A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752
Resumo: Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa ? analisar a efici?ncia de um jogo matem?tico na aprendizagem dos alunos e na forma??o de sua Educa??o Financeira. Para alcan?ar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribui??es da atividade l?dica no ensino da Matem?tica; demonstrar a import?ncia do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matem?tica Financeira com Educa??o Financeira; propor um jogo de Matem?tica que contemple a ideia de finan?as; e auxiliar na constru??o da Educa??o Financeira durante a atividade l?dica. A constru??o desse trabalho se justifica ? medida que atividades l?dicas representam uma tend?ncia na Educa??o Matem?tica, atrav?s dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conte?do, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decis?o e adquirir motiva??o e confian?a. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases te?ricas necess?rias para que os alunos se tornem adultos com uma Educa??o Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na an?lise dos dados, utilizou-se um Material Did?tico Manipul?vel com a tem?tica de finan?as e elaborou-se um jogo matem?tico, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7? ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou question?rios elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na pr?tica da atividade l?dica e na Educa??o Financeira. As quest?es foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, al?m disso os alunos responderam um question?rio aberto em que puderam descrever a sua experi?ncia na atividade desenvolvida no laborat?rio de pesquisa do col?gio. Podemos inserir o trabalho como explorat?rio, pois a delimita??o da problem?tica tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos did?ticos do professor de Matem?tica. Ao final ficou comprovado que a pr?tica l?dica melhora o relacionamento com a Matem?tica, gera motiva??o e intera??o, auxilia no ensino e a revis?o dos conte?dos e, tamb?m, na tomada de decis?o e proporciona a constru??o da Educa??o Financeira por meio de uma aprendizagem com significado.
id IFPB_684ab0c4bc5511c9f0e95f01610ffa5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2752
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de2023-01-27T14:05:03Z2023-01-27T14:05:03Z2023-01-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa ? analisar a efici?ncia de um jogo matem?tico na aprendizagem dos alunos e na forma??o de sua Educa??o Financeira. Para alcan?ar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribui??es da atividade l?dica no ensino da Matem?tica; demonstrar a import?ncia do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matem?tica Financeira com Educa??o Financeira; propor um jogo de Matem?tica que contemple a ideia de finan?as; e auxiliar na constru??o da Educa??o Financeira durante a atividade l?dica. A constru??o desse trabalho se justifica ? medida que atividades l?dicas representam uma tend?ncia na Educa??o Matem?tica, atrav?s dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conte?do, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decis?o e adquirir motiva??o e confian?a. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases te?ricas necess?rias para que os alunos se tornem adultos com uma Educa??o Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na an?lise dos dados, utilizou-se um Material Did?tico Manipul?vel com a tem?tica de finan?as e elaborou-se um jogo matem?tico, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7? ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou question?rios elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na pr?tica da atividade l?dica e na Educa??o Financeira. As quest?es foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, al?m disso os alunos responderam um question?rio aberto em que puderam descrever a sua experi?ncia na atividade desenvolvida no laborat?rio de pesquisa do col?gio. Podemos inserir o trabalho como explorat?rio, pois a delimita??o da problem?tica tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos did?ticos do professor de Matem?tica. Ao final ficou comprovado que a pr?tica l?dica melhora o relacionamento com a Matem?tica, gera motiva??o e intera??o, auxilia no ensino e a revis?o dos conte?dos e, tamb?m, na tomada de decis?o e proporciona a constru??o da Educa??o Financeira por meio de uma aprendizagem com significado.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-27T14:04:10Z No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 817700 bytes, checksum: f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-27T14:05:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 817700 bytes, checksum: f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-27T14:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 817700 bytes, checksum: f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 (MD5) Previous issue date: 2023-01-27AprendizageEduca??o FinanceiraJogosMatem?tica FinanceiraA UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMonografia.pdfMonografia.pdfapplication/pdf817700http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2752/1/Monografia.pdff92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672MD51177683/27522023-01-27 11:05:03.609oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-27T14:05:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
title A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
spellingShingle A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de
Aprendizage
Educa??o Financeira
Jogos
Matem?tica Financeira
title_short A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
title_full A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
title_fullStr A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
title_full_unstemmed A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
title_sort A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
author ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de
author_facet ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizage
Educa??o Financeira
Jogos
Matem?tica Financeira
topic Aprendizage
Educa??o Financeira
Jogos
Matem?tica Financeira
description Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa ? analisar a efici?ncia de um jogo matem?tico na aprendizagem dos alunos e na forma??o de sua Educa??o Financeira. Para alcan?ar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribui??es da atividade l?dica no ensino da Matem?tica; demonstrar a import?ncia do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matem?tica Financeira com Educa??o Financeira; propor um jogo de Matem?tica que contemple a ideia de finan?as; e auxiliar na constru??o da Educa??o Financeira durante a atividade l?dica. A constru??o desse trabalho se justifica ? medida que atividades l?dicas representam uma tend?ncia na Educa??o Matem?tica, atrav?s dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conte?do, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decis?o e adquirir motiva??o e confian?a. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases te?ricas necess?rias para que os alunos se tornem adultos com uma Educa??o Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na an?lise dos dados, utilizou-se um Material Did?tico Manipul?vel com a tem?tica de finan?as e elaborou-se um jogo matem?tico, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7? ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou question?rios elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na pr?tica da atividade l?dica e na Educa??o Financeira. As quest?es foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, al?m disso os alunos responderam um question?rio aberto em que puderam descrever a sua experi?ncia na atividade desenvolvida no laborat?rio de pesquisa do col?gio. Podemos inserir o trabalho como explorat?rio, pois a delimita??o da problem?tica tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos did?ticos do professor de Matem?tica. Ao final ficou comprovado que a pr?tica l?dica melhora o relacionamento com a Matem?tica, gera motiva??o e intera??o, auxilia no ensino e a revis?o dos conte?dos e, tamb?m, na tomada de decis?o e proporciona a constru??o da Educa??o Financeira por meio de uma aprendizagem com significado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-27T14:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-27T14:05:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2752/1/Monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447135367168