MODELO DOS 5E NO ENSINO INVESTIGATIVO DAS CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS EM CONDIÇÕES REMOTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas de Sousa, Geyse
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bonfim Sudério, Fabrício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6817
Resumo: As metodologias investigativas favorecem o processo de aprendizagem e o modelo dos 5E contém etapas que permitem o desenvolvimento de habilidades para investigação em grupo. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar os resultados de um projeto que envolveu o ensino da relação dos genes com a expressão de características em seres vivos a partir do sistema ABO por meio de uma abordagem investigativa. A atividade contou com a participação de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio, cujas posturas e opiniões foram analisadas por observação direta e respostas a um questionário. A estratégia adotada (modelo dos 5E) envolveu cinco etapas, mediante utilização de plataformas digitais. Os alunos compartilharam ideias e a maioria das equipes conseguiu utilizar o quadro Jamboard® para construir painéis e resumir os resultados das pesquisas. Todos os participantes consideraram a metodologia adequada ao ensino remoto e o tema importante para os seus cotidianos.
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