O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jos?
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha, Douglas, Silva, Alcides, Freire, Fernandes
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623
Resumo: Diante dos desafios na aprendizagem dos conte?dos matem?ticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais no ensino da Matem?tica, onde enfatiza a import?ncia do uso desses laborat?rios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais pr?ticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), Fran?a (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) s?o referenciados neste trabalho, constitu?do por uma pesquisa bibliogr?fica onde mostra a import?ncia do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) nas pr?ticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matem?tica de diferentes escolas da rede p?blica (municipal e estadual) do Estado da Para?ba. Atrav?s desta, ? poss?vel constatar que os desafios para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais se voltam para a falta de: laborat?rios de Matem?tica, espa?os f?sicos adequados para aplica??o de tais pr?ticas, materiais did?ticos, forma??o continuada de professores, propositura dos pr?prios docentes e equipe gestora, n?mero de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utiliza??o das pr?ticas laboratoriais foi poss?vel constatar: associa??o entre teoria e pr?tica, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e dedutivo, dinamiza??o na aprendizagem dos conte?dos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do esp?rito investigativo, despertar da curiosidade, da motiva??o e do interesse na aprendizagem Matem?tica.
id IFPB_9756afa344aaa41cb7cbf5dc422dd8bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1623
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Jos?Cunha, DouglasSilva, AlcidesFreire, Fernandes2021-07-28T22:28:09Z2021-07-28T22:28:09Z2021-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623Diante dos desafios na aprendizagem dos conte?dos matem?ticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais no ensino da Matem?tica, onde enfatiza a import?ncia do uso desses laborat?rios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais pr?ticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), Fran?a (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) s?o referenciados neste trabalho, constitu?do por uma pesquisa bibliogr?fica onde mostra a import?ncia do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) nas pr?ticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matem?tica de diferentes escolas da rede p?blica (municipal e estadual) do Estado da Para?ba. Atrav?s desta, ? poss?vel constatar que os desafios para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais se voltam para a falta de: laborat?rios de Matem?tica, espa?os f?sicos adequados para aplica??o de tais pr?ticas, materiais did?ticos, forma??o continuada de professores, propositura dos pr?prios docentes e equipe gestora, n?mero de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utiliza??o das pr?ticas laboratoriais foi poss?vel constatar: associa??o entre teoria e pr?tica, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e dedutivo, dinamiza??o na aprendizagem dos conte?dos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do esp?rito investigativo, despertar da curiosidade, da motiva??o e do interesse na aprendizagem Matem?tica.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-28T18:49:35Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 131657 bytes, checksum: ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 (MD5) O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 700190 bytes, checksum: 410311bbf39f515ce527767056a616f0 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:28:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 131657 bytes, checksum: ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 (MD5) O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 700190 bytes, checksum: 410311bbf39f515ce527767056a616f0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 131657 bytes, checksum: ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5 (MD5) O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdf: 700190 bytes, checksum: 410311bbf39f515ce527767056a616f0 (MD5) Previous issue date: 2021-01Laborat?rioEnsino da Matem?ticaDesafiosPossibilidadesO USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfAta de defesa_ Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfapplication/pdf131657http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/1/Ata+de+defesa_+Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdfff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5MD51O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfO USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS_Jose Adenilson Vilar dos Santos.pdfapplication/pdf700190http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/2/O+USO+DO+LABORAT%C3%93RIO+NO+ENSINO+DA+MATEM%C3%81TICA+DESAFIOS+E+POSSIBILIDADES+ENCONTRADAS+PELOS+PROFESSORES+EM+SUAS+PRATICAS+PEDAGOGICAS_Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdf410311bbf39f515ce527767056a616f0MD52177683/16232021-07-28 19:28:09.926oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:28:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
title O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
spellingShingle O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
Santos, Jos?
Laborat?rio
Ensino da Matem?tica
Desafios
Possibilidades
title_short O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
title_full O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
title_fullStr O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
title_full_unstemmed O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
title_sort O USO DO LABORAT?RIO NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS
author Santos, Jos?
author_facet Santos, Jos?
Cunha, Douglas
Silva, Alcides
Freire, Fernandes
author_role author
author2 Cunha, Douglas
Silva, Alcides
Freire, Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jos?
Cunha, Douglas
Silva, Alcides
Freire, Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Laborat?rio
Ensino da Matem?tica
Desafios
Possibilidades
topic Laborat?rio
Ensino da Matem?tica
Desafios
Possibilidades
description Diante dos desafios na aprendizagem dos conte?dos matem?ticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais no ensino da Matem?tica, onde enfatiza a import?ncia do uso desses laborat?rios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais pr?ticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), Fran?a (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) s?o referenciados neste trabalho, constitu?do por uma pesquisa bibliogr?fica onde mostra a import?ncia do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica (LEM) nas pr?ticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matem?tica de diferentes escolas da rede p?blica (municipal e estadual) do Estado da Para?ba. Atrav?s desta, ? poss?vel constatar que os desafios para a realiza??o das pr?ticas laboratoriais se voltam para a falta de: laborat?rios de Matem?tica, espa?os f?sicos adequados para aplica??o de tais pr?ticas, materiais did?ticos, forma??o continuada de professores, propositura dos pr?prios docentes e equipe gestora, n?mero de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utiliza??o das pr?ticas laboratoriais foi poss?vel constatar: associa??o entre teoria e pr?tica, desenvolvimento do racioc?nio l?gico e dedutivo, dinamiza??o na aprendizagem dos conte?dos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do esp?rito investigativo, despertar da curiosidade, da motiva??o e do interesse na aprendizagem Matem?tica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-28T22:28:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-28T22:28:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/1/Ata+de+defesa_+Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1623/2/O+USO+DO+LABORAT%C3%93RIO+NO+ENSINO+DA+MATEM%C3%81TICA+DESAFIOS+E+POSSIBILIDADES+ENCONTRADAS+PELOS+PROFESSORES+EM+SUAS+PRATICAS+PEDAGOGICAS_Jose+Adenilson+Vilar+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff61fa9b896bbb000ec3c26ebaf043f5
410311bbf39f515ce527767056a616f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439317184512