CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Sostenes, Araujo, Jefferson, Ramo, Luciano
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1721
Resumo: O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.
id IFPB_3fdd71875a072b4f818fa7838a641dcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1721
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, RitaSantos, SostenesAraujo, JeffersonRamo, Luciano2021-10-28T14:37:56Z2021-10-28T14:37:56Z2021-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1721O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-10-20T16:13:16Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Rita Ana Nogueira da Silva.pdf: 163722 bytes, checksum: ae503f5e6c32286cc520dcf68f7fd38b (MD5) CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QUIMICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOSE ROCHA SOBRINHO BANANEIRAS.pdf: 586388 bytes, checksum: a38be45e72f0b77c79b6073cb82e9cfb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-28T14:37:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Rita Ana Nogueira da Silva.pdf: 163722 bytes, checksum: ae503f5e6c32286cc520dcf68f7fd38b (MD5) CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QUIMICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOSE ROCHA SOBRINHO BANANEIRAS.pdf: 586388 bytes, checksum: a38be45e72f0b77c79b6073cb82e9cfb (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-28T14:37:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Rita Ana Nogueira da Silva.pdf: 163722 bytes, checksum: ae503f5e6c32286cc520dcf68f7fd38b (MD5) CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QUIMICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOSE ROCHA SOBRINHO BANANEIRAS.pdf: 586388 bytes, checksum: a38be45e72f0b77c79b6073cb82e9cfb (MD5) Previous issue date: 2021-04nivelamentoaprendizagemmatematicaquimicaCONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Rita Ana Nogueira da Silva.pdfAta de defesa_Rita Ana Nogueira da Silva.pdfapplication/pdf163722http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1721/1/Ata+de+defesa_Rita+Ana+Nogueira+da+Silva.pdfae503f5e6c32286cc520dcf68f7fd38bMD51CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QUIMICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOSE ROCHA SOBRINHO BANANEIRAS.pdfCONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QUIMICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOSE ROCHA SOBRINHO BANANEIRAS.pdfapplication/pdf586388http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1721/2/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DO+NIVELAMENTO+DE+MATEM%C3%81TICA+PARA+O+ENSINO+DE+QUIMICA+NA+CONCEP%C3%87%C3%83O+DOS+ALUNOS+DA+ECIT+JOSE+ROCHA+SOBRINHO+BANANEIRAS.pdfa38be45e72f0b77c79b6073cb82e9cfbMD52177683/17212021-10-28 11:37:56.604oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-10-28T14:37:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
spellingShingle CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
Silva, Rita
nivelamento
aprendizagem
matematica
quimica
title_short CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_full CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_fullStr CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_full_unstemmed CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_sort CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
author Silva, Rita
author_facet Silva, Rita
Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
author_role author
author2 Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita
Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv nivelamento
aprendizagem
matematica
quimica
topic nivelamento
aprendizagem
matematica
quimica
description O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-28T14:37:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-28T14:37:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1721
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1721/1/Ata+de+defesa_Rita+Ana+Nogueira+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1721/2/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DO+NIVELAMENTO+DE+MATEM%C3%81TICA+PARA+O+ENSINO+DE+QUIMICA+NA+CONCEP%C3%87%C3%83O+DOS+ALUNOS+DA+ECIT+JOSE+ROCHA+SOBRINHO+BANANEIRAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae503f5e6c32286cc520dcf68f7fd38b
a38be45e72f0b77c79b6073cb82e9cfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058403807264768