Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Poliana Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698
Resumo: O livro did?tico ? um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na constru??o de saberes. Na maioria das vezes, ? a ?nica m?dia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos n?veis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obst?culos epistemol?gicos que podem gerar confus?es e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investiga??o do conte?do de Sais presentes nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio, a fim de identificar e discutir tais equ?vocos. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa bibliogr?fica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos cient?ficos. Identificou-se a presen?a de diversos equ?vocos conceituais, defini??es ralas, obst?culos epistemol?gicos e ideias que n?o condizem com a linguagem cient?fica: uso de sinon?mias err?neas, classifica??o de sais como fun??o qu?mica, uso do termo ?hidroxila? para tratar do termo ?hidr?xido? etc. Baseado na an?lise dos dados, foi poss?vel notar a import?ncia deste trabalho, pois apesar da supervis?o do PNLEM e exist?ncia de v?rios trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obst?culos epistemol?gicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes.
id IFPB_ca03a4fea8dc757422bbf914b87ccff8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2698
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ABRANTES, Poliana Gomes de2023-01-06T11:32:50Z2023-01-06T11:32:50Z2019-02-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698O livro did?tico ? um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na constru??o de saberes. Na maioria das vezes, ? a ?nica m?dia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos n?veis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obst?culos epistemol?gicos que podem gerar confus?es e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investiga??o do conte?do de Sais presentes nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio, a fim de identificar e discutir tais equ?vocos. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa bibliogr?fica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos cient?ficos. Identificou-se a presen?a de diversos equ?vocos conceituais, defini??es ralas, obst?culos epistemol?gicos e ideias que n?o condizem com a linguagem cient?fica: uso de sinon?mias err?neas, classifica??o de sais como fun??o qu?mica, uso do termo ?hidroxila? para tratar do termo ?hidr?xido? etc. Baseado na an?lise dos dados, foi poss?vel notar a import?ncia deste trabalho, pois apesar da supervis?o do PNLEM e exist?ncia de v?rios trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obst?culos epistemol?gicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T11:32:50Z No. of bitstreams: 2 Poliana - TCC.pdf: 1332521 bytes, checksum: 9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedf (MD5) Poliana - Termo de Autoriza??o.pdf: 467497 bytes, checksum: 9e39606613025e3a41997c14db88afcb (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T11:32:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Poliana - TCC.pdf: 1332521 bytes, checksum: 9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedf (MD5) Poliana - Termo de Autoriza??o.pdf: 467497 bytes, checksum: 9e39606613025e3a41997c14db88afcb (MD5) Previous issue date: 2019-02-05SeisLivros did?ticos - qu?micaObst?culos epstemol?gicosInvestiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPoliana - TCC.pdfPoliana - TCC.pdfapplication/pdf1332521http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/1/Poliana+-+TCC.pdf9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedfMD51Poliana - Termo de Autoriza??o.pdfPoliana - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf467497http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/2/Poliana+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf9e39606613025e3a41997c14db88afcbMD52177683/26982023-01-06 08:32:50.604oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2698Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T11:32:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
title Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
spellingShingle Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
ABRANTES, Poliana Gomes de
Seis
Livros did?ticos - qu?mica
Obst?culos epstemol?gicos
title_short Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
title_full Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
title_fullStr Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
title_full_unstemmed Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
title_sort Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
author ABRANTES, Poliana Gomes de
author_facet ABRANTES, Poliana Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABRANTES, Poliana Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Seis
Livros did?ticos - qu?mica
Obst?culos epstemol?gicos
topic Seis
Livros did?ticos - qu?mica
Obst?culos epstemol?gicos
description O livro did?tico ? um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na constru??o de saberes. Na maioria das vezes, ? a ?nica m?dia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos n?veis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obst?culos epistemol?gicos que podem gerar confus?es e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investiga??o do conte?do de Sais presentes nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio, a fim de identificar e discutir tais equ?vocos. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa bibliogr?fica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos cient?ficos. Identificou-se a presen?a de diversos equ?vocos conceituais, defini??es ralas, obst?culos epistemol?gicos e ideias que n?o condizem com a linguagem cient?fica: uso de sinon?mias err?neas, classifica??o de sais como fun??o qu?mica, uso do termo ?hidroxila? para tratar do termo ?hidr?xido? etc. Baseado na an?lise dos dados, foi poss?vel notar a import?ncia deste trabalho, pois apesar da supervis?o do PNLEM e exist?ncia de v?rios trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obst?culos epistemol?gicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T11:32:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-06T11:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/1/Poliana+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/2/Poliana+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedf
9e39606613025e3a41997c14db88afcb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447037849600