O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2273 |
Resumo: | A pandemia do Covid-19 pegou a popula??o mundial de surpresa, o que consequentemente leva a escassez de conhecimento cient?fico relacionado ao assunto, e ainda a diverg?ncia de opini?es por parte das entidades governamentais. Por?m com o surgimento da vacina para preven??o da doen?a, surgiu a necessidade de dar in?cio a uma campanha para fazer com que a popula??o procurasse se vacinar. ? nesse momento que o Marketing Promocional se torna uma importante ferramenta do Marketing Social para implementa??o de uma campanha de sa?de bem estruturada para capta??o do p?blico alvo. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19. Para alcan?ar o objetivo proposto, a metodologia aplicada se baseia no levantamento bibliogr?fico de autores da ?rea de marketing promocional, marketing social e o marketing promocional aplicado em campanhas de sa?de. Para a obten??o de dados da pesquisa de campo, foi adotado uma abordagem quali-quantitativa, por meio da aplica??o de um question?rio, atrav?s do Google Forms. A amostragem do estudo foi n?o probabil?stica intencional, totalizando 107 participantes. Foi utilizada para melhor entendimento dos dados uma categoriza??o tem?tica, gerando nuvens de palavras para os dados qualitativos, e a ferramenta do excel para organiza??o em tabelas e gr?ficos para os dados quantitativos. Dos dados obtidos percebeu-se que a maioria dos respondentes s?o estudantes, do sexo feminino, com idade entre 17 e 23 anos e com o ensino superior incompleto. A maior parte foi influenciada sobre a vacina??o por informa??es passadas por canais de comunica??o como Telejornais, Instagram, Propagandas televisivas e por meio de amigos ou pessoas pr?ximas. Mais da metade dos respondentes relataram a influ?ncia das informa??es obtidas como alta em sua decis?o de tomar a vacina. Atrav?s dos dados obtidos foi poss?vel notar que a campanha da vacina??o contra o Covid-19 obteve bons resultados com um impacto positivo sobre a popula??o de Jo?o Pessoa. |
id |
IFPB_3a6a56a72fd8e8d3fa6dd29b49b2d15f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2273 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Sidney Davince da Silva2022-07-27T16:32:34Z2022-07-27T16:32:34Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2273A pandemia do Covid-19 pegou a popula??o mundial de surpresa, o que consequentemente leva a escassez de conhecimento cient?fico relacionado ao assunto, e ainda a diverg?ncia de opini?es por parte das entidades governamentais. Por?m com o surgimento da vacina para preven??o da doen?a, surgiu a necessidade de dar in?cio a uma campanha para fazer com que a popula??o procurasse se vacinar. ? nesse momento que o Marketing Promocional se torna uma importante ferramenta do Marketing Social para implementa??o de uma campanha de sa?de bem estruturada para capta??o do p?blico alvo. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19. Para alcan?ar o objetivo proposto, a metodologia aplicada se baseia no levantamento bibliogr?fico de autores da ?rea de marketing promocional, marketing social e o marketing promocional aplicado em campanhas de sa?de. Para a obten??o de dados da pesquisa de campo, foi adotado uma abordagem quali-quantitativa, por meio da aplica??o de um question?rio, atrav?s do Google Forms. A amostragem do estudo foi n?o probabil?stica intencional, totalizando 107 participantes. Foi utilizada para melhor entendimento dos dados uma categoriza??o tem?tica, gerando nuvens de palavras para os dados qualitativos, e a ferramenta do excel para organiza??o em tabelas e gr?ficos para os dados quantitativos. Dos dados obtidos percebeu-se que a maioria dos respondentes s?o estudantes, do sexo feminino, com idade entre 17 e 23 anos e com o ensino superior incompleto. A maior parte foi influenciada sobre a vacina??o por informa??es passadas por canais de comunica??o como Telejornais, Instagram, Propagandas televisivas e por meio de amigos ou pessoas pr?ximas. Mais da metade dos respondentes relataram a influ?ncia das informa??es obtidas como alta em sua decis?o de tomar a vacina. Atrav?s dos dados obtidos foi poss?vel notar que a campanha da vacina??o contra o Covid-19 obteve bons resultados com um impacto positivo sobre a popula??o de Jo?o Pessoa.