Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Myrella Madureiro Sousa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1886
Resumo: Sabe-se que o estudo do g?nero jornal?stico tem sido cada vez mais realizado em sala de aula, sobretudo de L?ngua Inglesa, seja por ser um texto aut?ntico e atualizado que possibilita o contato do educando com materiais de contextos reais da l?ngua-alvo, seja por ser fonte de informa??o e est?mulo ? leitura fora do contexto escolar, que servem como suporte para o alcance da forma??o integral do aluno a partir da leitura cr?tica de mundo. Nessa perspectiva, destacamos a relev?ncia de um g?nero textual em L?ngua Inglesa ? as headlines ? enquanto ponte de acesso ? forma??o cr?tica e emancipadora dos educandos, visto que estas t?m uma enorme carga comunicativa e, diariamente, comunicam a leitores que buscam rapidamente se informar sobre os fatos em sites de not?cias. Dessa forma, tendo em vista a viabiliza??o de um ensino de L?ngua Inglesa no ?mbito do multiletramento e da forma??o de cidad?os cr?ticos, conscientes e emancipados, objetivou-se investigar a compreens?o dos docentes de L?ngua Inglesa do Ensino M?dio Integrado (EMI) no IFPB, campus Jo?o Pessoa, acerca da utiliza??o de headlines enquanto recurso did?tico para a forma??o integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de campo-emp?rica, qualitativa, de car?ter explorat?rio, realizada a partir de levantamento bibliogr?fico e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos citados. Os resultados obtidos foram interpretados seguindo os preceitos da An?lise de Conte?do. Mediante os achados, p?de-se inferir que, no tocante ? forma??o integral dos educandos por meio do ensino de L?ngua Inglesa, embora se verifique uma car?ncia te?rico-metodol?gica para esta abordagem, h? a preocupa??o em promover uma forma??o vinculada ? emancipa??o do sujeito enquanto protagonista do processo de ensino-aprendizagem, decorrendo, portanto, na relev?ncia de forma??es docentes para embasamento te?rico e suporte metodol?gico para o alcance da forma??o almejada. Ademais, p?de-se perceber a recorrente n?o utiliza??o das headlines para fins did?ticos, tendo os docentes, todavia, reconhecido as possibilidades de contribui??o destas enquanto recurso viabilizador da forma??o aludida. Destarte, a pesquisa culminou no desenvolvimento do produto educacional ?Sequ?ncia Did?tica de L?ngua Inglesa: a utiliza??o de headlines para a forma??o integral dos educandos?, visando fornecer subs?dios te?rico-metodol?gicos aos docentes para o uso das headlines como recurso did?tico no referido ensino. Assim sendo, o produto educacional foi avaliado como uma relevante e inovadora proposta de ensino, de qualidade conteudista, metodol?gica e gr?fica, corroborando a busca por uma doc?ncia mediante um trabalho integrado por meio da articula??o de conte?dos de L?ngua Inglesa, sugeridos pelos documentos oficiais, bem como a forma??o humana integral a partir da abordagem cr?tica e emancipadora do material proposto.
id IFPB_46158db061c2cd78fd04d2b6ad707103
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1886
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Menezes, Myrella Madureiro Sousa de2022-04-13T19:51:58Z2022-04-13T19:51:58Z2022-02-23http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1886Sabe-se que o estudo do g?nero jornal?stico tem sido cada vez mais realizado em sala de aula, sobretudo de L?ngua Inglesa, seja por ser um texto aut?ntico e atualizado que possibilita o contato do educando com materiais de contextos reais da l?ngua-alvo, seja por ser fonte de informa??o e est?mulo ? leitura fora do contexto escolar, que servem como suporte para o alcance da forma??o integral do aluno a partir da leitura cr?tica de mundo. Nessa perspectiva, destacamos a relev?ncia de um g?nero textual em L?ngua Inglesa ? as headlines ? enquanto ponte de acesso ? forma??o cr?tica e emancipadora dos educandos, visto que estas t?m uma enorme carga comunicativa e, diariamente, comunicam a leitores que buscam rapidamente se informar sobre os fatos em sites de not?cias. Dessa forma, tendo em vista a viabiliza??o de um ensino de L?ngua Inglesa no ?mbito do multiletramento e da forma??o de cidad?os cr?ticos, conscientes e emancipados, objetivou-se investigar a compreens?o dos docentes de L?ngua Inglesa do Ensino M?dio Integrado (EMI) no IFPB, campus Jo?o Pessoa, acerca da utiliza??o de headlines enquanto recurso did?tico para a forma??o integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de