Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Liliane Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3421
Resumo: O ensino de Probabilidade tem enfrentado desafios e obst?culos que impactam os estudantes em diferentes n?veis. Um dos principais desafios ? a natureza abstrata e te?rica dos conceitos probabil?sticos, que podem parecer distantes da experi?ncia cotidiana dos alunos. A elabora??o e utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis, como ferramenta complementar ao ensino, podem resultar em melhorias substanciais na aprendizagem. A intera??o ativa dos alunos com esses materiais n?o apenas fomenta o envolvimento, mas tamb?m se revela um recurso eficaz para superar desafios e dificuldades no contexto do ensino de matem?tica, inclusive para Probabilidade. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um material did?tico manipul?vel de baixo custo para auxiliar o ensino de probabilidade. A metodologia envolveu a constru??o do material, seguida por testes para validar sua efic?cia, explorando padr?es relacionados ? quantidade de bolas, a forma ideal de manipula??o e o n?mero m?nimo de repeti??es para an?lise consistente. A aplica??o pr?tica ocorreu em uma oficina para estudantes do segundo ano do ensino m?dio. Os resultados, analisados por meio de question?rios diagn?sticos e de verifica??o, revelaram que, ao final da atividade, muitos alunos conseguiram expressar o conceito de probabilidade frequentista. Ao explorar o ?mist?rio do chocalho? como um problema central, a oficina estimulou o pensamento cr?tico dos alunos e proporcionou uma aplica??o pr?tica dos conceitos te?ricos, conectando a teoria ? realidade. A an?lise dos dados sugeriu que a abordagem pr?tica, contextualizada e interativa adotada na oficina pode ser uma estrat?gia eficaz para o ensino de probabilidade. As contribui??es incluem melhorias na intera??o aluno-professor, o reconhecimento da relev?ncia da probabilidade no cotidiano e a cria??o de um recurso pedag?gico inovador e acess?vel.
id IFPB_3a3c0fc07bfdf490841dcfd0bf02b086
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3421
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Paulo, Liliane Marques2023-12-21T22:34:27Z2023-12-21T22:34:27Z2023-12-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3421O ensino de Probabilidade tem enfrentado desafios e obst?culos que impactam os estudantes em diferentes n?veis. Um dos principais desafios ? a natureza abstrata e te?rica dos conceitos probabil?sticos, que podem parecer distantes da experi?ncia cotidiana dos alunos. A elabora??o e utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis, como ferramenta complementar ao ensino, podem resultar em melhorias substanciais na aprendizagem. A intera??o ativa dos alunos com esses materiais n?o apenas fomenta o envolvimento, mas tamb?m se revela um recurso eficaz para superar desafios e dificuldades no contexto do ensino de matem?tica, inclusive para Probabilidade. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um material did?tico manipul?vel de baixo custo para auxiliar o ensino de probabilidade. A metodologia envolveu a constru??o do material, seguida por testes para validar sua efic?cia, explorando padr?es relacionados ? quantidade de bolas, a forma ideal de manipula??o e o n?mero m?nimo de repeti??es para an?lise consistente. A aplica??o pr?tica ocorreu em uma oficina para estudantes do segundo ano do ensino m?dio. Os resultados, analisados por meio de question?rios diagn?sticos e de verifica??o, revelaram que, ao final da atividade, muitos alunos conseguiram expressar o conceito de probabilidade frequentista. Ao explorar o ?mist?rio do chocalho? como um problema central, a oficina estimulou o pensamento cr?tico dos alunos e proporcionou uma aplica??o pr?tica dos conceitos te?ricos, conectando a teoria ? realidade. A an?lise dos dados sugeriu que a abordagem pr?tica, contextualizada e interativa adotada na oficina pode ser uma estrat?gia eficaz para o ensino de probabilidade. As contribui??es incluem melhorias na intera??o aluno-professor, o reconhecimento da relev?ncia da probabilidade no cotidiano e a cria??o de um recurso pedag?gico inovador e acess?vel.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-12-21T22:34:27Z No. of bitstreams: 1 TCC de Liliane Marques.pdf: 1128726 bytes, checksum: d08d2f98639f28cf35cb2f1c436d01f2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-21T22:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC de Liliane Marques.pdf: 1128726 bytes, checksum: d08d2f98639f28cf35cb2f1c436d01f2 (MD5) Previous issue date: 2023-12-21ProbabilidadeMaterial did?tico manipul?velChocalhoEnsino de probabilidade: o mist?rio do chocalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Liliane Marques.pdfTCC de Liliane Marques.pdfapplication/pdf1128726http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3421/1/TCC+de+Liliane+Marques.pdfd08d2f98639f28cf35cb2f1c436d01f2MD51177683/34212023-12-21 19:34:27.311oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3421Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-21T22:34:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
title Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
spellingShingle Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
Paulo, Liliane Marques
Probabilidade
Material did?tico manipul?vel
Chocalho
title_short Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
title_full Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
title_fullStr Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
title_full_unstemmed Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
title_sort Ensino de probabilidade: o mist?rio do chocalho
author Paulo, Liliane Marques
author_facet Paulo, Liliane Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Liliane Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Material did?tico manipul?vel
Chocalho
topic Probabilidade
Material did?tico manipul?vel
Chocalho
description O ensino de Probabilidade tem enfrentado desafios e obst?culos que impactam os estudantes em diferentes n?veis. Um dos principais desafios ? a natureza abstrata e te?rica dos conceitos probabil?sticos, que podem parecer distantes da experi?ncia cotidiana dos alunos. A elabora??o e utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis, como ferramenta complementar ao ensino, podem resultar em melhorias substanciais na aprendizagem. A intera??o ativa dos alunos com esses materiais n?o apenas fomenta o envolvimento, mas tamb?m se revela um recurso eficaz para superar desafios e dificuldades no contexto do ensino de matem?tica, inclusive para Probabilidade. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um material did?tico manipul?vel de baixo custo para auxiliar o ensino de probabilidade. A metodologia envolveu a constru??o do material, seguida por testes para validar sua efic?cia, explorando padr?es relacionados ? quantidade de bolas, a forma ideal de manipula??o e o n?mero m?nimo de repeti??es para an?lise consistente. A aplica??o pr?tica ocorreu em uma oficina para estudantes do segundo ano do ensino m?dio. Os resultados, analisados por meio de question?rios diagn?sticos e de verifica??o, revelaram que, ao final da atividade, muitos alunos conseguiram expressar o conceito de probabilidade frequentista. Ao explorar o ?mist?rio do chocalho? como um problema central, a oficina estimulou o pensamento cr?tico dos alunos e proporcionou uma aplica??o pr?tica dos conceitos te?ricos, conectando a teoria ? realidade. A an?lise dos dados sugeriu que a abordagem pr?tica, contextualizada e interativa adotada na oficina pode ser uma estrat?gia eficaz para o ensino de probabilidade. As contribui??es incluem melhorias na intera??o aluno-professor, o reconhecimento da relev?ncia da probabilidade no cotidiano e a cria??o de um recurso pedag?gico inovador e acess?vel.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T22:34:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T22:34:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3421
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3421/1/TCC+de+Liliane+Marques.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d08d2f98639f28cf35cb2f1c436d01f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452848009216