Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2228 |
Resumo: | A pesquisa se insere no contexto da pandemia do COVID-19, evidenciando in?meras problem?ticas que afetam, em especial, a educa??o superior, que para al?m das fragilidades do ensino remoto, existe o aprofundamento das desigualdades sociais, conforme registrada na pesquisa de Costa, Silva e Arrais Neto (2021), que reflete tamb?m nas desigualdades educacionais, que est?o ligadas com as dificuldades de perman?ncia, evas?o e a reten??o de estudantes em situa??o de vulnerabilidade social. Diante da problem?tica imposta pela pandemia do COVID 19, em especial em rela??o aos esfor?os das Institui??es de Ensino Superior (IES) para promover a continuidade das atividades de ensino, como ? o caso do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), questiona-se: quais os fatores que t?m influenciado o rendimento acad?mico dos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administra??o do IFPB durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs)? Para tanto, buscar-se responder a perguntar levantada elencando o seguinte objetivo geral - ?Conhecer os fatores que influenciaram o rendimento acad?mico dos estudantes do CSBA do IFPB durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs). Como metodologia, a pesquisa foi caracterizada como quali-quanti, do tipo, estudo de caso, pois tem como intuito de desvelar os fen?menos sociais por meio de uma unidade que est? bem delineada, sendo o curso de administra??o do IFPB, campus Jo?o Pessoa. Isso apoiados em dados que quantifica os resultados, por meio de um instrumento, do tipo, question?rio. Como resultado, verificou-se que, para a amostra considerada nesta pesquisa, a saber, uma parcela de estudantes que ingressaram no Curso Superior de Bacharelado em Administra??o do IFPB, que tiveram a experi?ncia antes e durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs), que mesmo com suas particularidades relacionados com a vida acad?mica, pessoal (trabalho e estudo) e a renda familiar de tr?s sal?rios m?nimos, estas n?o foram obst?culos para que eles obtivessem um bom rendimento acad?mico. |
id |
IFPB_3862bf37c23c3c8762e146c7c419981a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2228 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramalho Bisneto, Belmiro2022-07-25T12:18:56Z2022-07-25T12:18:56Z2022-06-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2228A pesquisa se insere no contexto da pandemia do COVID-19, evidenciando in?meras problem?ticas que afetam, em especial, a educa??o superior, que para al?m das fragilidades do ensino remoto, existe o aprofundamento das desigualdades sociais, conforme registrada na pesquisa de Costa, Silva e Arrais Neto (2021), que reflete tamb?m nas desigualdades educacionais, que est?o ligadas com as dificuldades de perman?ncia, evas?o e a reten??o de estudantes em situa??o de vulnerabilidade social. Diante da problem?tica imposta pela pandemia do COVID 19, em especial em rela??o aos esfor?os das Institui??es de Ensino Superior (IES) para promover a continuidade das atividades de ensino, como ? o caso do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), questiona-se: quais os fatores que t?m influenciado o rendimento acad?mico dos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administra??o do IFPB durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs)? Para tanto, buscar-se responder a perguntar levantada elencando o seguinte objetivo geral - ?Conhecer os fatores que influenciaram o rendimento acad?mico dos estudantes do CSBA do IFPB durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs). Como metodologia, a pesquisa foi caracterizada como quali-quanti, do tipo, estudo de caso, pois tem como intuito de desvelar os fen?menos sociais por meio de uma unidade que est? bem delineada, sendo o curso de administra??o do IFPB, campus Jo?o Pessoa. Isso apoiados em dados que quantifica os resultados, por meio de um instrumento, do tipo, question?rio. Como resultado, verificou-se que, para a amostra considerada nesta pesquisa, a saber, uma parcela de estudantes que ingressaram no Curso Superior de Bacharelado em Administra??o do IFPB, que tiveram a experi?ncia antes e durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs), que mesmo com suas particularidades relacionados com a vida acad?mica, pessoal (trabalho e estudo) e a renda familiar de tr?s sal?rios m?nimos, estas n?o foram obst?culos para que eles obtivessem um bom rendimento acad?mico.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2022-07-25T12:18:56Z No. of bitstreams: 2 Belmiro Ramalho Bisneto - Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico - um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba.pdf: 1250669 bytes, checksum: 03adff3fa20c7bfa85d8073685828cd4 (MD5) Termo de autoriza??o - Belmiro Ramalho Bisneto.pdf: 1038921 bytes, checksum: d7eeab6dbd743b13c441755eedc1d42f (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-25T12:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Belmiro Ramalho Bisneto - Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico - um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba.pdf: 1250669 bytes, checksum: 03adff3fa20c7bfa85d8073685828cd4 (MD5) Termo de autoriza??o - Belmiro Ramalho Bisneto.pdf: 1038921 bytes, checksum: d7eeab6dbd743b13c441755eedc1d42f (MD5) Previous issue date: 2022-06-30Educa??o supeirorCurso de Administra??oAprendizagemEduca??o ? dist?nciaAtividades de ensino n?o presenciais (AENPS).Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPB - Campus Jo?o PessoaORIGINALBelmiro Ramalho Bisneto - Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico - um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba.pdfBelmiro Ramalho Bisneto - Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico - um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba.pdfapplication/pdf1250669http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2228/1/Belmiro+Ramalho+Bisneto+-+Atividades+de+ensino+n%C3%A3o+presenciais+%28AENPS%29+e+rendimento+acad%C3%AAmico+-+um+estudo+no+curso+superior+de+Bacharelado+em+Administra%C3%A7%C3%A3o+do+Instituto+Federal+da+Para%C3%ADba.pdf03adff3fa20c7bfa85d8073685828cd4MD51Termo de autoriza??o - Belmiro Ramalho Bisneto.pdfTermo de autoriza??o - Belmiro Ramalho Bisneto.pdfapplication/pdf1038921http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2228/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+-+Belmiro+Ramalho+Bisneto.pdfd7eeab6dbd743b13c441755eedc1d42fMD52177683/22282022-07-25 09:18:56.106oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-25T12:18:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
title |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
spellingShingle |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba Ramalho Bisneto, Belmiro Educa??o supeiror Curso de Administra??o Aprendizagem Educa??o ? dist?ncia Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS). |
title_short |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
title_full |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
title_fullStr |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
title_full_unstemmed |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
title_sort |
Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS) e rendimento acad?mico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administra??o do Instituto Federal da Para?ba |
author |
Ramalho Bisneto, Belmiro |
author_facet |
Ramalho Bisneto, Belmiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho Bisneto, Belmiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o supeiror Curso de Administra??o Aprendizagem Educa??o ? dist?ncia Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS). |
topic |
Educa??o supeiror Curso de Administra??o Aprendizagem Educa??o ? dist?ncia Atividades de ensino n?o presenciais (AENPS). |
description |
A pesquisa se insere no contexto da pandemia do COVID-19, evidenciando in?meras problem?ticas que afetam, em especial, a educa??o superior, que para al?m das fragilidades do ensino remoto, existe o aprofundamento das desigualdades sociais, conforme registrada na pesquisa de Costa, Silva e Arrais Neto (2021), que reflete tamb?m nas desigualdades educacionais, que est?o ligadas com as dificuldades de perman?ncia, evas?o e a reten??o de estudantes em situa??o de vulnerabilidade social. Diante da problem?tica imposta pela pandemia do COVID 19, em especial em rela??o aos esfor?os das Institui??es de Ensino Superior (IES) para promover a continuidade das atividades de ensino, como ? o caso do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), questiona-se: quais os fatores que t?m influenciado o rendimento acad?mico dos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administra??o do IFPB durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs)? Para tanto, buscar-se responder a perguntar levantada elencando o seguinte objetivo geral - ?Conhecer os fatores que influenciaram o rendimento acad?mico dos estudantes do CSBA do IFPB durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs). Como metodologia, a pesquisa foi caracterizada como quali-quanti, do tipo, estudo de caso, pois tem como intuito de desvelar os fen?menos sociais por meio de uma unidade que est? bem delineada, sendo o curso de administra??o do IFPB, campus Jo?o Pessoa. Isso apoiados em dados que quantifica os resultados, por meio de um instrumento, do tipo, question?rio. Como resultado, verificou-se que, para a amostra considerada nesta pesquisa, a saber, uma parcela de estudantes que ingressaram no Curso Superior de Bacharelado em Administra??o do IFPB, que tiveram a experi?ncia antes e durante a vig?ncia das Atividades de Ensino N?o Presenciais (AENPs), que mesmo com suas particularidades relacionados com a vida acad?mica, pessoal (trabalho e estudo) e a renda familiar de tr?s sal?rios m?nimos, estas n?o foram obst?culos para que eles obtivessem um bom rendimento acad?mico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T12:18:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T12:18:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2228 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2228/1/Belmiro+Ramalho+Bisneto+-+Atividades+de+ensino+n%C3%A3o+presenciais+%28AENPS%29+e+rendimento+acad%C3%AAmico+-+um+estudo+no+curso+superior+de+Bacharelado+em+Administra%C3%A7%C3%A3o+do+Instituto+Federal+da+Para%C3%ADba.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2228/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+-+Belmiro+Ramalho+Bisneto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03adff3fa20c7bfa85d8073685828cd4 d7eeab6dbd743b13c441755eedc1d42f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444100788224 |