Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698 |
Resumo: | O livro did?tico ? um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na constru??o de saberes. Na maioria das vezes, ? a ?nica m?dia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos n?veis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obst?culos epistemol?gicos que podem gerar confus?es e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investiga??o do conte?do de Sais presentes nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio, a fim de identificar e discutir tais equ?vocos. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa bibliogr?fica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos cient?ficos. Identificou-se a presen?a de diversos equ?vocos conceituais, defini??es ralas, obst?culos epistemol?gicos e ideias que n?o condizem com a linguagem cient?fica: uso de sinon?mias err?neas, classifica??o de sais como fun??o qu?mica, uso do termo ?hidroxila? para tratar do termo ?hidr?xido? etc. Baseado na an?lise dos dados, foi poss?vel notar a import?ncia deste trabalho, pois apesar da supervis?o do PNLEM e exist?ncia de v?rios trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obst?culos epistemol?gicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes. |
id |
IFPB_ca03a4fea8dc757422bbf914b87ccff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2698 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ABRANTES, Poliana Gomes de2023-01-06T11:32:50Z2023-01-06T11:32:50Z2019-02-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698O livro did?tico ? um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na constru??o de saberes. Na maioria das vezes, ? a ?nica m?dia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos n?veis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obst?culos epistemol?gicos que podem gerar confus?es e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investiga??o do conte?do de Sais presentes nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio, a fim de identificar e discutir tais equ?vocos. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa bibliogr?fica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos cient?ficos. Identificou-se a presen?a de diversos equ?vocos conceituais, defini??es ralas, obst?culos epistemol?gicos e ideias que n?o condizem com a linguagem cient?fica: uso de sinon?mias err?neas, classifica??o de sais como fun??o qu?mica, uso do termo ?hidroxila? para tratar do termo ?hidr?xido? etc. Baseado na an?lise dos dados, foi poss?vel notar a import?ncia deste trabalho, pois apesar da supervis?o do PNLEM e exist?ncia de v?rios trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obst?culos epistemol?gicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T11:32:50Z No. of bitstreams: 2 Poliana - TCC.pdf: 1332521 bytes, checksum: 9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedf (MD5) Poliana - Termo de Autoriza??o.pdf: 467497 bytes, checksum: 9e39606613025e3a41997c14db88afcb (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T11:32:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Poliana - TCC.pdf: 1332521 bytes, checksum: 9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedf (MD5) Poliana - Termo de Autoriza??o.pdf: 467497 bytes, checksum: 9e39606613025e3a41997c14db88afcb (MD5) Previous issue date: 2019-02-05SeisLivros did?ticos - qu?micaObst?culos epstemol?gicosInvestiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPoliana - TCC.pdfPoliana - TCC.pdfapplication/pdf1332521http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/1/Poliana+-+TCC.pdf9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedfMD51Poliana - Termo de Autoriza??o.pdfPoliana - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf467497http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/2/Poliana+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf9e39606613025e3a41997c14db88afcbMD52177683/26982023-01-06 08:32:50.604oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2698Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T11:32:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
title |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
spellingShingle |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio ABRANTES, Poliana Gomes de Seis Livros did?ticos - qu?mica Obst?culos epstemol?gicos |
title_short |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
title_full |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
title_fullStr |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
title_full_unstemmed |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
title_sort |
Investiga??o das abordagens dos conceitos de sais em livros did?ticos de qu?mica do ensino m?dio |
author |
ABRANTES, Poliana Gomes de |
author_facet |
ABRANTES, Poliana Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABRANTES, Poliana Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Seis Livros did?ticos - qu?mica Obst?culos epstemol?gicos |
topic |
Seis Livros did?ticos - qu?mica Obst?culos epstemol?gicos |
description |
O livro did?tico ? um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na constru??o de saberes. Na maioria das vezes, ? a ?nica m?dia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos n?veis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obst?culos epistemol?gicos que podem gerar confus?es e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investiga??o do conte?do de Sais presentes nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio, a fim de identificar e discutir tais equ?vocos. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa bibliogr?fica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros did?ticos de Qu?mica do Ensino M?dio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos cient?ficos. Identificou-se a presen?a de diversos equ?vocos conceituais, defini??es ralas, obst?culos epistemol?gicos e ideias que n?o condizem com a linguagem cient?fica: uso de sinon?mias err?neas, classifica??o de sais como fun??o qu?mica, uso do termo ?hidroxila? para tratar do termo ?hidr?xido? etc. Baseado na an?lise dos dados, foi poss?vel notar a import?ncia deste trabalho, pois apesar da supervis?o do PNLEM e exist?ncia de v?rios trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obst?culos epistemol?gicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T11:32:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T11:32:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/1/Poliana+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2698/2/Poliana+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9363e4a55f8f37e2c4e9cd680ec5cedf 9e39606613025e3a41997c14db88afcb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447037849600 |