Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932 |
Resumo: | As atividades em sala de aula relacionadas ?s metodologias ativas t?m ganhado for?a pelo resultado positivo obtido atrav?s do rendimento escolar e participa??o dos alunos. Atividades l?dicas como os jogos, proporcionam ao indiv?duo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos est?o presentes na vida dos discentes desde crian?a, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos s?o abordados em n?veis b?sicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino m?dio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos ? diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da qu?mica quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda ? usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em rela??o ao que ? estudado por ele na mat?ria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela qu?mica. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da qu?mica, passaram a exercer uma fun??o importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que ? um m?todo de aprendizagem focada e compacta, jogos qu?micos relacionados ?s rea??es org?nicas, constru?dos pelos discentes, volunt?rios da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participa??o e contribuir para a forma??o qu?mica dos alunos. Para a obten??o de dados, foi realizado e implantado um question?rio sobre a metodologia abordada que resultou a aprova??o e interesse dos discentes pela atividade, refor?ando a import?ncia do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem. |
id |
IFPB_4918ca2cc296412bd481268f5c6b1557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2932 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Betese? La?s Batista2023-05-29T16:49:52Z2023-05-29T16:49:52Z2023-05-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932As atividades em sala de aula relacionadas ?s metodologias ativas t?m ganhado for?a pelo resultado positivo obtido atrav?s do rendimento escolar e participa??o dos alunos. Atividades l?dicas como os jogos, proporcionam ao indiv?duo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos est?o presentes na vida dos discentes desde crian?a, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos s?o abordados em n?veis b?sicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino m?dio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos ? diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da qu?mica quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda ? usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em rela??o ao que ? estudado por ele na mat?ria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela qu?mica. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da qu?mica, passaram a exercer uma fun??o importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que ? um m?todo de aprendizagem focada e compacta, jogos qu?micos relacionados ?s rea??es org?nicas, constru?dos pelos discentes, volunt?rios da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participa??o e contribuir para a forma??o qu?mica dos alunos. Para a obten??o de dados, foi realizado e implantado um question?rio sobre a metodologia abordada que resultou a aprova??o e interesse dos discentes pela atividade, refor?ando a import?ncia do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T16:45:52Z No. of bitstreams: 1 Betesea_TCC.pdf: 691793 bytes, checksum: 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T16:49:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Betesea_TCC.pdf: 691793 bytes, checksum: 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-29T16:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Betesea_TCC.pdf: 691793 bytes, checksum: 143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 (MD5) Previous issue date: 2023-05-29Metodolofias ativasAtividades l?dicasAprendizagem da qu?micaJogos qu?micosJogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALBetesea_TCC.pdfBetesea_TCC.pdfapplication/pdf691793http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2932/1/Betesea_TCC.pdf143ac31c16e7b205e290f79fe551b888MD51177683/29322023-05-29 13:49:52.396oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-29T16:49:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
title |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
spellingShingle |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos Pereira, Betese? La?s Batista Metodolofias ativas Atividades l?dicas Aprendizagem da qu?mica Jogos qu?micos |
title_short |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
title_full |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
title_fullStr |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
title_full_unstemmed |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
title_sort |
Jogos Qu?micos: a qu?mica atrav?s de jogos educativos |
author |
Pereira, Betese? La?s Batista |
author_facet |
Pereira, Betese? La?s Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Betese? La?s Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodolofias ativas Atividades l?dicas Aprendizagem da qu?mica Jogos qu?micos |
topic |
Metodolofias ativas Atividades l?dicas Aprendizagem da qu?mica Jogos qu?micos |
description |
As atividades em sala de aula relacionadas ?s metodologias ativas t?m ganhado for?a pelo resultado positivo obtido atrav?s do rendimento escolar e participa??o dos alunos. Atividades l?dicas como os jogos, proporcionam ao indiv?duo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos est?o presentes na vida dos discentes desde crian?a, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos s?o abordados em n?veis b?sicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino m?dio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos ? diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da qu?mica quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda ? usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em rela??o ao que ? estudado por ele na mat?ria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela qu?mica. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da qu?mica, passaram a exercer uma fun??o importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que ? um m?todo de aprendizagem focada e compacta, jogos qu?micos relacionados ?s rea??es org?nicas, constru?dos pelos discentes, volunt?rios da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participa??o e contribuir para a forma??o qu?mica dos alunos. Para a obten??o de dados, foi realizado e implantado um question?rio sobre a metodologia abordada que resultou a aprova??o e interesse dos discentes pela atividade, refor?ando a import?ncia do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-29T16:49:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-29T16:49:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2932/1/Betesea_TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
143ac31c16e7b205e290f79fe551b888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448558284800 |