Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Betese? La?s Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932
Resumo: As atividades em sala de aula relacionadas ?s metodologias ativas t?m ganhado for?a pelo resultado positivo obtido atrav?s do rendimento escolar e participa??o dos alunos. Atividades l?dicas como os jogos, proporcionam ao indiv?duo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos est?o presentes na vida dos discentes desde crian?a, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos s?o abordados em n?veis b?sicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino m?dio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos ? diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da qu?mica quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda ? usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em rela??o ao que ? estudado por ele na mat?ria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela qu?mica. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da qu?mica, passaram a exercer uma fun??o importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que ? um m?todo de aprendizagem focada e compacta, jogos qu?micos relacionados ?s rea??es org?nicas, constru?dos pelos discentes, volunt?rios da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participa??o e contribuir para a forma??o qu?mica dos alunos. Para a obten??o de dados, foi realizado e implantado um question?rio sobre a metodologia abordada que resultou a aprova??o e interesse dos discentes pela atividade, refor?ando a import?ncia do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem.
id IFPB_4918ca2cc296412bd481268f5c6b1557
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2932
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Pereira, Betese? La?s Batista2023-05-29T16:49:52Z2023-05-29T16:49:52Z2023-05-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932As atividades em sala de aula relacionadas ?s metodologias ativas t?m ganhado for?a pelo resultado positivo obtido atrav?s do rendimento escolar e participa??o dos alunos. Atividades l?dicas como os jogos, proporcionam ao indiv?duo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos est?o presentes na vida dos discentes desde crian?a, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos s?o abordados em n?veis b?sicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino m?dio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos ? diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da qu?mica quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda ? usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em rela??o ao que ? estudado por ele na mat?ria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela qu?mica. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da qu?mica, passaram a exercer uma fun??o importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que ? um m?todo de aprendizagem focada e compacta, jogos qu?micos relacionados ?s rea??es org?nicas, constru?dos pelos discentes, volunt?rios da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participa??o e contribuir para a forma??o qu?mica dos alunos. Para a obten??o de dados, foi realizado e implantado um question?rio sobre a metodologia abordada que resultou a aprova??o e interesse dos discentes pela atividade, refor?ando a import?ncia do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T16:45:52Z No. of bitstreams: 1 Betesea_TCC.pdf: 691793 bytes, checksum: 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T16:49:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Betesea_TCC.pdf: 691793 bytes, checksum: 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-29T16:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Betesea_TCC.pdf: 691793 bytes, checksum: 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 (MD5) Previous issue date: 2023-05-29Metodolofias ativasAtividades l?dicasAprendizagem da qu?micaJogos qu?micosJogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALBetesea_TCC.pdfBetesea_TCC.pdfapplication/pdf691793http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2932/1/Betesea_TCC.pdf143ac31c16e7b205e290f79fe551b888MD51177683/29322023-05-29 13:49:52.396oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-29T16:49:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
title Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
spellingShingle Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
Pereira, Betese? La?s Batista
Metodolofias ativas
Atividades l?dicas
Aprendizagem da qu?mica
Jogos qu?micos
title_short Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
title_full Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
title_fullStr Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
title_full_unstemmed Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
title_sort Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
author Pereira, Betese? La?s Batista
author_facet Pereira, Betese? La?s Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Betese? La?s Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Metodolofias ativas
Atividades l?dicas
Aprendizagem da qu?mica
Jogos qu?micos
topic Metodolofias ativas
Atividades l?dicas
Aprendizagem da qu?mica
Jogos qu?micos
description As atividades em sala de aula relacionadas ?s metodologias ativas t?m ganhado for?a pelo resultado positivo obtido atrav?s do rendimento escolar e participa??o dos alunos. Atividades l?dicas como os jogos, proporcionam ao indiv?duo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos est?o presentes na vida dos discentes desde crian?a, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos s?o abordados em n?veis b?sicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino m?dio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos ? diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da qu?mica quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda ? usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em rela??o ao que ? estudado por ele na mat?ria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela qu?mica. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da qu?mica, passaram a exercer uma fun??o importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que ? um m?todo de aprendizagem focada e compacta, jogos qu?micos relacionados ?s rea??es org?nicas, constru?dos pelos discentes, volunt?rios da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participa??o e contribuir para a forma??o qu?mica dos alunos. Para a obten??o de dados, foi realizado e implantado um question?rio sobre a metodologia abordada que resultou a aprova??o e interesse dos discentes pela atividade, refor?ando a import?ncia do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T16:49:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T16:49:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2932/1/Betesea_TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448558284800