CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845 |
Resumo: | O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos. |
id |
IFPB_a92343957dcf6c17fd167b44fe54e716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1845 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rita Ana NogueiraSantos, SostenesAraujo, JeffersonRamo, Luciano2022-03-16T20:08:09Z2022-03-16T20:08:09Z2021-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-16T18:48:54Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Rita Ana Nogueira.pdf: 586208 bytes, checksum: eea047584e450a4e00bca9339c83c794 (MD5) Ata de defesa_ Rita Ana.pdf: 163532 bytes, checksum: 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-16T20:08:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Rita Ana Nogueira.pdf: 586208 bytes, checksum: eea047584e450a4e00bca9339c83c794 (MD5) Ata de defesa_ Rita Ana.pdf: 163532 bytes, checksum: 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T20:08:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Rita Ana Nogueira.pdf: 586208 bytes, checksum: eea047584e450a4e00bca9339c83c794 (MD5) Ata de defesa_ Rita Ana.pdf: 163532 bytes, checksum: 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 (MD5) Previous issue date: 2021-04NivelamentoAprendizagemMatematicaQuimicaCONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Rita Ana Nogueira.pdfTcc_Rita Ana Nogueira.pdfapplication/pdf586208http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/1/Tcc_Rita+Ana+Nogueira.pdfeea047584e450a4e00bca9339c83c794MD51Ata de defesa_ Rita Ana.pdfAta de defesa_ Rita Ana.pdfapplication/pdf163532http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/2/Ata+de+defesa_+Rita+Ana.pdf5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48MD52177683/18452022-03-16 17:08:09.055oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-16T20:08:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
title |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
spellingShingle |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB Silva, Rita Ana Nogueira Nivelamento Aprendizagem Matematica Quimica |
title_short |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
title_full |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
title_fullStr |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
title_sort |
CONTRIBUI??ES DO NIVELAMENTO DE MATEM?TICA PARA O ENSINO DE QU?MICA NA CONCEP??O DOS ALUNOS DA ECIT JOS? ROCHA SOBRINHO ? BANANEIRAS ? PB |
author |
Silva, Rita Ana Nogueira |
author_facet |
Silva, Rita Ana Nogueira Santos, Sostenes Araujo, Jefferson Ramo, Luciano |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sostenes Araujo, Jefferson Ramo, Luciano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rita Ana Nogueira Santos, Sostenes Araujo, Jefferson Ramo, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nivelamento Aprendizagem Matematica Quimica |
topic |
Nivelamento Aprendizagem Matematica Quimica |
description |
O Nivelamento Matem?tico ? uma das estrat?gias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne ?s dificuldades acumuladas nas s?ries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matem?tica, melhorando o n?vel de desempenho dos estudantes em Qu?mica. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribui??es das aulas de Nivelamento de Matem?tica para a compreens?o dos conhecimentos qu?micos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das tr?s turmas da 3? s?rie do Ensino M?dio da Escola Cidad? Integral T?cnica Jos? Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o question?rio aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conte?dos de Matem?tica, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino M?dio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matem?tica contribuem para a compreens?o dos conte?dos de Qu?mica, apresentam uma diverg?ncia quando questionados acerca da frequ?ncia com que as aulas de Nivelamento t?m ajudado na compreens?o dos conte?dos de Matem?tica. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribu?ram para a recupera??o dos conte?dos antes n?o compreendidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-16T20:08:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-16T20:08:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/1/Tcc_Rita+Ana+Nogueira.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1845/2/Ata+de+defesa_+Rita+Ana.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eea047584e450a4e00bca9339c83c794 5a1702e3fb81beb2862eb0f8f2c1ce48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441251807232 |