A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz, Larissa Lanay Germano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Renata Drummond Marinho, Dantas, Daniel Bruno de S?, Maciel, Priscila de Souza
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846
Resumo: O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, fam?lia e comunidade. A educa??o ? um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informa??o e comunica??o (TIC?s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ci?ncias e Biologia de rede p?blica e privada do munic?pio de Tapero?-PB sobre a import?ncia das TIC?s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Al?m disso, foi analisada, na vis?o dos professores, a participa??o dos discentes nas aulas de Ci?ncias/Biologia e a evid?ncia do ensino remoto emergencial possuir car?ter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplica??o de um question?rio semiestruturado, constru?do via plataforma digital Google Formul?rios. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, s?o de fundamental relev?ncia para o ensino de Ci?ncias/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o ?WhatsApp?, ?YouTube? e o ?Google Meet?, somado ? aplica??o de metodologias ativas, favorecendo na aquisi??o do conhecimento. Tamb?m expuseram situa??es como a forma??o inadequada do professor para aplica??o do conte?do de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que n?o estavam familiarizados. Al?m disso, muitos alunos n?o se faziam presentes nas aulas, pois n?o tinham acesso ? internet e/ou equipamentos dispon?veis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de car?ter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utiliza??o das TIC?s requer uma mudan?a dos envolvidos, ? necess?rio buscar inova??o tecnol?gica e as poss?veis adapta??es, abordando a Ci?ncia de maneira transdisciplinar, promovendo uma educa??o que possibilite a tomada de decis?es conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidad?os.
id IFPB_3cd0ea84108f06bce13697d55bc7e7bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1846
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling de Queiroz, Larissa Lanay GermanoCruz, Renata Drummond MarinhoDantas, Daniel Bruno de S?Maciel, Priscila de Souza2022-03-16T20:08:29Z2022-03-16T20:08:29Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, fam?lia e comunidade. A educa??o ? um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informa??o e comunica??o (TIC?s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ci?ncias e Biologia de rede p?blica e privada do munic?pio de Tapero?-PB sobre a import?ncia das TIC?s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Al?m disso, foi analisada, na vis?o dos professores, a participa??o dos discentes nas aulas de Ci?ncias/Biologia e a evid?ncia do ensino remoto emergencial possuir car?ter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplica??o de um question?rio semiestruturado, constru?do via plataforma digital Google Formul?rios. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, s?o de fundamental relev?ncia para o ensino de Ci?ncias/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o ?WhatsApp?, ?YouTube? e o ?Google Meet?, somado ? aplica??o de metodologias ativas, favorecendo na aquisi??o do conhecimento. Tamb?m expuseram situa??es como a forma??o inadequada do professor para aplica??o do conte?do de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que n?o estavam familiarizados. Al?m disso, muitos alunos n?o se faziam presentes nas aulas, pois n?o tinham acesso ? internet e/ou equipamentos dispon?veis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de car?ter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utiliza??o das TIC?s requer uma mudan?a dos envolvidos, ? necess?rio buscar inova??o tecnol?gica e as poss?veis adapta??es, abordando a Ci?ncia de maneira transdisciplinar, promovendo uma educa??o que possibilite a tomada de decis?es conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidad?os.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-16T19:25:05Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Larissa Lanay.pdf: 411140 bytes, checksum: 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b (MD5) Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdf: 174946 bytes, checksum: 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-16T20:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Larissa Lanay.pdf: 411140 bytes, checksum: 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b (MD5) Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdf: 174946 bytes, checksum: 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T20:08:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Larissa Lanay.pdf: 411140 bytes, checksum: 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b (MD5) Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdf: 174946 bytes, checksum: 39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9 (MD5) Previous issue date: 2021-03Aulas remotasEduca??oEnsino de cienciasTICsA UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Larissa Lanay.pdfTcc_Larissa Lanay.pdfapplication/pdf411140http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/1/Tcc_Larissa+Lanay.pdf19a1793cc09e54c9e225f79e448b353bMD51Ata de defesa_ Larissa Lanay.pdfAta de defesa_ Larissa Lanay.pdfapplication/pdf174946http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/2/Ata+de+defesa_+Larissa+Lanay.pdf39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9MD52177683/18462022-03-16 17:08:29.548oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1846Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-16T20:08:29Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
title A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
spellingShingle A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
de Queiroz, Larissa Lanay Germano
Aulas remotas
Educa??o
Ensino de ciencias
TICs
title_short A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
title_full A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
title_fullStr A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
title_full_unstemmed A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
title_sort A UTILIZA??O DAS TIC?s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VIS?O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS/BIOLOGIA DAS REDES P?BLICAS E PRIVADAS DO MUNIC?PIO DE TAPERO?-PB
author de Queiroz, Larissa Lanay Germano
author_facet de Queiroz, Larissa Lanay Germano
Cruz, Renata Drummond Marinho
Dantas, Daniel Bruno de S?
Maciel, Priscila de Souza
author_role author
author2 Cruz, Renata Drummond Marinho
Dantas, Daniel Bruno de S?
Maciel, Priscila de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queiroz, Larissa Lanay Germano
Cruz, Renata Drummond Marinho
Dantas, Daniel Bruno de S?
Maciel, Priscila de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas remotas
Educa??o
Ensino de ciencias
TICs
topic Aulas remotas
Educa??o
Ensino de ciencias
TICs
description O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, fam?lia e comunidade. A educa??o ? um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informa??o e comunica??o (TIC?s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ci?ncias e Biologia de rede p?blica e privada do munic?pio de Tapero?-PB sobre a import?ncia das TIC?s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Al?m disso, foi analisada, na vis?o dos professores, a participa??o dos discentes nas aulas de Ci?ncias/Biologia e a evid?ncia do ensino remoto emergencial possuir car?ter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplica??o de um question?rio semiestruturado, constru?do via plataforma digital Google Formul?rios. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, s?o de fundamental relev?ncia para o ensino de Ci?ncias/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o ?WhatsApp?, ?YouTube? e o ?Google Meet?, somado ? aplica??o de metodologias ativas, favorecendo na aquisi??o do conhecimento. Tamb?m expuseram situa??es como a forma??o inadequada do professor para aplica??o do conte?do de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que n?o estavam familiarizados. Al?m disso, muitos alunos n?o se faziam presentes nas aulas, pois n?o tinham acesso ? internet e/ou equipamentos dispon?veis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de car?ter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utiliza??o das TIC?s requer uma mudan?a dos envolvidos, ? necess?rio buscar inova??o tecnol?gica e as poss?veis adapta??es, abordando a Ci?ncia de maneira transdisciplinar, promovendo uma educa??o que possibilite a tomada de decis?es conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidad?os.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-16T20:08:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-16T20:08:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/1/Tcc_Larissa+Lanay.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1846/2/Ata+de+defesa_+Larissa+Lanay.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19a1793cc09e54c9e225f79e448b353b
39f00c328cdb711fb22b756c6fab3ac9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441253904384