Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934 |
Resumo: | Nas ?ltimas d?cadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discuss?es e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade est? sendo contemplada nos curr?culos escolares vigentes. Nesse cen?rio, ? not?rio que a Educa??o Inclusiva, de modo geral, ainda ? um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que n?o se trata de apenas ?incluir? estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualit?rio a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de ?incluir?, ou seja, tornar todos em um p?blico-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais did?ticos que, por meio da did?tica multissensorial, trabalhem a termoqu?mica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreens?o dos fatores que influenciam na velocidade das rea??es qu?micas e suas correla??es com a sociedade. Ent?o, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confec??o do material, na idealiza??o de uma aula utilizando o material desenvolvido, al?m de uma avalia??o colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2? ano do Ensino M?dio, a fim de obter sinergia com o conte?do abordado, Cin?tica e Termoqu?mica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio do IFPB campus Jo?o Pessoa, em que participaram como volunt?rios da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensa??es t?rmicas e simula??es da movimenta??o das mol?culas durante uma rea??o qu?mica, al?m da aplica??o de um question?rio final. A partir da an?lise dos resultados obtidos, foi poss?vel verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na did?tica multissensorial que, al?m de promover um car?ter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupa??o com o processo de inclus?o e o desenvolvimento cidad?o e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo vers?til, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso cr?tico, social e emp?tico dos discentes. |
id |
IFPB_580d177539d32c6469495be42ef38b73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2934 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Jos? Leonardo alves2023-05-29T17:28:58Z2023-05-29T17:28:58Z2023-05-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934Nas ?ltimas d?cadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discuss?es e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade est? sendo contemplada nos curr?culos escolares vigentes. Nesse cen?rio, ? not?rio que a Educa??o Inclusiva, de modo geral, ainda ? um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que n?o se trata de apenas ?incluir? estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualit?rio a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de ?incluir?, ou seja, tornar todos em um p?blico-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais did?ticos que, por meio da did?tica multissensorial, trabalhem a termoqu?mica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreens?o dos fatores que influenciam na velocidade das rea??es qu?micas e suas correla??es com a sociedade. Ent?o, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confec??o do material, na idealiza??o de uma aula utilizando o material desenvolvido, al?m de uma avalia??o colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2? ano do Ensino M?dio, a fim de obter sinergia com o conte?do abordado, Cin?tica e Termoqu?mica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio do IFPB campus Jo?o Pessoa, em que participaram como volunt?rios da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensa??es t?rmicas e simula??es da movimenta??o das mol?culas durante uma rea??o qu?mica, al?m da aplica??o de um question?rio final. A partir da an?lise dos resultados obtidos, foi poss?vel verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na did?tica multissensorial que, al?m de promover um car?ter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupa??o com o processo de inclus?o e o desenvolvimento cidad?o e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo vers?til, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso cr?tico, social e emp?tico dos discentes.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T17:28:26Z No. of bitstreams: 1 Jos?_TCC.pdf: 1379391 bytes, checksum: 43b01ef79944c417efbe8430dd199511 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-29T17:28:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jos?_TCC.pdf: 1379391 bytes, checksum: 43b01ef79944c417efbe8430dd199511 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-29T17:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jos?_TCC.pdf: 1379391 bytes, checksum: 43b01ef79944c417efbe8430dd199511 (MD5) Previous issue date: 2023-05-29Ensino inclusivoEduca??o inclusivaDid?tica multissensorialUso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALJos?_TCC.pdfJos?_TCC.pdfapplication/pdf1379391http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2934/1/Jos%C3%A9_TCC.pdf43b01ef79944c417efbe8430dd199511MD51177683/29342023-05-29 14:28:58.35oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2934Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-29T17:28:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
title |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
spellingShingle |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva Ferreira, Jos? Leonardo alves Ensino inclusivo Educa??o inclusiva Did?tica multissensorial |
title_short |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
title_full |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
title_fullStr |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
title_full_unstemmed |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
title_sort |
Uso da did?tica multissensorial na constru??o dos conceitos da termodin?mica e da cin?tica qu?mica numa perspectiva inclusiva |
author |
Ferreira, Jos? Leonardo alves |
author_facet |
Ferreira, Jos? Leonardo alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jos? Leonardo alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino inclusivo Educa??o inclusiva Did?tica multissensorial |
topic |
Ensino inclusivo Educa??o inclusiva Did?tica multissensorial |
description |
Nas ?ltimas d?cadas, o ensino inclusivo tem sido alvo de discuss?es e debates, a fim de identificar e analisar se a modalidade est? sendo contemplada nos curr?culos escolares vigentes. Nesse cen?rio, ? not?rio que a Educa??o Inclusiva, de modo geral, ainda ? um grande desafio a ser encarado no Brasil nos dias atuais, visto que n?o se trata de apenas ?incluir? estudantes com necessidades especiais em salas regulares, mas sim de ofertar um atendimento igualit?rio a todos, de forma imparcial e equitativa. Esta, por sua vez, tem como pilar pensar no ato de ?incluir?, ou seja, tornar todos em um p?blico-alvo. Para tal, a proposta em tela teve por objetivo o desenvolvimento de materiais did?ticos que, por meio da did?tica multissensorial, trabalhem a termoqu?mica juntamente com seus conceitos, e que proporcionem a compreens?o dos fatores que influenciam na velocidade das rea??es qu?micas e suas correla??es com a sociedade. Ent?o, foi realizado o planejamento, no qual baseou-se na confec??o do material, na idealiza??o de uma aula utilizando o material desenvolvido, al?m de uma avalia??o colaborativa, juntamente com a coleta de dados. Logo, vale destacar que a atividade foi realizada e direcionada as turmas do 2? ano do Ensino M?dio, a fim de obter sinergia com o conte?do abordado, Cin?tica e Termoqu?mica. O trabalho foi desenvolvido numa turma do segundo ano do Curso T?cnico Integrado ao Ensino M?dio do IFPB campus Jo?o Pessoa, em que participaram como volunt?rios da pesquisa um total de 17 discentes. A metodologia de trabalho incluiu o uso do tato como via de aprendizagem, partindo de sensa??es t?rmicas e simula??es da movimenta??o das mol?culas durante uma rea??o qu?mica, al?m da aplica??o de um question?rio final. A partir da an?lise dos resultados obtidos, foi poss?vel verificar a efetividade do uso de uma metodologia baseada na did?tica multissensorial que, al?m de promover um car?ter inclusivo a uma sala de aula regular, salienta a preocupa??o com o processo de inclus?o e o desenvolvimento cidad?o e cognitivo dos discentes deficientes visuais, incluindo-os socialmente. Portanto, os materiais desenvolvidos permitem ao docente trabalhar, de modo vers?til, diversas formas de ensino, ao conseguir abranger contextos sociais distintos e realidades diferentes, estimulando a criatividade e o senso cr?tico, social e emp?tico dos discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-29T17:28:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-29T17:28:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2934/1/Jos%C3%A9_TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43b01ef79944c417efbe8430dd199511 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448562479104 |