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2022-07-27T16:32:34Z No. of bitstreams: 2 O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar vacina da Covid-19 - Sidney Davince da Silva Alves.pdf: 1473901 bytes, checksum: d868f0bd6a0dbfa7b010840e972d2f1a (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Sidney Davince da Silva Alves.pdf: 596658 bytes, checksum: ffd4558fd7cc24710ce22c43eff79982 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-27T16:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar vacina da Covid-19 - Sidney Davince da Silva Alves.pdf: 1473901 bytes, checksum: d868f0bd6a0dbfa7b010840e972d2f1a (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Sidney Davince da Silva Alves.pdf: 596658 bytes, checksum: ffd4558fd7cc24710ce22c43eff79982 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27Marketing promocionalPandemia da Covid-19Vacina??oSa?deMarketing socialO impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALO impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar vacina da Covid-19 - Sidney Davince da Silva Alves.pdfO impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar vacina da Covid-19 - Sidney Davince da Silva Alves.pdfapplication/pdf1473901http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2273/1/O+impacto+do+marketing+promocional+na+decis%C3%A3o+da+popula%C3%A7%C3%A3o+de+Jo%C3%A3o+Pessoa+em+tomar+vacina+da+Covid-19+-+Sidney+Davince+da+Silva+Alves.pdfd868f0bd6a0dbfa7b010840e972d2f1aMD51177683/22732024-03-01 11:48:34.492oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-01T14:48:34Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
title |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
spellingShingle |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 Alves, Sidney Davince da Silva Marketing promocional Pandemia da Covid-19 Vacina??o Sa?de Marketing social |
title_short |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
title_full |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
title_fullStr |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
title_sort |
O impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19 |
author |
Alves, Sidney Davince da Silva |
author_facet |
Alves, Sidney Davince da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sidney Davince da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing promocional Pandemia da Covid-19 Vacina??o Sa?de Marketing social |
topic |
Marketing promocional Pandemia da Covid-19 Vacina??o Sa?de Marketing social |
description |
A pandemia do Covid-19 pegou a popula??o mundial de surpresa, o que consequentemente leva a escassez de conhecimento cient?fico relacionado ao assunto, e ainda a diverg?ncia de opini?es por parte das entidades governamentais. Por?m com o surgimento da vacina para preven??o da doen?a, surgiu a necessidade de dar in?cio a uma campanha para fazer com que a popula??o procurasse se vacinar. ? nesse momento que o Marketing Promocional se torna uma importante ferramenta do Marketing Social para implementa??o de uma campanha de sa?de bem estruturada para capta??o do p?blico alvo. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do marketing promocional na decis?o da popula??o de Jo?o Pessoa em tomar a vacina da Covid-19. Para alcan?ar o objetivo proposto, a metodologia aplicada se baseia no levantamento bibliogr?fico de autores da ?rea de marketing promocional, marketing social e o marketing promocional aplicado em campanhas de sa?de. Para a obten??o de dados da pesquisa de campo, foi adotado uma abordagem quali-quantitativa, por meio da aplica??o de um question?rio, atrav?s do Google Forms. A amostragem do estudo foi n?o probabil?stica intencional, totalizando 107 participantes. Foi utilizada para melhor entendimento dos dados uma categoriza??o tem?tica, gerando nuvens de palavras para os dados qualitativos, e a ferramenta do excel para organiza??o em tabelas e gr?ficos para os dados quantitativos. Dos dados obtidos percebeu-se que a maioria dos respondentes s?o estudantes, do sexo feminino, com idade entre 17 e 23 anos e com o ensino superior incompleto. A maior parte foi influenciada sobre a vacina??o por informa??es passadas por canais de comunica??o como Telejornais, Instagram, Propagandas televisivas e por meio de amigos ou pessoas pr?ximas. Mais da metade dos respondentes relataram a influ?ncia das informa??es obtidas como alta em sua decis?o de tomar a vacina. Atrav?s dos dados obtidos foi poss?vel notar que a campanha da vacina??o contra o Covid-19 obteve bons resultados com um impacto positivo sobre a popula??o de Jo?o Pessoa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T16:32:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T16:32:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2273 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2273/1/O+impacto+do+marketing+promocional+na+decis%C3%A3o+da+popula%C3%A7%C3%A3o+de+Jo%C3%A3o+Pessoa+em+tomar+vacina+da+Covid-19+-+Sidney+Davince+da+Silva+Alves.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d868f0bd6a0dbfa7b010840e972d2f1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444196208640 |