campo-emp?rica, qualitativa, de car?ter explorat?rio, realizada a partir de levantamento bibliogr?fico e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos citados. Os resultados obtidos foram interpretados seguindo os preceitos da An?lise de Conte?do. Mediante os achados, p?de-se inferir que, no tocante ? forma??o integral dos educandos por meio do ensino de L?ngua Inglesa, embora se verifique uma car?ncia te?rico-metodol?gica para esta abordagem, h? a preocupa??o em promover uma forma??o vinculada ? emancipa??o do sujeito enquanto protagonista do processo de ensino-aprendizagem, decorrendo, portanto, na relev?ncia de forma??es docentes para embasamento te?rico e suporte metodol?gico para o alcance da forma??o almejada. Ademais, p?de-se perceber a recorrente n?o utiliza??o das headlines para fins did?ticos, tendo os docentes, todavia, reconhecido as possibilidades de contribui??o destas enquanto recurso viabilizador da forma??o aludida. Destarte, a pesquisa culminou no desenvolvimento do produto educacional ?Sequ?ncia Did?tica de L?ngua Inglesa: a utiliza??o de headlines para a forma??o integral dos educandos?, visando fornecer subs?dios te?rico-metodol?gicos aos docentes para o uso das headlines como recurso did?tico no referido ensino. Assim sendo, o produto educacional foi avaliado como uma relevante e inovadora proposta de ensino, de qualidade conteudista, metodol?gica e gr?fica, corroborando a busca por uma doc?ncia mediante um trabalho integrado por meio da articula??o de conte?dos de L?ngua Inglesa, sugeridos pelos documentos oficiais, bem como a forma??o humana integral a partir da abordagem cr?tica e emancipadora do material proposto.Submitted by Rafael Barros (rafael.barros@ifpb.edu.br) on 2022-04-13T18:37:31Z No. of bitstreams: 3 DISSERTA??O MYRELLA ?LTIMO ARQUIVO 05 DE ABRIL DE 2022.pdf: 5758461 bytes, checksum: 36a355061faa6ec77006fd5ae522e47e (MD5) ATA DEFESA N? 12- Myrella Madureiro Sousa Menezes.docx.pdf: 201697 bytes, checksum: 585beade48514bd0d60fa46ef8c46754 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado (1).pdf: 157819 bytes, checksum: 6812186be39573fa32d8d9526476fc0e (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2022-04-13T19:51:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTA??O MYRELLA ?LTIMO ARQUIVO 05 DE ABRIL DE 2022.pdf: 5758461 bytes, checksum: 36a355061faa6ec77006fd5ae522e47e (MD5) ATA DEFESA N? 12- Myrella Madureiro Sousa Menezes.docx.pdf: 201697 bytes, checksum: 585beade48514bd0d60fa46ef8c46754 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado (1).pdf: 157819 bytes, checksum: 6812186be39573fa32d8d9526476fc0e (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-13T19:51:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTA??O MYRELLA ?LTIMO ARQUIVO 05 DE ABRIL DE 2022.pdf: 5758461 bytes, checksum: 36a355061faa6ec77006fd5ae522e47e (MD5) ATA DEFESA N? 12- Myrella Madureiro Sousa Menezes.docx.pdf: 201697 bytes, checksum: 585beade48514bd0d60fa46ef8c46754 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado (1).pdf: 157819 bytes, checksum: 6812186be39573fa32d8d9526476fc0e (MD5) Previous issue date: 2022-02-23Docente da l?ngua inglesaForma??o IntegralTexto jornal?sticoDoc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oIFPBORIGINALDISSERTA??O MYRELLA ?LTIMO ARQUIVO 05 DE ABRIL DE 2022.pdfDISSERTA??O MYRELLA ?LTIMO ARQUIVO 05 DE ABRIL DE 2022.pdfapplication/pdf5758461http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1886/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O+MYRELLA+%C3%9ALTIMO+ARQUIVO+05+DE+ABRIL+DE+2022.pdf36a355061faa6ec77006fd5ae522e47eMD51ATA DEFESA N? 12- Myrella Madureiro Sousa Menezes.docx.pdfATA DEFESA N? 12- Myrella Madureiro Sousa Menezes.docx.pdfapplication/pdf201697http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1886/2/ATA+DEFESA+N%C2%BA+12-+Myrella+Madureiro+Sousa+Menezes.docx.pdf585beade48514bd0d60fa46ef8c46754MD52termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado (1).pdftermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado (1).pdfapplication/pdf157819http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1886/3/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado+%281%29.pdf6812186be39573fa32d8d9526476fc0eMD53177683/18862022-04-13 16:51:58.89oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-04-13T19:51:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
title Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
spellingShingle Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
Menezes, Myrella Madureiro Sousa de
