O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1745 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflex?o sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matem?tica. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades pr?ticas que incentivem os alunos a aprender de forma aut?noma e participativa nas aulas remotas de Matem?tica, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2? ano A do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Jo?o Ribeiro, na cidade de Gurinh?m-PB, onde foi considerado o planejamento das a??es pedag?gicas no contexto das aulas remotas devido ? pandemia de Covid-19. Quanto ? categoriza??o da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-a??o, uma vez que a pesquisadora interv?m na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflex?o. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D?Ambr?sio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As an?lises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais ass?duos e participativos no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
IFPB_a4a7cb1cb79bc3a33c369cd2c1c3f5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1745 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, DanieleVillamagna, MairaCunha, DouglasCosta, Luzia2021-11-09T13:07:05Z2021-11-09T13:07:05Z2021-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1745O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflex?o sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matem?tica. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades pr?ticas que incentivem os alunos a aprender de forma aut?noma e participativa nas aulas remotas de Matem?tica, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2? ano A do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Jo?o Ribeiro, na cidade de Gurinh?m-PB, onde foi considerado o planejamento das a??es pedag?gicas no contexto das aulas remotas devido ? pandemia de Covid-19. Quanto ? categoriza??o da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-a??o, uma vez que a pesquisadora interv?m na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflex?o. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D?Ambr?sio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As an?lises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais ass?duos e participativos no processo de ensino-aprendizagem.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-11-08T18:37:32Z No. of bitstreams: 2 O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdf: 720174 bytes, checksum: 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 (MD5) Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdf: 146876 bytes, checksum: 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-09T13:07:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdf: 720174 bytes, checksum: 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 (MD5) Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdf: 146876 bytes, checksum: 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-09T13:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdf: 720174 bytes, checksum: 4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 (MD5) Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdf: 146876 bytes, checksum: 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 (MD5) Previous issue date: 2021-10Aulas remotasMetodologias AtivasAutonomiaO USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALO USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdfO USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO.pdfapplication/pdf720174http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1745/1/O+USO+DE+ALGUMAS+METODOLOGIAS+ATIVAS+COMO+FERRAMENTAS+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM+DE+GEOMETRIA+NO+ENSINO+REMOTO.pdf4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78MD51Ata de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdfAta de defesa_Daniele da Silva Ara?jo Ferreira.pdfapplication/pdf146876http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1745/2/Ata+de+defesa_Daniele+da+Silva+Ara%C3%BAjo+Ferreira.pdf423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493MD52177683/17452021-11-09 10:07:05.996oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1745Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-09T13:07:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
title |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
spellingShingle |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO Ferreira, Daniele Aulas remotas Metodologias Ativas Autonomia |
title_short |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
title_full |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
title_fullStr |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
title_full_unstemmed |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
title_sort |
O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO |
author |
Ferreira, Daniele |
author_facet |
Ferreira, Daniele Villamagna, Maira Cunha, Douglas Costa, Luzia |
author_role |
author |
author2 |
Villamagna, Maira Cunha, Douglas Costa, Luzia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Daniele Villamagna, Maira Cunha, Douglas Costa, Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas remotas Metodologias Ativas Autonomia |
topic |
Aulas remotas Metodologias Ativas Autonomia |
description |
O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflex?o sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matem?tica. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades pr?ticas que incentivem os alunos a aprender de forma aut?noma e participativa nas aulas remotas de Matem?tica, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2? ano A do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Jo?o Ribeiro, na cidade de Gurinh?m-PB, onde foi considerado o planejamento das a??es pedag?gicas no contexto das aulas remotas devido ? pandemia de Covid-19. Quanto ? categoriza??o da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-a??o, uma vez que a pesquisadora interv?m na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflex?o. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D?Ambr?sio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As an?lises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais ass?duos e participativos no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-09T13:07:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-09T13:07:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1745 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1745/1/O+USO+DE+ALGUMAS+METODOLOGIAS+ATIVAS+COMO+FERRAMENTAS+DE+ENSINO+E+APRENDIZAGEM+DE+GEOMETRIA+NO+ENSINO+REMOTO.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1745/2/Ata+de+defesa_Daniele+da+Silva+Ara%C3%BAjo+Ferreira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a72650e3c4328d60ea8b1814524ab78 423c4b2d3214fde113fc4a09a2df7493 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660440250417152 |