A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846 |
Resumo: | O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, fam?lia e comunidade. A educa??o ? um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informa??o e comunica??o (TIC?s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ci?ncias e Biologia de rede p?blica e privada do munic?pio de Tapero?-PB sobre a import?ncia das TIC?s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Al?m disso, foi analisada, na vis?o dos professores, a participa??o dos discentes nas aulas de Ci?ncias/Biologia e a evid?ncia do ensino remoto emergencial possuir car?ter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplica??o de um question?rio semiestruturado, constru?do via plataforma digital Google Formul?rios. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, s?o de fundamental relev?ncia para o ensino de Ci?ncias/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o ?WhatsApp?, ?YouTube? e o ?Google Meet?, somado ? aplica??o de metodologias ativas, favorecendo na aquisi??o do conhecimento. Tamb?m expuseram situa??es como a forma??o inadequada do professor para aplica??o do conte?do de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que n?o estavam familiarizados. Al?m disso, muitos alunos n?o se faziam presentes nas aulas, pois n?o tinham acesso ? internet e/ou equipamentos dispon?veis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de car?ter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utiliza??o das TIC?s requer uma mudan?a dos envolvidos, ? necess?rio buscar inova??o tecnol?gica e as poss?veis adapta??es, abordando a Ci?ncia de maneira transdisciplinar, promovendo uma educa??o que possibilite a tomada de decis?es conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidad?os. |
id |
IFPB_3cd0ea84108f06bce13697d55bc7e7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1846 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
de Queiroz, Larissa Lanay GermanoCruz, Renata Drummond MarinhoDantas, Daniel Bruno de S?Maciel, Priscila de Souza2022-03-16T20:08:29Z2022-03-16T20:08:29Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, fam?lia e comunidade. A educa??o ? um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informa??o e comunica??o (TIC?s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ci?ncias e Biologia de rede p?blica e privada do munic?pio de Tapero?-PB sobre a import?ncia das TIC?s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Al?m disso, foi analisada, na vis?o dos professores, a participa??o dos discentes nas aulas de Ci?ncias/Biologia e a evid?ncia do ensino remoto emergencial possuir car?ter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplica??o de um question?rio semiestruturado, constru?do via plataforma digital Google Formul?rios. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, s?o de fundamental relev?ncia para o ensino de Ci?ncias/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o ?WhatsApp?, ?YouTube? e o ?Google Meet?, somado ? aplica??o de metodologias ativas, favorecendo na aquisi??o do conhecimento. Tamb?m expuseram situa??es como a forma??o inadequada do professor para aplica??o do conte?do de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que n?o estavam familiarizados. Al?m disso, muitos alunos n?o se faziam presentes nas aulas, pois n?o tinham acesso ? internet e/ou equipamentos dispon?veis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de car?ter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utiliza??o das TIC?s requer uma mudan?a dos envolvidos, ? necess?rio buscar inova??o tecnol?gica e as poss?veis adapta??es, abordando a Ci?ncia de maneira transdisciplinar, promovendo uma educa??o que possibilite a tomada de decis?es conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidad?os.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-16T19:25:05Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Larissa Lanay.pdf: 411140 bytes, checksum: 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b (MD5) Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdf: 174946 bytes, checksum: 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-16T20:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Larissa Lanay.pdf: 411140 bytes, checksum: 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b (MD5) Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdf: 174946 bytes, checksum: 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T20:08:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Larissa Lanay.pdf: 411140 bytes, checksum: 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b (MD5) Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdf: 174946 bytes, checksum: 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 (MD5) Previous issue date: 2021-03Aulas remotasEduca??oEnsino de cienciasTICsA UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Larissa Lanay.pdfTcc_Larissa Lanay.pdfapplication/pdf411140http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/1/Tcc_Larissa+Lanay.pdf19a1793cc09e54c9e225f79e448b353bMD51Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdfAta de defesa_ Larissa Lanay.pdfapplication/pdf174946http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/2/Ata+de+defesa_+Larissa+Lanay.pdf39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9MD52177683/18462022-03-16 17:08:29.548oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1846Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-16T20:08:29Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
title |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
spellingShingle |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB de Queiroz, Larissa Lanay Germano Aulas remotas Educa??o Ensino de ciencias TICs |
title_short |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
title_full |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
title_fullStr |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
title_full_unstemmed |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
title_sort |
A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB |
author |
de Queiroz, Larissa Lanay Germano |
author_facet |
de Queiroz, Larissa Lanay Germano Cruz, Renata Drummond Marinho Dantas, Daniel Bruno de S? Maciel, Priscila de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Renata Drummond Marinho Dantas, Daniel Bruno de S? Maciel, Priscila de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Queiroz, Larissa Lanay Germano Cruz, Renata Drummond Marinho Dantas, Daniel Bruno de S? Maciel, Priscila de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas remotas Educa??o Ensino de ciencias TICs |
topic |
Aulas remotas Educa??o Ensino de ciencias TICs |
description |
O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, fam?lia e comunidade. A educa??o ? um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informa??o e comunica??o (TIC?s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ci?ncias e Biologia de rede p?blica e privada do munic?pio de Tapero?-PB sobre a import?ncia das TIC?s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Al?m disso, foi analisada, na vis?o dos professores, a participa??o dos discentes nas aulas de Ci?ncias/Biologia e a evid?ncia do ensino remoto emergencial possuir car?ter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplica??o de um question?rio semiestruturado, constru?do via plataforma digital Google Formul?rios. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, s?o de fundamental relev?ncia para o ensino de Ci?ncias/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o ?WhatsApp?, ?YouTube? e o ?Google Meet?, somado ? aplica??o de metodologias ativas, favorecendo na aquisi??o do conhecimento. Tamb?m expuseram situa??es como a forma??o inadequada do professor para aplica??o do conte?do de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que n?o estavam familiarizados. Al?m disso, muitos alunos n?o se faziam presentes nas aulas, pois n?o tinham acesso ? internet e/ou equipamentos dispon?veis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de car?ter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utiliza??o das TIC?s requer uma mudan?a dos envolvidos, ? necess?rio buscar inova??o tecnol?gica e as poss?veis adapta??es, abordando a Ci?ncia de maneira transdisciplinar, promovendo uma educa??o que possibilite a tomada de decis?es conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidad?os. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-16T20:08:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-16T20:08:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/1/Tcc_Larissa+Lanay.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/2/Ata+de+defesa_+Larissa+Lanay.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441253904384 |