O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniele
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Villamagna, Maira, Cunha, Douglas, Costa, Luzia
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1744
Resumo: O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflex?o sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matem?tica. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades pr?ticas que incentivem os alunos a aprender de forma aut?noma e participativa nas aulas remotas de Matem?tica, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2? ano A do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Jo?o Ribeiro, na cidade de Gurinh?m-PB, onde foi considerado o planejamento das a??es pedag?gicas no contexto das aulas remotas devido ? pandemia de Covid-19. Quanto ? categoriza??o da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-a??o, uma vez que a pesquisadora interv?m na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflex?o. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D?Ambr?sio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As an?lises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais ass?duos e participativos no processo de ensino-aprendizagem.
id IFPB_479aad9a05432865986ea7a8ed09e2cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1744
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Ferreira, DanieleVillamagna, MairaCunha, DouglasCosta, Luzia2021-11-09T13:06:15Z2021-11-09T13:06:15Z2021-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1744O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflex?o sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matem?tica. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades pr?ticas que incentivem os alunos a aprender de forma aut?noma e participativa nas aulas remotas de Matem?tica, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2? ano A do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Jo?o Ribeiro, na cidade de Gurinh?m-PB, onde foi considerado o planejamento das a??es pedag?gicas no contexto das aulas remotas devido ? pandemia de Covid-19. Quanto ? categoriza??o da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-a??o, uma vez que a pesquisadora interv?m na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflex?o. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D?Ambr?sio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As an?lises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais ass?duos e participativos no processo de ensino-aprendizagem.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-11-08T18:33:54Z No. of bitstreams: 2 O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdf: 720174 bytes, checksum: 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 (MD5) Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdf: 146876 bytes, checksum: 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-09T13:06:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdf: 720174 bytes, checksum: 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 (MD5) Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdf: 146876 bytes, checksum: 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-09T13:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdf: 720174 bytes, checksum: 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 (MD5) Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdf: 146876 bytes, checksum: 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 (MD5) Previous issue date: 2021-10Aulas remotasMetodologias AtivasAutonomiaO USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALO USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdfO USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdfapplication/pdf720174http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1744/1/O+USO+DE+ALGUMAS+METODOLOGIAS+ATIVAS+COMO+FERRAMENTAS+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM+DE+GEOMETRIA+NO+ENSINO+REMOTO.pdf4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78MD51Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdfAta de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdfapplication/pdf146876http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1744/2/Ata+de+defesa_Daniele+da+Silva+Ara%C3%BAjo+Ferreira.pdf423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493MD52177683/17442021-11-09 10:06:15.23oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1744Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-09T13:06:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
title O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
spellingShingle O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
Ferreira, Daniele
Aulas remotas
Metodologias Ativas
Autonomia
title_short O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
title_full O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
title_fullStr O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
title_full_unstemmed O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
title_sort O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
author Ferreira, Daniele
author_facet Ferreira, Daniele
Villamagna, Maira
Cunha, Douglas
Costa, Luzia
author_role author
author2 Villamagna, Maira
Cunha, Douglas
Costa, Luzia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniele
Villamagna, Maira
Cunha, Douglas
Costa, Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas remotas
Metodologias Ativas
Autonomia
topic Aulas remotas
Metodologias Ativas
Autonomia
description O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflex?o sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matem?tica. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades pr?ticas que incentivem os alunos a aprender de forma aut?noma e participativa nas aulas remotas de Matem?tica, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2? ano A do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Jo?o Ribeiro, na cidade de Gurinh?m-PB, onde foi considerado o planejamento das a??es pedag?gicas no contexto das aulas remotas devido ? pandemia de Covid-19. Quanto ? categoriza??o da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-a??o, uma vez que a pesquisadora interv?m na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflex?o. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D?Ambr?sio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As an?lises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais ass?duos e participativos no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-09T13:06:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-09T13:06:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1744
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1744/1/O+USO+DE+ALGUMAS+METODOLOGIAS+ATIVAS+COMO+FERRAMENTAS+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM+DE+GEOMETRIA+NO+ENSINO+REMOTO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1744/2/Ata+de+defesa_Daniele+da+Silva+Ara%C3%BAjo+Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78
423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440248320000