Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Anna Karolyna de Ara?jo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2690
Resumo: A educa??o inclusiva ? um tema extremamente discutido, por?m, a pr?tica ainda ? insuficiente para um ensino de qualidade que atenda e chegue suprindo todas as necessidades necess?rias dos estudantes. Para ter essa inclus?o na escola e assim na sociedade, deve-se levar em considera??o diversos fatores, a base de apoio dos alunos, qualifica??o de professores, adequa??o na estrutura f?sica e uma base fundamentada na comunidade escolar. O presente trabalho tem car?ter de revis?o bibliogr?fica denominada de Estado da arte, que tem como objetivo analisar 181 artigos publicados nos eventos e peri?dicos nacionais na ?rea de Qu?mica/Ensino de Qu?mica com linha pesquisa sobre Ensino de Qu?mica para Alunos com Defici?ncia Visual, no per?odo (2000 -2020), a pesquisa foi quantitativa, classificando as Regi?es; Eixos tem?ticos; Conte?dos Qu?micos e N?vel de Ensino. Atrav?s da pesquisa pode mapear o aumento e diminui??o de publica??es durantes esses 20 anos, as regi?es que apresenta o maior e menor n?mero de artigos/trabalhos divulgados, a modalidade de ensino com maior ?ndice de aplica??o, os conte?dos qu?micos mais citados e quais os eixos tem?ticos com maior quantidade de publica??es.
id IFPB_466a5e52ec985b06afea99900ede6354
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2690
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling COSTA, Anna Karolyna de Ara?jo2023-01-06T10:19:23Z2023-01-06T10:19:23Z2021-09-24http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2690A educa??o inclusiva ? um tema extremamente discutido, por?m, a pr?tica ainda ? insuficiente para um ensino de qualidade que atenda e chegue suprindo todas as necessidades necess?rias dos estudantes. Para ter essa inclus?o na escola e assim na sociedade, deve-se levar em considera??o diversos fatores, a base de apoio dos alunos, qualifica??o de professores, adequa??o na estrutura f?sica e uma base fundamentada na comunidade escolar. O presente trabalho tem car?ter de revis?o bibliogr?fica denominada de Estado da arte, que tem como objetivo analisar 181 artigos publicados nos eventos e peri?dicos nacionais na ?rea de Qu?mica/Ensino de Qu?mica com linha pesquisa sobre Ensino de Qu?mica para Alunos com Defici?ncia Visual, no per?odo (2000 -2020), a pesquisa foi quantitativa, classificando as Regi?es; Eixos tem?ticos; Conte?dos Qu?micos e N?vel de Ensino. Atrav?s da pesquisa pode mapear o aumento e diminui??o de publica??es durantes esses 20 anos, as regi?es que apresenta o maior e menor n?mero de artigos/trabalhos divulgados, a modalidade de ensino com maior ?ndice de aplica??o, os conte?dos qu?micos mais citados e quais os eixos tem?ticos com maior quantidade de publica??es.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T10:19:23Z No. of bitstreams: 2 Anna Karolyna - TCC.pdf: 573918 bytes, checksum: d958977e42e3d0ea5bc008ebe703a524 (MD5) Anna Karolyna - Termo de Autoriza??o.pdf: 147665 bytes, checksum: a01fe1a308a719ddaecf9471d930a884 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T10:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Anna Karolyna - TCC.pdf: 573918 bytes, checksum: d958977e42e3d0ea5bc008ebe703a524 (MD5) Anna Karolyna - Termo de Autoriza??o.pdf: 147665 bytes, checksum: a01fe1a308a719ddaecf9471d930a884 (MD5) Previous issue date: 2021-09-24Ensino de qu?micaEduca??o inclusivaRevis?o bibliogr?ficaUm estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAnna Karolyna - TCC.pdfAnna Karolyna - TCC.pdfapplication/pdf573918http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2690/1/Anna+Karolyna+-+TCC.pdfd958977e42e3d0ea5bc008ebe703a524MD51Anna Karolyna - Termo de Autoriza??o.pdfAnna Karolyna - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf147665http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2690/2/Anna+Karolyna+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfa01fe1a308a719ddaecf9471d930a884MD52177683/26902023-01-06 07:19:23.604oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2690Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T10:19:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
spellingShingle Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
COSTA, Anna Karolyna de Ara?jo
Ensino de qu?mica
Educa??o inclusiva
Revis?o bibliogr?fica
title_short Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_full Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_fullStr Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_full_unstemmed Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
title_sort Um estado da arte sobre ensino de qu?mica para alunos com defici?ncia visual
author COSTA, Anna Karolyna de Ara?jo
author_facet COSTA, Anna Karolyna de Ara?jo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Anna Karolyna de Ara?jo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Educa??o inclusiva
Revis?o bibliogr?fica
topic Ensino de qu?mica
Educa??o inclusiva
Revis?o bibliogr?fica
description A educa??o inclusiva ? um tema extremamente discutido, por?m, a pr?tica ainda ? insuficiente para um ensino de qualidade que atenda e chegue suprindo todas as necessidades necess?rias dos estudantes. Para ter essa inclus?o na escola e assim na sociedade, deve-se levar em considera??o diversos fatores, a base de apoio dos alunos, qualifica??o de professores, adequa??o na estrutura f?sica e uma base fundamentada na comunidade escolar. O presente trabalho tem car?ter de revis?o bibliogr?fica denominada de Estado da arte, que tem como objetivo analisar 181 artigos publicados nos eventos e peri?dicos nacionais na ?rea de Qu?mica/Ensino de Qu?mica com linha pesquisa sobre Ensino de Qu?mica para Alunos com Defici?ncia Visual, no per?odo (2000 -2020), a pesquisa foi quantitativa, classificando as Regi?es; Eixos tem?ticos; Conte?dos Qu?micos e N?vel de Ensino. Atrav?s da pesquisa pode mapear o aumento e diminui??o de publica??es durantes esses 20 anos, as regi?es que apresenta o maior e menor n?mero de artigos/trabalhos divulgados, a modalidade de ensino com maior ?ndice de aplica??o, os conte?dos qu?micos mais citados e quais os eixos tem?ticos com maior quantidade de publica??es.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T10:19:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-06T10:19:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2690
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2690/1/Anna+Karolyna+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2690/2/Anna+Karolyna+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d958977e42e3d0ea5bc008ebe703a524
a01fe1a308a719ddaecf9471d930a884
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447022120960