Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jos? Leonardo alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934
Resumo: Nas ?ltimas d?cadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discuss?es e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade est? sendo contemplada nos curr?culos escolares vigentes. Nesse cen?rio, ? not?rio que a Educa??o Inclusiva, de modo geral, ainda ? um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que n?o se trata de apenas ?incluir? estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualit?rio a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de ?incluir?, ou seja, tornar todos em um p?blico-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais did?ticos que, por meio da did?tica multissensorial, trabalhem a termoqu?mica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreens?o dos fatores que influenciam na velocidade das rea??es qu?micas e suas correla??es com a sociedade. Ent?o, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confec??o do material, na idealiza??o de uma aula utilizando o material desenvolvido, al?m de uma avalia??o colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2? ano do Ensino M?dio, a fim de obter sinergia com o conte?do abordado, Cin?tica e Termoqu?mica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio do IFPB campus Jo?o Pessoa, em que participaram como volunt?rios da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensa??es t?rmicas e simula??es da movimenta??o das mol?culas durante uma rea??o qu?mica, al?m da aplica??o de um question?rio final. A partir da an?lise dos resultados obtidos, foi poss?vel verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na did?tica multissensorial que, al?m de promover um car?ter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupa??o com o processo de inclus?o e o desenvolvimento cidad?o e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo vers?til, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso cr?tico, social e emp?tico dos discentes.
id IFPB_580d177539d32c6469495be42ef38b73
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2934
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Ferreira, Jos? Leonardo alves2023-05-29T17:28:58Z2023-05-29T17:28:58Z2023-05-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934Nas ?ltimas d?cadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discuss?es e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade est? sendo contemplada nos curr?culos escolares vigentes. Nesse cen?rio, ? not?rio que a Educa??o Inclusiva, de modo geral, ainda ? um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que n?o se trata de apenas ?incluir? estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualit?rio a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de ?incluir?, ou seja, tornar todos em um p?blico-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais did?ticos que, por meio da did?tica multissensorial, trabalhem a termoqu?mica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreens?o dos fatores que influenciam na velocidade das rea??es qu?micas e suas correla??es com a sociedade. Ent?o, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confec??o do material, na idealiza??o de uma aula utilizando o material desenvolvido, al?m de uma avalia??o colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2? ano do Ensino M?dio, a fim de obter sinergia com o conte?do abordado, Cin?tica e Termoqu?mica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio do IFPB campus Jo?o Pessoa, em que participaram como volunt?rios da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensa??es t?rmicas e simula??es da movimenta??o das mol?culas durante uma rea??o qu?mica, al?m da aplica??o de um question?rio final. A partir da an?lise dos resultados obtidos, foi poss?vel verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na did?tica multissensorial que, al?m de promover um car?ter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupa??o com o processo de inclus?o e o desenvolvimento cidad?o e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo vers?til, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso cr?tico, social e emp?tico dos discentes.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T17:28:26Z No. of bitstreams: 1 Jos?_TCC.pdf: 1379391 bytes, checksum: 43b01ef79944c417efbe8430dd199511 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T17:28:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jos?_TCC.pdf: 1379391 bytes, checksum: 43b01ef79944c417efbe8430dd199511 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-29T17:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jos?_TCC.pdf: 1379391 bytes, checksum: 43b01ef79944c417efbe8430dd199511 (MD5) Previous issue date: 2023-05-29Ensino inclusivoEduca??o inclusivaDid?tica multissensorialUso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALJos?_TCC.pdfJos?_TCC.pdfapplication/pdf1379391http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2934/1/Jos%C3%A9_TCC.pdf43b01ef79944c417efbe8430dd199511MD51177683/29342023-05-29 14:28:58.35oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2934Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-29T17:28:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
title Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
spellingShingle Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
Ferreira, Jos? Leonardo alves
Ensino inclusivo
Educa??o inclusiva
Did?tica multissensorial
title_short Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
title_full Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
title_fullStr Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
title_sort Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
author Ferreira, Jos? Leonardo alves
author_facet Ferreira, Jos? Leonardo alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jos? Leonardo alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino inclusivo
Educa??o inclusiva
Did?tica multissensorial
topic Ensino inclusivo
Educa??o inclusiva
Did?tica multissensorial
description Nas ?ltimas d?cadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discuss?es e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade est? sendo contemplada nos curr?culos escolares vigentes. Nesse cen?rio, ? not?rio que a Educa??o Inclusiva, de modo geral, ainda ? um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que n?o se trata de apenas ?incluir? estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualit?rio a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de ?incluir?, ou seja, tornar todos em um p?blico-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais did?ticos que, por meio da did?tica multissensorial, trabalhem a termoqu?mica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreens?o dos fatores que influenciam na velocidade das rea??es qu?micas e suas correla??es com a sociedade. Ent?o, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confec??o do material, na idealiza??o de uma aula utilizando o material desenvolvido, al?m de uma avalia??o colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2? ano do Ensino M?dio, a fim de obter sinergia com o conte?do abordado, Cin?tica e Termoqu?mica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio do IFPB campus Jo?o Pessoa, em que participaram como volunt?rios da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensa??es t?rmicas e simula??es da movimenta??o das mol?culas durante uma rea??o qu?mica, al?m da aplica??o de um question?rio final. A partir da an?lise dos resultados obtidos, foi poss?vel verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na did?tica multissensorial que, al?m de promover um car?ter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupa??o com o processo de inclus?o e o desenvolvimento cidad?o e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo vers?til, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso cr?tico, social e emp?tico dos discentes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T17:28:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T17:28:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2934/1/Jos%C3%A9_TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43b01ef79944c417efbe8430dd199511
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448562479104