UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373
Resumo: Considerando o acesso ? educa??o um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constitui??o Federal de 1988, conv?m repensar a educa??o como uma ferramenta de promo??o ? inclus?o de pessoas com defici?ncia, propagando essa necessidade tamb?m para ?mbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de interven??o voltada para a promo??o e forma??o da comunica??o em pr?ticas inclusivas para alunos surdos do curso T?cnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Para?ba- IFPB. A proposta em quest?o trata-se de uma forma??o de curta dura??o, a qual ser? desenvolvida em 8 aulas, com carga hor?ria de 5 horas, totalizando 40 horas de forma??o, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colabora??o de um profissional da ?rea da Libras para um di?logo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos b?sicos sobre a L?ngua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socializa??o da comunidade surda: a comunica??o. Para a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a tem?tica da pesquisa. Ao final da forma??o, esperamos que a inclus?o de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam pratic?-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno.
id IFPB_48626e0d3e9e8dde1346a5f9b8304c34
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3373
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE2023-12-05T17:58:10Z2023-12-05T17:58:10Z2023-11-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373Considerando o acesso ? educa??o um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constitui??o Federal de 1988, conv?m repensar a educa??o como uma ferramenta de promo??o ? inclus?o de pessoas com defici?ncia, propagando essa necessidade tamb?m para ?mbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de interven??o voltada para a promo??o e forma??o da comunica??o em pr?ticas inclusivas para alunos surdos do curso T?cnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Para?ba- IFPB. A proposta em quest?o trata-se de uma forma??o de curta dura??o, a qual ser? desenvolvida em 8 aulas, com carga hor?ria de 5 horas, totalizando 40 horas de forma??o, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colabora??o de um profissional da ?rea da Libras para um di?logo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos b?sicos sobre a L?ngua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socializa??o da comunidade surda: a comunica??o. Para a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a tem?tica da pesquisa. Ao final da forma??o, esperamos que a inclus?o de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam pratic?-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-11-30T12:34:07Z No. of bitstreams: 1 Luiz Trajano de Andrade.pdf: 447358 bytes, checksum: 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-12-05T17:58:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiz Trajano de Andrade.pdf: 447358 bytes, checksum: 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-05T17:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Trajano de Andrade.pdf: 447358 bytes, checksum: 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 (MD5) Previous issue date: 2023-11-09n?o h?inclus?o de surdos;libras;minicursoUM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALLuiz Trajano de Andrade.pdfLuiz Trajano de Andrade.pdfapplication/pdf447358http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3373/1/Luiz+Trajano+de+Andrade.pdf0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84MD51177683/33732023-12-05 14:58:10.352oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-05T17:58:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
title UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
spellingShingle UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE
inclus?o de surdos;libras;minicurso
title_short UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
title_full UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
title_fullStr UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
title_full_unstemmed UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
title_sort UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
author ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE
author_facet ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE
dc.subject.por.fl_str_mv inclus?o de surdos;libras;minicurso
topic inclus?o de surdos;libras;minicurso
description Considerando o acesso ? educa??o um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constitui??o Federal de 1988, conv?m repensar a educa??o como uma ferramenta de promo??o ? inclus?o de pessoas com defici?ncia, propagando essa necessidade tamb?m para ?mbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de interven??o voltada para a promo??o e forma??o da comunica??o em pr?ticas inclusivas para alunos surdos do curso T?cnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Para?ba- IFPB. A proposta em quest?o trata-se de uma forma??o de curta dura??o, a qual ser? desenvolvida em 8 aulas, com carga hor?ria de 5 horas, totalizando 40 horas de forma??o, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colabora??o de um profissional da ?rea da Libras para um di?logo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos b?sicos sobre a L?ngua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socializa??o da comunidade surda: a comunica??o. Para a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a tem?tica da pesquisa. Ao final da forma??o, esperamos que a inclus?o de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam pratic?-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-05T17:58:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-05T17:58:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3373/1/Luiz+Trajano+de+Andrade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452257660928