No entanto, s? alguns tiveram experi?ncia na forma??o inicial, tendo sido uma boa experi?ncia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T14:07:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-09T14:07:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1672 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1672/1/Laborat%C3%B3rio+de+Ensino+de+Matem%C3%A1tica+como+Recurso+Pedag%C3%B3gico+considera%C3%A7%C3%B5es+de+professores+de+Matem%C3%A1tica_TCC+versao+final-compactado.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1672/2/Ata+de+defesa_Ana+Carla+Ventura.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6cca042d96983d8f659f78f032d47de 475dfdc393791befdaba948935d4d4c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439383244800 |