PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FURTUNATO, T?DRIA CRISTIANE DE SOUSA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2421
Resumo: Considerando que atualmente uma das tem?ticas bastante discutidas s?o as pr?ticas inclusivas durante o ensino, devido a??es que buscam incluir as pessoas com defici?ncia na comunidade de forma igualit?ria. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de minicurso sobre as pr?ticas inclusivas para ser apresentados aos alunos do Curso T?cnico em Secretaria Escolar, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Zona Leste de Natal. Diante disso e para termos a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Souza et al. (2013), Carvalho e Oliveira (2015), Freitas et al. (2017), Fonseca et al. (2020), Cavalcante et al. (2021). O minicurso ser? desenvolvido em 5 aulas com carga hor?rio de 4 horas, totalizando 20 horas de minicurso, sendo extracurricular. Ao final esperamos ter profissionais em secret?ria escolar que sejam capazes de promover inclus?o por meio do desenvolvimento de pr?ticas inclusivas, como por exemplo a introdu??o de material l?dico no atendimento.
id IFPB_4628934c554f1187963aef9a8078801d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2421
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling FURTUNATO, T?DRIA CRISTIANE DE SOUSA2022-09-15T21:58:03Z2022-09-15T21:58:03Z2022-06-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2421Considerando que atualmente uma das tem?ticas bastante discutidas s?o as pr?ticas inclusivas durante o ensino, devido a??es que buscam incluir as pessoas com defici?ncia na comunidade de forma igualit?ria. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de minicurso sobre as pr?ticas inclusivas para ser apresentados aos alunos do Curso T?cnico em Secretaria Escolar, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Zona Leste de Natal. Diante disso e para termos a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Souza et al. (2013), Carvalho e Oliveira (2015), Freitas et al. (2017), Fonseca et al. (2020), Cavalcante et al. (2021). O minicurso ser? desenvolvido em 5 aulas com carga hor?rio de 4 horas, totalizando 20 horas de minicurso, sendo extracurricular. Ao final esperamos ter profissionais em secret?ria escolar que sejam capazes de promover inclus?o por meio do desenvolvimento de pr?ticas inclusivas, como por exemplo a introdu??o de material l?dico no atendimento.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-15T18:53:58Z No. of bitstreams: 2 RI Tadria.pdf: 424902 bytes, checksum: 412a965e6ec91c138fd3dadde0cb92c6 (MD5) TCC Tadria.pdf: 342090 bytes, checksum: 32e967c2ef2de3d7374f61bc7583ec00 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-15T21:58:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Tadria.pdf: 424902 bytes, checksum: 412a965e6ec91c138fd3dadde0cb92c6 (MD5) TCC Tadria.pdf: 342090 bytes, checksum: 32e967c2ef2de3d7374f61bc7583ec00 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-15T21:58:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Tadria.pdf: 424902 bytes, checksum: 412a965e6ec91c138fd3dadde0cb92c6 (MD5) TCC Tadria.pdf: 342090 bytes, checksum: 32e967c2ef2de3d7374f61bc7583ec00 (MD5) Previous issue date: 2022-06-16n?o h?inclus?o; secret?rio; minicurso.PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Tadria.pdfTCC Tadria.pdfapplication/pdf342090http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2421/2/TCC+Tadria.pdf32e967c2ef2de3d7374f61bc7583ec00MD52RI Tadria.pdfRI Tadria.pdfapplication/pdf424902http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2421/1/RI+Tadria.pdf412a965e6ec91c138fd3dadde0cb92c6MD51177683/24212023-04-18 14:03:42.666oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2421Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:03:42Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
title PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
spellingShingle PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
FURTUNATO, T?DRIA CRISTIANE DE SOUSA
inclus?o; secret?rio; minicurso.
title_short PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_full PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_fullStr PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_full_unstemmed PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_sort PR?TICAS INCLUSIVAS PARA DISCENTES DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA
author FURTUNATO, T?DRIA CRISTIANE DE SOUSA
author_facet FURTUNATO, T?DRIA CRISTIANE DE SOUSA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FURTUNATO, T?DRIA CRISTIANE DE SOUSA
dc.subject.por.fl_str_mv inclus?o; secret?rio; minicurso.
topic inclus?o; secret?rio; minicurso.
description Considerando que atualmente uma das tem?ticas bastante discutidas s?o as pr?ticas inclusivas durante o ensino, devido a??es que buscam incluir as pessoas com defici?ncia na comunidade de forma igualit?ria. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de minicurso sobre as pr?ticas inclusivas para ser apresentados aos alunos do Curso T?cnico em Secretaria Escolar, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Zona Leste de Natal. Diante disso e para termos a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Souza et al. (2013), Carvalho e Oliveira (2015), Freitas et al. (2017), Fonseca et al. (2020), Cavalcante et al. (2021). O minicurso ser? desenvolvido em 5 aulas com carga hor?rio de 4 horas, totalizando 20 horas de minicurso, sendo extracurricular. Ao final esperamos ter profissionais em secret?ria escolar que sejam capazes de promover inclus?o por meio do desenvolvimento de pr?ticas inclusivas, como por exemplo a introdu??o de material l?dico no atendimento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-15T21:58:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-15T21:58:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2421
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2421/2/TCC+Tadria.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2421/1/RI+Tadria.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32e967c2ef2de3d7374f61bc7583ec00
412a965e6ec91c138fd3dadde0cb92c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444958523392