CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Ana Nogueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Sostenes, Araujo, Jefferson, Ramo, Luciano
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845
Resumo: O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.
id IFPB_a92343957dcf6c17fd167b44fe54e716
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1845
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Rita Ana NogueiraSantos, SostenesAraujo, JeffersonRamo, Luciano2022-03-16T20:08:09Z2022-03-16T20:08:09Z2021-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-16T18:48:54Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Rita Ana Nogueira.pdf: 586208 bytes, checksum: eea047584e450a4e00bca9339c83c794 (MD5) Ata de defesa_ Rita Ana.pdf: 163532 bytes, checksum: 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-16T20:08:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Rita Ana Nogueira.pdf: 586208 bytes, checksum: eea047584e450a4e00bca9339c83c794 (MD5) Ata de defesa_ Rita Ana.pdf: 163532 bytes, checksum: 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T20:08:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Rita Ana Nogueira.pdf: 586208 bytes, checksum: eea047584e450a4e00bca9339c83c794 (MD5) Ata de defesa_ Rita Ana.pdf: 163532 bytes, checksum: 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 (MD5) Previous issue date: 2021-04NivelamentoAprendizagemMatematicaQuimicaCONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Rita Ana Nogueira.pdfTcc_Rita Ana Nogueira.pdfapplication/pdf586208http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/1/Tcc_Rita+Ana+Nogueira.pdfeea047584e450a4e00bca9339c83c794MD51Ata de defesa_ Rita Ana.pdfAta de defesa_ Rita Ana.pdfapplication/pdf163532http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/2/Ata+de+defesa_+Rita+Ana.pdf5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48MD52177683/18452022-03-16 17:08:09.055oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-16T20:08:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
spellingShingle CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
Silva, Rita Ana Nogueira
Nivelamento
Aprendizagem
Matematica
Quimica
title_short CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_full CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_fullStr CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_full_unstemmed CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
title_sort CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
author Silva, Rita Ana Nogueira
author_facet Silva, Rita Ana Nogueira
Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
author_role author
author2 Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita Ana Nogueira
Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Nivelamento
Aprendizagem
Matematica
Quimica
topic Nivelamento
Aprendizagem
Matematica
Quimica
description O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-16T20:08:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-16T20:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/1/Tcc_Rita+Ana+Nogueira.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/2/Ata+de+defesa_+Rita+Ana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eea047584e450a4e00bca9339c83c794
5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441251807232