Docente da l?ngua inglesa
Forma??o Integral
Texto jornal?stico
title_short Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
title_full Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
title_fullStr Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
title_full_unstemmed Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
title_sort Doc?ncia em L?ngua Inglesa: a utiliza??o de manchetes jornal?sticas (Headlines) para a forma??o integral dos educandos
author Menezes, Myrella Madureiro Sousa de
author_facet Menezes, Myrella Madureiro Sousa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Myrella Madureiro Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Docente da l?ngua inglesa
Forma??o Integral
Texto jornal?stico
topic Docente da l?ngua inglesa
Forma??o Integral
Texto jornal?stico
description Sabe-se que o estudo do g?nero jornal?stico tem sido cada vez mais realizado em sala de aula, sobretudo de L?ngua Inglesa, seja por ser um texto aut?ntico e atualizado que possibilita o contato do educando com materiais de contextos reais da l?ngua-alvo, seja por ser fonte de informa??o e est?mulo ? leitura fora do contexto escolar, que servem como suporte para o alcance da forma??o integral do aluno a partir da leitura cr?tica de mundo. Nessa perspectiva, destacamos a relev?ncia de um g?nero textual em L?ngua Inglesa ? as headlines ? enquanto ponte de acesso ? forma??o cr?tica e emancipadora dos educandos, visto que estas t?m uma enorme carga comunicativa e, diariamente, comunicam a leitores que buscam rapidamente se informar sobre os fatos em sites de not?cias. Dessa forma, tendo em vista a viabiliza??o de um ensino de L?ngua Inglesa no ?mbito do multiletramento e da forma??o de cidad?os cr?ticos, conscientes e emancipados, objetivou-se investigar a compreens?o dos docentes de L?ngua Inglesa do Ensino M?dio Integrado (EMI) no IFPB, campus Jo?o Pessoa, acerca da utiliza??o de headlines enquanto recurso did?tico para a forma??o integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de campo-emp?rica, qualitativa, de car?ter explorat?rio, realizada a partir de levantamento bibliogr?fico e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos citados. Os resultados obtidos foram interpretados seguindo os preceitos da An?lise de Conte?do. Mediante os achados, p?de-se inferir que, no tocante ? forma??o integral dos educandos por meio do ensino de L?ngua Inglesa, embora se verifique uma car?ncia te?rico-metodol?gica para esta abordagem, h? a preocupa??o em promover uma forma??o vinculada ? emancipa??o do sujeito enquanto protagonista do processo de ensino-aprendizagem, decorrendo, portanto, na relev?ncia de forma??es docentes para embasamento te?rico e suporte metodol?gico para o alcance da forma??o almejada. Ademais, p?de-se perceber a recorrente n?o utiliza??o das headlines para fins did?ticos, tendo os docentes, todavia, reconhecido as possibilidades de contribui??o destas enquanto recurso viabilizador da forma??o aludida. Destarte, a pesquisa culminou no desenvolvimento do produto educacional ?Sequ?ncia Did?tica de L?ngua Inglesa: a utiliza??o de headlines para a forma??o integral dos educandos?, visando fornecer subs?dios te?rico-metodol?gicos aos docentes para o uso das headlines como recurso did?tico no referido ensino. Assim sendo, o produto educacional foi avaliado como uma relevante e inovadora proposta de ensino, de qualidade conteudista, metodol?gica e gr?fica, corroborando a busca por uma doc?ncia mediante um trabalho integrado por meio da articula??o de conte?dos de L?ngua Inglesa, sugeridos pelos documentos oficiais, bem como a forma??o humana integral a partir da abordagem cr?tica e emancipadora do material proposto.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T19:51:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-13T19:51:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1886
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1886/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O+MYRELLA+%C3%9ALTIMO+ARQUIVO+05+DE+ABRIL+DE+2022.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1886/2/ATA+DEFESA+N%C2%BA+12-+Myrella+Madureiro+Sousa+Menezes.docx.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1886/3/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital_-_Myrella_assinado+%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36a355061faa6ec77006fd5ae522e47e
585beade48514bd0d60fa46ef8c46754
6812186be39573fa32d8d9526476fc0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441332547584