O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623 |
Resumo: | Diante dos desafios na aprendizagem dos conte?dos matem?ticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais no ensino da Matem?tica, onde enfatiza a import?ncia do uso desses laborat?rios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais pr?ticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), Fran?a (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) s?o referenciados neste trabalho, constitu?do por uma pesquisa bibliogr?fica onde mostra a import?ncia do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) nas pr?ticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matem?tica de diferentes escolas da rede p?blica (municipal e estadual) do Estado da Para?ba. Atrav?s desta, ? poss?vel constatar que os desafios para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais se voltam para a falta de: laborat?rios de Matem?tica, espa?os f?sicos adequados para aplica??o de tais pr?ticas, materiais did?ticos, forma??o continuada de professores, propositura dos pr?prios docentes e equipe gestora, n?mero de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utiliza??o das pr?ticas laboratoriais foi poss?vel constatar: associa??o entre teoria e pr?tica, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e dedutivo, dinamiza??o na aprendizagem dos conte?dos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do esp?rito investigativo, despertar da curiosidade, da motiva??o e do interesse na aprendizagem Matem?tica. |
id |
IFPB_9756afa344aaa41cb7cbf5dc422dd8bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1623 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Jos?Cunha, DouglasSilva, AlcidesFreire, Fernandes2021-07-28T22:28:09Z2021-07-28T22:28:09Z2021-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623Diante dos desafios na aprendizagem dos conte?dos matem?ticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais no ensino da Matem?tica, onde enfatiza a import?ncia do uso desses laborat?rios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais pr?ticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), Fran?a (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) s?o referenciados neste trabalho, constitu?do por uma pesquisa bibliogr?fica onde mostra a import?ncia do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) nas pr?ticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matem?tica de diferentes escolas da rede p?blica (municipal e estadual) do Estado da Para?ba. Atrav?s desta, ? poss?vel constatar que os desafios para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais se voltam para a falta de: laborat?rios de Matem?tica, espa?os f?sicos adequados para aplica??o de tais pr?ticas, materiais did?ticos, forma??o continuada de professores, propositura dos pr?prios docentes e equipe gestora, n?mero de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utiliza??o das pr?ticas laboratoriais foi poss?vel constatar: associa??o entre teoria e pr?tica, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e dedutivo, dinamiza??o na aprendizagem dos conte?dos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do esp?rito investigativo, despertar da curiosidade, da motiva??o e do interesse na aprendizagem Matem?tica.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-28T18:49:35Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 131657 bytes, checksum: ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 (MD5) O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 700190 bytes, checksum: 410311bbf39f515ce527767056a616f0 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:28:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 131657 bytes, checksum: ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 (MD5) O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 700190 bytes, checksum: 410311bbf39f515ce527767056a616f0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 131657 bytes, checksum: ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 (MD5) O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 700190 bytes, checksum: 410311bbf39f515ce527767056a616f0 (MD5) Previous issue date: 2021-01Laborat?rioEnsino da Matem?ticaDesafiosPossibilidadesO USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfAta de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfapplication/pdf131657http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/1/Ata+de+defesa_+Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdfff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5MD51O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfO USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfapplication/pdf700190http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/2/O+USO+DO+LABORAT%C3%93RIO+NO+ENSINO+DA+MATEM%C3%81TICA+DESAFIOS+E+POSSIBILIDADES+ENCONTRADAS+PELOS+PROFESSORES+EM+SUAS+PRATICAS+PEDAGOGICAS_Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdf410311bbf39f515ce527767056a616f0MD52177683/16232021-07-28 19:28:09.926oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:28:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
title |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
spellingShingle |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS Santos, Jos? Laborat?rio Ensino da Matem?tica Desafios Possibilidades |
title_short |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
title_full |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
title_fullStr |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
title_full_unstemmed |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
title_sort |
O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS |
author |
Santos, Jos? |
author_facet |
Santos, Jos? Cunha, Douglas Silva, Alcides Freire, Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Douglas Silva, Alcides Freire, Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jos? Cunha, Douglas Silva, Alcides Freire, Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laborat?rio Ensino da Matem?tica Desafios Possibilidades |
topic |
Laborat?rio Ensino da Matem?tica Desafios Possibilidades |
description |
Diante dos desafios na aprendizagem dos conte?dos matem?ticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais no ensino da Matem?tica, onde enfatiza a import?ncia do uso desses laborat?rios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais pr?ticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), Fran?a (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) s?o referenciados neste trabalho, constitu?do por uma pesquisa bibliogr?fica onde mostra a import?ncia do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) nas pr?ticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matem?tica de diferentes escolas da rede p?blica (municipal e estadual) do Estado da Para?ba. Atrav?s desta, ? poss?vel constatar que os desafios para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais se voltam para a falta de: laborat?rios de Matem?tica, espa?os f?sicos adequados para aplica??o de tais pr?ticas, materiais did?ticos, forma??o continuada de professores, propositura dos pr?prios docentes e equipe gestora, n?mero de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utiliza??o das pr?ticas laboratoriais foi poss?vel constatar: associa??o entre teoria e pr?tica, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e dedutivo, dinamiza??o na aprendizagem dos conte?dos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do esp?rito investigativo, despertar da curiosidade, da motiva??o e do interesse na aprendizagem Matem?tica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-28T22:28:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-28T22:28:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/1/Ata+de+defesa_+Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/2/O+USO+DO+LABORAT%C3%93RIO+NO+ENSINO+DA+MATEM%C3%81TICA+DESAFIOS+E+POSSIBILIDADES+ENCONTRADAS+PELOS+PROFESSORES+EM+SUAS+PRATICAS+PEDAGOGICAS_Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 410311bbf39f515ce527767056a616f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439317184512 |