UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373 |
Resumo: | Considerando o acesso ? educa??o um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constitui??o Federal de 1988, conv?m repensar a educa??o como uma ferramenta de promo??o ? inclus?o de pessoas com defici?ncia, propagando essa necessidade tamb?m para ?mbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de interven??o voltada para a promo??o e forma??o da comunica??o em pr?ticas inclusivas para alunos surdos do curso T?cnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Para?ba- IFPB. A proposta em quest?o trata-se de uma forma??o de curta dura??o, a qual ser? desenvolvida em 8 aulas, com carga hor?ria de 5 horas, totalizando 40 horas de forma??o, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colabora??o de um profissional da ?rea da Libras para um di?logo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos b?sicos sobre a L?ngua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socializa??o da comunidade surda: a comunica??o. Para a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a tem?tica da pesquisa. Ao final da forma??o, esperamos que a inclus?o de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam pratic?-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno. |
id |
IFPB_48626e0d3e9e8dde1346a5f9b8304c34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3373 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE2023-12-05T17:58:10Z2023-12-05T17:58:10Z2023-11-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373Considerando o acesso ? educa??o um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constitui??o Federal de 1988, conv?m repensar a educa??o como uma ferramenta de promo??o ? inclus?o de pessoas com defici?ncia, propagando essa necessidade tamb?m para ?mbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de interven??o voltada para a promo??o e forma??o da comunica??o em pr?ticas inclusivas para alunos surdos do curso T?cnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Para?ba- IFPB. A proposta em quest?o trata-se de uma forma??o de curta dura??o, a qual ser? desenvolvida em 8 aulas, com carga hor?ria de 5 horas, totalizando 40 horas de forma??o, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colabora??o de um profissional da ?rea da Libras para um di?logo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos b?sicos sobre a L?ngua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socializa??o da comunidade surda: a comunica??o. Para a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a tem?tica da pesquisa. Ao final da forma??o, esperamos que a inclus?o de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam pratic?-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-11-30T12:34:07Z No. of bitstreams: 1 Luiz Trajano de Andrade.pdf: 447358 bytes, checksum: 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-12-05T17:58:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiz Trajano de Andrade.pdf: 447358 bytes, checksum: 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-05T17:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Trajano de Andrade.pdf: 447358 bytes, checksum: 0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 (MD5) Previous issue date: 2023-11-09n?o h?inclus?o de surdos;libras;minicursoUM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALLuiz Trajano de Andrade.pdfLuiz Trajano de Andrade.pdfapplication/pdf447358http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3373/1/Luiz+Trajano+de+Andrade.pdf0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84MD51177683/33732023-12-05 14:58:10.352oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-05T17:58:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
title |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
spellingShingle |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE inclus?o de surdos;libras;minicurso |
title_short |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
title_full |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
title_fullStr |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
title_sort |
UM OLHAR PARA A INCLUS?O: UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA-IFPB |
author |
ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE |
author_facet |
ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclus?o de surdos;libras;minicurso |
topic |
inclus?o de surdos;libras;minicurso |
description |
Considerando o acesso ? educa??o um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constitui??o Federal de 1988, conv?m repensar a educa??o como uma ferramenta de promo??o ? inclus?o de pessoas com defici?ncia, propagando essa necessidade tamb?m para ?mbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de interven??o voltada para a promo??o e forma??o da comunica??o em pr?ticas inclusivas para alunos surdos do curso T?cnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Para?ba- IFPB. A proposta em quest?o trata-se de uma forma??o de curta dura??o, a qual ser? desenvolvida em 8 aulas, com carga hor?ria de 5 horas, totalizando 40 horas de forma??o, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colabora??o de um profissional da ?rea da Libras para um di?logo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos b?sicos sobre a L?ngua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socializa??o da comunidade surda: a comunica??o. Para a constru??o da interven??o pedag?gica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a tem?tica da pesquisa. Ao final da forma??o, esperamos que a inclus?o de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam pratic?-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-05T17:58:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-05T17:58:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3373/1/Luiz+Trajano+de+Andrade.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f0c390a35888dc5917cbf84f8a2fc84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452257660928 |